Em algum momento todo tutor já se perguntou quantas vezes por dia o cachorro deve comer. Quem é pai ou mãe de pet pela primeira vez acaba se deparando com essa questão, e acredite: o assunto levanta muitas dúvidas. Tem quem deixa a ração de cachorro o tempo inteiro à disposição do pet, e tem quem estabelece um horário certinho para as refeições do animal, mas além de saber quantas vezes o cachorro deve comer por dia, a quantidade do alimento é outro fator importante.
Para desvendar as principais dúvidas sobre a alimentação canina, nós separamos algumas informações importantes que todo tutor precisa saber. Veja abaixo como calcular a quantidade de ração para cachorro, assim como quantas porções devem ser oferecidas diariamente para o seu amigo de quatro patas.
Com quantos dias pode dar ração para filhotes de cachorro?
Antes de entrar no assunto, devemos entender que a alimentação dos filhotes de cachorro passa por várias etapas diferentes. A primeira delas consiste na amamentação, que deve ser feita da mãe para o filhote (mas, em alguns casos, o uso de leite artificial também é uma opção válida). Depois de ser amamentado por um mês, o cãozinho deve passar por uma transição alimentar com o uso de papinha, que nada mais é do que grãos de ração amassados e misturados com um pouco de leite artificial para pets ou água.
Por volta dos 45 dias de vida, já é possível introduzir a ração de cachorro na rotina dos filhotes. A única atenção nesse caso é se certificar de que o alimento é próprio para a fase de vida do animal. Como os filhotes ainda estão crescendo e se desenvolvendo, eles têm uma necessidade nutricional diferentes de cães adultos e idosos. Por isso, sempre olhe na embalagem ou peça a orientação de um veterinário para escolher a ração certa.
Quantas vezes por dia o cachorro deve comer?
Agora que você já sabe com quantos dias filhote de cachorro pode comer ração, outro ponto importante é quantas vezes o filhote deve comer por dia até atingir a fase adulta. Diferente de animais mais velhos, os cães devem ter o alimento fracionado em várias pequenas porções ao longo do dia, seguindo a lógica abaixo:
- 2 meses: 4 a 6 vezes ao dia
- 3 meses: 4 vezes ao dia
- 4 a 6 meses: 2 a 3 vezes ao dia
- Após 6 meses: 2 vezes ao dia ou de acordo com a recomendação do seu veterinário
Na fase adulta, o indicado é que o cachorro faça duas refeições por dia, uma de manhã e outra no final da tarde ou início da noite. Ainda que muitos tutores prefiram deixar a ração no potinho do pet o tempo todo, esse não é o ideal e acaba sendo um dos erros mais comuns na hora de alimentar um cão. Além de perder o sabor, textura e crocância, esse hábito faz com que a gente perca a noção de quanta comida está sendo oferecida para o cão e pode favorecer um quadro de obesidade canina, por exemplo.
Como calcular a quantidade de ração para cachorro filhote ou adulto?
Esse talvez seja um dos cuidados mais importantes na hora de cuidar da alimentação canina. Para saber exatamente como calcular a quantidade de ração para cachorro, independentemente da idade, o ideal é se basear no peso do animal. Geralmente o cálculo leva em consideração uma porcentagem do peso do pet. Veja qual a quantidade ideal de ração de cachorro por dia de acordo com o peso dele:
Porte miniatura (de 1 a 5 kg): 55g a 95g de ração por dia, equivalente a entre 1 e 1,5 xícara do alimento.
Porte pequeno (de 5 a 10 kg): 95g a 155g de ração por dia, equivalente a entre 1,5 e 2,5 xícaras do alimento.
Porte médio (de 10 a 25 kg): 160g e 320g de ração por dia, equivalente a entre 2,5 e 5 xícaras do alimento.
Porte grande (de 25 a 40 kg): 320g e 530g de ração por dia, equivalente a entre 5 e 8 xícaras do alimento.
Porte gigante (mais de 40 kg): 530g e 810g de ração por dia, equivalente a entre 8 e 12 xícaras do alimento.
Mas atenção: o ideal é consultar um veterinário para entender como funcionam as necessidades do seu doguinho, porque a quantidade indicada pode variar de animal para animal. Um cachorro que consome muita energia e é muito ativo, por exemplo, pode precisar de uma quantidade maior de ração de cachorro do que um cão que é mais preguiçoso e não se exercita.
Além disso, não se esqueça de que os valores mencionados acima devem ser divididos em duas porções diárias. Ou seja, um cachorro de porte médio que consome 320 gramas de ração deve se alimentar duas vezes ao dia, sendo uma porção de 160 gramas de dia e outra igual à noite.
Redação: Juliana Melo