Os cachorros são os melhores amigos do homem em qualquer situação. Para pessoas com deficiência, os pets são muito mais do que cães de serviço: eles são valiosos companheiros capazes de oferecer suporte emocional e criar vínculos que duram a vida toda. Indivíduos com necessidades específicas podem ser excelentes tutores, basta escolher uma raça de cachorro que seja compatível com o tipo de cuidado que é possível conceder. Podemos garantir que a vida de ambos - cachorro e tutor - vai se tornar muito mais feliz depois da adoção. Veja algumas sugestões de raças a seguir!
Labrador: famoso como cão guia, pode ser o cão de qualquer pessoa com deficiência
Amoroso, obediente e tranquilo, o cão da raça Labrador é frequentemente escolhido como cão-guia de pessoas cegas. Mas essa não é a sua única habilidade. Esse cãozinho é muito apegado ao tutor e, com o treinamento adequado, pode ajudá-lo a vencer qualquer obstáculo. A raça de cachorro grande gosta muito de brincar: é possível passar longos momentos observando-o buscar a bolinha e voltar animadíssimo em sua direção! O adestramento do Labrador é um dos mais fáceis e o cão fica muito feliz em obedecer.
Labradoodle: mistura de Labrador com Poodle une as melhores características das duas raças
Um cachorro que está sempre bem humorado e adora agradar aos tutores: assim é a personalidade do cachorro vira-lata conhecido como Labradoodle. Assim como o Labrador, esse cãozinho precisa receber estímulos intelectuais para se sentir feliz. Isso significa que você pode ensiná-lo qualquer truque que melhore a vida de uma pessoa com deficiência. O Labradoodle é um cão de companhia que pode ser encontrado em 3 tamanhos diferentes, a depender do porte do Poodle que deu origem ao cruzamento: Mini Labradoodle, Labradoodle médio ou Labradoodle standard.
Staffordshire Bull Terrier: tipo de Pitbull é perfeito para crianças e adultos com autismo ou Síndrome de Down
A postura imponente do Staffordshire Bull Terrier esconde uma personalidade meiga e muito fácil de lidar, além de paciente com crianças. Esse cachorro não vai se incomodar ao ser abraçado, por exemplo, e tem energia de sobra para brincar com crianças, inclusive as que têm deficiência intelectual. Não é por acaso que ele é conhecido como “cão babá”. Para os adultos que também convivem com essa condição, o Staff Bull oferece o equilíbrio perfeito entre autonomia e dedicação: é um cão de companhia que também sabe valorizar seus momentos sozinho.
Pastor Alemão é um bom companheiro para pessoas com deficiência intelectual tipo Alzheimer
Famoso como cão policial, o Pastor Alemão também pode ser um excelente pet para quem tem Alzheimer. A raça é uma das mais inteligentes e focadas, podendo aprender uma série de comandos úteis para acompanhar pessoas com deficiência intelectual. Um Pastor Alemão tem muita facilidade em controlar suas emoções e uma capacidade impressionante de se adaptar a diferentes situações. Tudo isso sem deixar de ser amoroso e atencioso com sua família, dificilmente dispensando uma dose de contato físico. Seu comportamento protetor traz muito conforto às pessoas com Alzheimer!
Redação: Mariana Fernandes