Cuidar de cachorro significa também entender os sinais de quando o seu amigão não está legal. Seja por causa do frio, excitação ou até mesmo medo de alguma coisa: um cachorro tremendo não é totalmente normal. Em alguns casos, isso pode indicar doenças ou até algo mais grave, como um envenenamento. Por isso, é importante entender as causas por trás desse problema para tentar resolver da melhor forma. Pensando nisso, o Patas da Casa separou algumas das situações mais comuns de cachorro tremendo para desvendar o que motivou isso. Vem que a gente te explica!
“Meu cachorro está tremendo como se estivesse com frio”: por que isso ocorre?
Muitas pessoas costumam associar o cachorro tremendo ao frio, mas a verdade é que nem sempre esse é o verdadeiro motivo por trás do sintoma. Em alguns casos, pode significar algo não tão preocupante, como estresse e ansiedade, principais fatores psicológicos associados a isso. Também é indicativo de problemas de saúde, como epilepsia, hipoglicemia e doenças musculares. Além do mais, é importante ficar atento, porque o envenenamento também é algo que pode deixar o cachorro tremendo.
Vale destacar que a tremedeira no corpo do animal pode refletir de diferentes maneiras. Às vezes, acontece no corpo todo. Em outros casos, ocorre em regiões específicas, como nas patas ou somente na cabeça. Por isso, é necessário ter em mente que cada tipo de tremedeira pode estar associado a uma causa distinta.
Cachorro tremendo o corpo todo: veja as possíveis causas para isso
Perceber que um cãozinho não está bem não é muito difícil, já que o animal costuma dar vários indicativos quando isso acontece. Mas é importante estar atento aos sinais, já que um cachorro tremendo e ofegante pode ter diferentes significados, principalmente se isso afeta o corpo inteiro do animal. Algumas das possíveis causas para isso podem ser:
- Muito frio
- Envenenamento
- Convulsão ou ataques epilépticos
- Dor
- Medo
- Estresse
O que significa o cachorro tremendo a pata traseira?
Já quando a tremedeira é mais localizada e atinge somente as patas do cachorro, geralmente as causas são diferentes. Pode ser desde uma simples fraqueza até patologias mais sérias, como hipoglicemia e doenças musculares. Portanto, ao observar o cachorro tremendo a pata traseira, é fundamental levar o animal a um médico veterinário para que o diagnóstico seja feito o quanto antes. E atenção: nada de tentar automedicar o seu pet, hein? Lembre-se que apenas um especialista pode indicar o melhor tratamento para o problema.
Cachorro tremendo a cabeça com frequência: devo me preocupar?
Outra parte do corpo do cachorro que pode ser afetado por uma tremedeira particular é a cabeça do animal. Nesses casos, o cachorro pode ficar tremendo por problemas na região causados por traumatismos, quedas ou até mesmo atropelamentos. Inclusive, vale ressaltar que um guia de primeiros socorros para algumas dessas situações é bastante útil. Além disso, uma doença que pode ser associada a esse tipo de tremedeira é a encefalite, uma inflamação do sistema nervoso que atinge o cérebro e pode provocar convulsões no animal. O uso de medicamentos, em alguns casos, também pode estar associado ao cachorro tremendo a cabeça.
“Meu cachorro está tremendo”: saiba o que fazer nessa situação
Após perceber que o seu cachorro está tremendo, é importante analisar pelo menos três fatores: com que frequência isso acontece, qual a intensidade do problema e em que situações isso fica mais evidente. Desta forma, quando você levá-lo para uma consulta com um médico veterinário já terá todas as informações necessárias para ajudar o especialista a desvendar o que pode estar acontecendo com o seu amigo. Outros sinais também devem ser observados, como febre, uivos frequentes e salivação excessiva.
Além do mais, é importante ficar atento também ao momento certo de buscar um especialista nessas horas, hein? Se o cachorro tremendo não consegue ficar de pé, por exemplo, quer dizer que a situação pode ser séria e o tutor deve recorrer a um médico veterinário imediatamente.
Redação: Juliana Melo