Entender a linguagem dos gatos até pode parecer um grande desafio, mas na verdade é mais fácil do que você imagina. Existem várias formas de interpretar o que o seu gato quer dizer — basta conhecê-lo muito bem e saber o que alguns movimentos do corpo significam.
Você sabia, por exemplo, que apenas observando a orelha de um gatinho, é possível identificar se ele está feliz ou não? Para desvendar de uma vez por todas como funciona a linguagem felina, o Patas da Casa reuniu uma série de dicas de especialistas no assunto!
O movimento da orelha de gato pode expressar diferentes sentimentos
Mesmo que a orelha de gato pareça não revelar nada demais, ela é considerada uma poderosa ferramenta na comunicação felina. Segundo pesquisadores da École Nationale Vétérinaire d'Alfort, na França, a posição das orelhas dos pets em interações com outros gatos revela muito sobre o estado emocional do pet.
O estudo, que observou gatos interagindo entre si por 100 horas, mostrou que quando os gatos estão felizes e dispostos a interagir positivamente uns com os outros, eles ficam com as orelhas eretas. Já se a orelha estiver em qualquer outra posição, o resultado é neutro ou negativo.
Além do estudo em questão, existem alguns movimentos particulares das orelhas felinas que são comumente relacionados a certos sentimentos. Quando a orelha está ereta e virada para frente, é porque o gato está em alerta. Se a orelha estiver virada para trás, é porque o animal está se preparando para atacar. Já a orelha para baixo indica tristeza ou medo.
A posição do rabo de gato também diz muito sobre como seu pet se sente
A mesma pesquisa mencionada acima também observou o movimento do rabo de gato, mas, dessa vez, direcionada a humanos. De acordo com os pesquisadores, a exibição de “cauda para cima”, acontece, principalmente, quando um gato se aproxima de um ser humano. Na maioria das interações, essa posição do rabo antecedeu os gatos se esfregando na perna das pessoas.
De uma maneira geral, acredita-se que o gato com rabo para cima e pelos baixos significa um animal relaxado e tranquilo. Caso a pontinha do rabo esteja levemente encurvada, é porque ele está num momento amigável. Já os pelos eriçados significam que ele está estressado e pronto para ataque. Por outro lado, andar com o ‘rabinho entre as pernas’ significa que o gatinho não está se sentindo muito bem.
Pupila do gato é outra parte do corpo que deve ser observada
O olho de gato, além de fascinante, também é uma parte importante do corpo para analisar quando o assunto é interpretar o que o seu amigo quer dizer. Você sabia que a pupila de gato dilatada ou retraída têm significados diferentes?
O gatinho com a pupila dilatada pode ser um sinal de empolgação, brincadeira, medo ou ansiedade. Já se o felino estiver com a pupila retraída, é porque ele está em estado de alerta ou até irritado, querendo atacar. Ou seja, esse segundo caso é comum em momentos de tensão.
Além da pupila, uma curiosidade interessante é que os gatos piscam os olhos para se comunicar com os humanos. Pelo menos foi isso que um artigo publicado na Scientific Reports revelou: segundo os pesquisadores, quando um gatinho pisca lentamente, é como se ele estivesse sorrindo para você.
Postura corporal revela o que seu gato quer dizer
Observar pequenos detalhes no comportamento do gato é muito importante para entender o que o bichano expressa. Mas, além de olhar alguns movimentos isoladamente, também é necessário observar a postura corporal do animal como um todo.
Por isso, uma dica é sempre analisar como está o corpo do gato: se, por exemplo, ele aparenta estar mais relaxado, ou se ele está com o tronco arqueado e tenso. Outra postura comum é a de um gatinho ‘retraído’, que acontece quando o animal sente medo.
Além da postura, o miado de gato e outros ruídos são bem expressivos
O miado de gato é uma das principais formas que um felino tem de se comunicar. Mas você sabia que esse é um comportamento direcionado principalmente para os humanos? Pelo menos foi isso que pesquisadores da Universidade de Milão, na Itália, descobriram. De acordo com eles, é comum ver um gatinho miando na interação com humanos, mas raro na interação com outros gatos.
Acredita-se, inclusive, que o miado de gato seja resultado da domesticação. Ou seja, os felinos passaram tanto tempo vendo os humanos falarem e se comunicarem entre si que começaram a incluir essa vocalização no seu dia a dia.
Mas como diferenciar os tipos de miados? Um miado suave e curtinho normalmente é um ‘cumprimento amigável’. Já um miado agudo e prolongado pode ser sinal de algum incômodo, como fome ou dor. Grunhidos e rosnados, por outro lado, são sinal de um gato bravo; enquanto o ronronar pode indicar desde afeto e relaxamento até dor, fome, medo ou estresse.