Você sabe quantas horas um gato dorme por dia? São tantas que às vezes a gente até se pergunta de onde vem tanto sono e se isso pode ser sinal de algum problema. Mas pode ficar tranquilo: encontrar um gato cochilando durante o dia é totalmente normal, e nem sempre significa que o bichano é preguiçoso ou está doente. Na verdade, é só o ciclo de sono desses animais que é um pouquinho diferente do nosso. Ficou curioso para entender mais sobre o assunto? O Patas da Casa esclarece tudo que você precisa saber abaixo (inclusive quantas horas dorme um gato). Confira!
Gato cochilando: por que os bichanos sentem tanto sono?
Quem é pai de pet, mais cedo ou mais tarde, sempre se questiona: por que os gatos dormem tanto? Com a convivência, a gente acaba se acostumando a encontrar os felinos deitados no sofá ou na cama com os olhos fechadinhos boa parte do dia. Mas, se você parar para perceber, raramente é um sono profundo.
Enquanto os humanos têm uma longa noite de sono, os gatos tiram vários pequenos cochilos ao longo do dia, e por isso a gente tem a impressão de que eles dormem demais. É um hábito puramente instintivo, já que na natureza selvagem estes animais precisavam ficar em alerta mesmo durante o sono caso surgisse algum predador por perto.
Outra característica que contribui com isso é o fato de que os gatos são animais noturnos. Ou seja, faz parte dos instintos selvagens da espécie passar boa parte do dia dormindo, e ficar mais ativa à noite. Como essa normalmente é a hora que nós dormimos, é natural que muitas vezes a gente não veja esse lado mais dinâmico dos bichanos por causa de um “desencontro”.
Gato dorme quantas horas por dia?
Vai depender da idade do animal. Os gatos adultos dormem, em média, de 12 a 16 horas por dia, enquanto filhotes e idosos podem ter um ciclo de sono ainda mais intenso. Para quem se pergunta “gatos filhotes dormem quantas horas por dia?”, a resposta é até 20 horas. Isso acontece porque esses animais ainda estão em fase de desenvolvimento e precisam de muito mais tempo de sono. Já um gato idoso é um gato naturalmente mais cansado, que não tem mais o mesmo pique e energia de antes, e por isso prefere aproveitar o dia entre cochilos.
Também é importante frisar que alguns fatores contribuem para aumentar ainda mais as horas de sono dos felinos, como o clima e os estímulos que o animal recebe. Quando o tempo esfria, é normal você encontrar um gato mais preguiçoso e que prefere passar o dia dormindo. Além disso, a falta de estímulos adequados e de enriquecimento ambiental podem deixar o gato entediado e, consequentemente, ele passa mais tempo dormindo do que brincando. Lembre-se: não importa qual seja a idade do seu pet, ele precisa ser estimulado fisicamente e mentalmente com brinquedos e outras atividades.
Mesmo sabendo quantas horas dorme um gato, fique atento ao ciclo de sono do seu amigo!
O gato cochilando até pode ser algo natural na rotina do pet, mas o tutor deve observar quando essas horas de sono ultrapassam muito o “limite” de 16 horas. Os felinos gostam de dormir, mas é bom ficar de olho no comportamento do gato, principalmente quando ele é um animal muito ativo e brincalhão, e se torna apático do nada. O sono excessivo, nesse caso, pode ser um indicativo de problemas, como doenças, dores e transtornos psicológicos. Os gatos têm depressão, como também podem se sentir estressados e ansiosos com mudanças bruscas na rotina. Como resultado, tendem a dormir mais do que o normal nesses casos.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes