Uma das cenas mais comuns na vida de um pai de pet é chegar em casa e encontrar o gato dormindo. Parece que os bichanos têm um sono que nunca vai embora, e qualquer hora e lugar são sempre propícios para tirar um cochilinho. Mas você já se perguntou quantas horas um gato dorme por dia?
Esse é um questionamento muito comum na vida de todo gateiro. Afinal, parece que os felinos passam mais tempo dormindo do que acordados. Será que isso é normal? A seguir, tire as principais dúvidas sobre o sono do seu gato!
Um gato dorme quantas horas por dia?
Não se preocupe se ver seu gato dormindo boa parte do tempo: isso realmente faz parte da rotina dos felinos. Como os gatos são criaturas com hábitos crepusculares, eles naturalmente preferem dormir durante o dia, e ficam mais dispostos à noite. Faz parte dos instintos selvagens da espécie.
E quantas horas um gato dorme por dia? A estimativa é de que os felinos passam aproximadamente 60% do seu dia dormindo. Apesar disso, os vários cochilos que os gatinhos costumam tirar raramente se caracterizam como um sono profundo e atingem o estágio REM.
Outro ponto importante é que a idade do gato também pode influenciar na quantidade de horas que o animal dorme. Filhotinhos e gatos idosos geralmente têm horas de sono mais prolongadas do que gatos adultos. A estimativa média de horas que um gato dorme de acordo com a faixa etária dele é a seguinte:
- Gato filhote: até 20 horas por dia
- Gato adulto: de 12 a 16 horas por dia
- Gato idoso: de 16 a 18 horas por dia
Isso acontece porque o filhote de gato ainda está em fase de desenvolvimento, o que gasta muita energia do organismo e acaba deixando o bichano mais cansado e com sono. O gato adulto, por outro lado, já está desenvolvido e no ‘auge’ da vida, tendo muito mais disposição para ficar acordado. Enquanto isso, um gato idoso se cansa com mais facilidade e não tem o mesmo pique de antes, por isso também pode dormir bastante.
Gato dormindo muito pode ser sinal de algum problema?
É importante ficar atento com as horas de sono do seu felino. Por mais que seja totalmente normal ver um gato dormindo boa parte do tempo, quando o gatinho começa a apresentar um comportamento de sonolência excessiva (especialmente na fase adulta), isso pode estar relacionado com algum problema como:
- Dores
- Doenças
- Estresse
- Ansiedade
- Depressão
Os gatinhos, embora não sejam capazes de se comunicar da mesma forma que os humanos, têm várias maneiras de expressar como se sentem. Mudanças no comportamento do animal, como um gato dormindo muito mais do que o considerado ideal, devem chamar a atenção do tutor. Se isso acontecer, não deixe de buscar o auxílio de um profissional.
Gato dormindo: posições durante o sono podem revelar muito sobre o seu pet
Interpretar a linguagem corporal felina não é tão difícil quanto parece. Além de identificar o que significam os movimentos das orelhas, do rabo e até mesmo a maneira como o gatinho te olha, um dos grandes segredos para entender melhor o seu animal de estimação é observar a posição do gato dormindo.
Quando o gato deita de barriga para cima e dorme desse jeito, significa que ele se sente muito confortável naquele ambiente. A barriga é uma área muito sensível dos felinos, e eles só a expõem em situações onde eles realmente confiam nas pessoas próximas. Porém, se o gato estiver deitado de lado enquanto dorme, é porque ele está tendo um sono profundo.
Já se você vê o gato dormindo enroladinho, é provável que ele esteja com frio e tentando reter calor. Os bichanos que dormem em cima das patas, por outro lado, significa que o pet pretende tirar um breve cochilo, mas ainda está alerta em relação a tudo que está acontecendo.