Adotar filhote de cachorro é uma experiência cheia de desafios. Por isso é normal se perguntar com quanto tempo o cachorro deixa de ser filhote, principalmente se estamos falando de alguém que nunca teve um bichinho de estimação antes. Mas sabia que não existe uma única resposta para essa pergunta? Saber qual a idade o cachorro deixa de ser filhote é algo que vai depender, principalmente, do porte físico e raça do seu amigo de quatro patas. Ou seja, é algo bem variável.
Para entender quando o cachorro deixa de ser filhote, o Patas da Casa preparou uma matéria especial sobre o assunto. Veja abaixo o que define essa fase de vida dos cães e o que muda no comportamento animal quando o cachorro deixa de ser filhote.
Quando um cachorro deixa de ser filhote: saiba o que influencia no crescimento de cada pet
O que vai definir com quantos meses o cachorro deixa de ser filhote - tempo que pode, inclusive, passar de um ano - é o porte e a raça de cada animal. É preciso pensar que cada cãozinho possui um desenvolvimento diferente, e que também terá um ritmo de amadurecimento diferente. Quanto menor for o cão, mais rápido ele atinge a maturidade. Por outro lado, quando se trata de um cachorro grande ou gigante, o ritmo de crescimento tende a ser mais lento e demorado, podendo ultrapassar o período de um ano.
Resumidamente, em alguns casos - como no caso de cães miniaturas ou muito pequenos - a pergunta “com quantos meses o cachorro deixa de ser filhote” é totalmente pertinente. Já em outros, o mais adequado é perguntar com quantos anos o cachorro deixa de ser filhote, em vez de meses.
Então, com quanto tempo o cachorro deixa de ser filhote?
Agora que você já sabe que o porte e a raça são fatores que devem ser levados em consideração, como saber quando o cachorro deixa de ser filhote de acordo com esses critérios? Para facilitar o entendimento, a lógica é a seguinte:
- Raças miniaturas e pequenas: o tempo varia entre 9 a 12 meses para atingirem a fase adulta;
- Raças de porte médio: o tempo varia entre 12 e 15 meses para atingirem a fase adulta;
- Raças grandes e gigantes: o tempo varia entre 18 e 24 meses para atingirem a fase adulta;
Ainda assim, vale lembrar que essa é uma média geral, mas não é uma regra. Alguns cachorros grandes podem se desenvolver antes do período mencionado. Lembre-se que cada cachorro tem suas particularidades, e por isso o acompanhamento veterinário é tão importante.
Entenda o que muda no comportamento canino quando o cachorro deixa de ser filhote
Pode parecer brincadeira, mas os cachorros mudam o comportamento quando crescem. Se por um lado um filhote de cachorro ainda está conhecendo o mundo e explorando cada cantinho novo que aparecer, um animal adulto já tem essa curiosidade mais controlada e maior noção do que é certo ou errado. Na prática, a maioria dos cães deixa esse lado “inconsequente”, típico de quando são mais novos, de lado e passam a ter, de fato, um amadurecimento não apenas fisicamente, como também no seu comportamento.
Mas atenção: é importante que durante a transição do filhote de cachorro para adulto, o tutor tenha pulso firme para contornar atitudes indesejadas do doguinho e ensinar a se comportar do jeito certo. Treinar a obediência com adestramento positivo é uma das melhores formas de fazer isso, e é algo que já deve ser implementado enquanto o animal ainda é filhote.
Outro ponto que vale destacar é que, quando crescem, os cachorros passam a ter uma necessidade nutricional diferente de quando ele é mais novo. Isso quer dizer que a alimentação deve ser modificada para atendê-lo da melhor maneira possível. A ração de cachorro Premium ou Super Premium normalmente são as mais indicadas para cuidar disso.
Redação: Juliana Melo