Muitas vezes, a adoção de um cachorrinho filhote vem acompanhada de alguns móveis e objetos destruídos. Isso ocorre pelo excesso de energia, vontade de desbravar o mundo, troca de dentes ou mesmo pela falta de estímulos contra o tédio. Existem muitas maneiras de lidar com esse problema, mas algumas alternativas para impedir esse comportamento podem funcionar. É o caso repelente para cachorro. É uma composição própria, vendida em pet shops no formato de um borrifador. O cheiro mais forte impede que os cães destruam objetos “proibidos”. Algumas versões do repelente podem até ajudar na tarefa de educar o animal para fazer xixi no lugar certo. Conheça mais sobre esses produtos e a indicação de uso!
Repelente para cachorro: olfato aguçado dos caninos ajuda no treinamento
Cachorros são animais com uma capacidade olfativa poderosa: podem sentir cheiros à distância e identificar até mesmo qual foi o cachorro que passou por aquele lugar antes dele. Com as doenças gradativas da idade, os cães podem ter a visão e a audição comprometidas, mas nunca o olfato, já reparou isso? Antes de fazer xixi, por exemplo, os cães costumam cheirar o local onde há a poça e, dependendo do que ali entendem, marcam por cima ou não. A mesma coisa acontece na hora de conhecer outro cãozinho: eles cheiram o bumbum um dos outros, pois o ânus canino libera um odor específico que faz com que eles saibam quem é aquele animal que está diante deles.
Os repelentes em spray possuem um cheiro forte e um gosto meio desagradável. Por isso, os cães não ficam perto da área em que esse odor se concentra, pois incomoda suas narinas.
Repelente para cachorro não destruir tudo que vê pela frente
Geralmente, ao crescer e se tornar adulto, o cão deixa para trás a mania de morder os móveis. Quando filhote, os dentinhos costumam incomodar muito e morder as coisas pode aliviar a sensação de incômodo. Então, na falta de objetos próprios para isso, o filhote vai procurar qualquer coisa pra destruir, e nisso se vão móveis, chinelos, carregadores, entre outras coisas. Se quando adulto o cão insistir nesse comportamento, é necessário avaliar se ele está tendo as suas necessidades assistidas. É importante ter uma rotina de passeios, investir em brinquedos e mordedores para garantir o enriquecimento do ambiente e trabalhar a ansiedade canina da melhor forma.
O repelente precisa ser aplicado diariamente - às vezes, até mais de uma vez ao dia. Somente com a aplicação eficaz e diária é que o produto realmente vai servir para o seu propósito. Aplicando o spray todos os dias, uma hora o cão vai associar que aquele local não tem um cheiro confortável e eventualmente se afastará. Não precisa se preocupar com a saúde do cãozinho: o repelente não é tóxico e, apesar do cheiro, não vai causar nenhum dano ao animal.
Repelente para cachorro não fazer xixi no lugar errado
Outra função do repelente é educar o cãozinho na hora de acertar o lugar do xixi e cocô. Algumas opções do produto são específicas para esse treinamento. Além do repelente que é aplicado nas áreas “proibidas” para as necessidades, existem opções em spray que podem ser colocados exatamente no lugar delimitado para ser o banheiro do cachorro - o cheiro atrai os cães para aquele local.
Receitas de repelente caseiro para cachorro
Muitos donos não podem pagar o preço de um repelente próprio para evitar a destruição de móveis ou impedir que o cão faça xixi no lugar errado. Por sorte, existem muitas alternativas para esse produto, com itens encontrados em supermercados e que podem ter um preço bem mais em conta. O segredo é investir em cheiros fortes, que podem incomodar o olfato do cão, mas sem causar nenhum problema a sua saúde. Lembre-se que nenhum spray pode funcionar para sempre: em casos onde o comportamento persiste, pode ser necessário procurar ajuda profissional. Veja 3 receitas de repelente caseiro para cachorro não roer móveis e nem fazer xixi no lugar errado!
Repelente feito com álcool, cânfora e citronela
Uma boa receita caseira de repelente que não agride o animal é uma composta por álcool, citronela e cânfora. Basta misturar todos os ingredientes em um recipiente e colocar no borrifador para aplicar nos móveis e objetos. Você vai precisar de:
1 litro de álcool de cereais, que pode ser encontrado no mercado mesmo;
100ml de essência de citronela - você encontra em mercados ou lojas de departamento;
2 colheres de sopa de pasta de cânfora, vendido em farmácias.
Cães não gostam de cheiros cítricos
Cães não costumam gostar de cheiros cítricos e o uso de limão e laranja também pode ajudar a repelir esses comportamentos indesejados: basta retirar o suco das frutas, diluir com água e borrifar nos locais onde o cão não deve ir.
Receita com vinagre e cânfora
A receita caseira à base de vinagre também funciona. Basta colocar 15 pedrinhas de cânfora em 200ml de vinagre de álcool e esperar que dissolvam. Após isso, acrescente 400 ml de álcool e coloque tudo em um borrifador. Aplique onde seu cão não deve urinar ou destruir.
Repelente para cachorro: ingredientes não recomendados
Na hora de fazer uma receita de repelente caseiro é importante usar apenas ingredientes que não oferecem riscos ao animal. Pimenta é um exemplo: apesar de ainda ser usado por alguns donos, o condimento (em suas variadas formas) podem incomodar bastante as mucosas dos cachorros caso seja ingerido ou aspirado. É bom evitar também os produtos com amônia: estudos divergem se o composto repele os cães pelo cheiro forte ou se, por se assemelhar ao cheiro de urina, os incentiva a urinar ainda mais nos locais. De toda forma, é melhor manter distância desses produtos pela sua saúde do seu pet!
Redação: Julia Cruz