A ração de cachorro é o melhor alimento que os tutores podem oferecer aos pets, e é claro que isso não é à toa. Além de ser uma opção super prática, as rações com qualidade superior, como a premium e super premium, são formuladas especificamente para atender as necessidades nutricionais dos cães, o que as tornam excelentes aliadas da dieta canina. Mas será que as rações comerciais são melhores para a saúde do cachorro do que uma dieta a base de vegetais e carnes?
Apesar da ração de cachorro apresentar vários pontos positivos, muitos tutores podem ficar em dúvida em relação aos benefícios de uma alimentação natural à base de vegetais, legumes e carnes. Contudo, diferente das rações, a alimentação natural exige um cuidado triplicado por parte dos tutores. Para entender qual é o alimento mais completo e benéfico para a dieta do seu pet, confira quais são as recomendações de médicos veterinários em relação aos vegetais, às carnes e à ração de cachorro.
A ração de cachorro é o alimento mais completo e importante da dieta canina
A ração de cachorro é altamente recomendada por médicos veterinários para ser incluída na dieta canina. Afinal, ela é desenvolvida para oferecer todos os nutrientes que são fundamentais para a saúde do cachorro. Formuladas com proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais, ela consegue atender as necessidades específicas de cada fase da vida do animal, seja um cachorro filhote, adulto ou idoso.
A ração para cachorro filhote, por exemplo, costuma ter mais carboidratos, proteínas e gorduras do que as ração para cães adultos e idosos, já que os filhotes precisam de mais energia e força para se desenvolverem de forma saudável.
Além de possuir todos os nutrientes fundamentais para a saúde do cão, uma das principais vantagens da ração de cachorro é que ela é bem mais prática de ser incluída na dieta canina do que a alimentação natural. Basta ir ao pet shop, comprar uma ração para cachorro de qualidade e oferecê-la ao animal.
Por outro lado, a alimentação natural para cães requer o acompanhamento rigoroso de um médico veterinário nutrólogo. Afinal, é uma alimentação que precisa ser cuidadosamente pensada pelo profissional, com alimentos balanceados e uma suplementação adequada, o que pode não se adequar ao estilo de vida e ao orçamento de muitos tutores. É por isso que a ração de cachorro, especialmente as opções premium e super premium, continua sendo a opção mais confiável e eficiente para garantir a saúde e o bem-estar dos cães.
Além disso, é importante lembrar de uma coisa: o cachorro deve se alimentar com uma ração específica para a espécie e a fase de vida dele para adquirir todos os benefícios presentes nesse alimento. Por isso, não pense que o cachorro pode comer ração de gato, ou que um cão adulto pode comer ração para filhotes. Isso pode provocar desequilíbrios nutricionais.
As frutas e os legumes para cachorro também trazem benefícios para saúde do pet
Apesar da ração ser o alimento mais importante da dieta dos cães, as frutas, verduras e legumes para cachorro também podem trazer benefícios para os pets. De acordo com um estudo publicado pela PUC de Goiás, a inclusão desses alimentos na rotina do animal pode reduzir a incidência de doenças de pele, melhorar o odor do hálito, deixar as fezes com menos volume e odor mais ameno e ainda melhorar a digestão e absorção de nutrientes. Além disso, pode ser uma boa opção para animais obesos e ajudar na prevenção de infecção e doenças, já que aumenta a imunidade do cachorro.
Porém, diferente da ração para cachorro que já é formulada com os nutrientes balanceados, a administração de frutas, verduras e legumes deve ser orientada por um especialista, principalmente quando falamos de alimentação natural. O grande perigo desse tipo de dieta é que muitos tutores preparam os cardápios por conta própria, sem ajuda profissional. Dessa forma, é muito provável que a dieta não forneça as quantidades adequadas de nutrientes para a manutenção da saúde do cão. Vale dizer que, uma dieta incompleta, que carece de nutrientes, causam riscos à saúde dos animais.
Pode dar carne crua para cachorro?
A proteína é um dos principais nutrientes da dieta do cão. Tanto a ração de cachorro quanto a alimentação natural devem ser elaboradas com proteínas de qualidade, como ovo, peixe, frango, cordeiro e carne. Contudo, uma dúvida comum entre alguns tutores é se pode dar carne crua para cachorro ou não.
A resposta é não. A carne crua para cachorro pode conter bactérias prejudiciais à saúde do animal, como a escherichia-colii, que causa uma intoxicação gravíssima no pet. Para evitar os riscos associados ao alimento, muitos veterinários recomendam que a carne seja oferecida cozida ao animal, sem adição de sal. Mas quais são os tipos de carne recomendada para cães? De acordo com especialistas, pode dar carne de porco para cachorro, carne de boi e de frango, desde que esteja de acordo com as orientações repassadas por um médico veterinário especializado em nutrição animal.