Para quem tem um cachorro, Natal e festas de fim de ano ganham um outro significado. Afinal, além de pensar em comidas e presentes para familiares e amigos, os tutores também tem que se preocupar com o doguinho e encontrar a melhor forma de incluí-lo nas comemorações. Uma ideia interessante, por exemplo, é investir em uma roupa “Natal”. Cachorro também pode aproveitar alguns quitutes e petiscos especiais dessa época - desde que o tutor saiba o que o cachorro não pode comer, para evitar qualquer risco de intoxicação.
Para não haver erros, preparamos um pequeno guia de como incluir seu pet nas celebrações de fim de ano. Veja e divirta-se com seu cachorro!
Roupa de Natal para cachorro vai fazer seu pet entrar no clima
Para quem gosta de uma boa “fantasia”, Natal e cachorro tem tudo a ver! As vestimentas natalinas são uma ótima maneira de deixar seu doguinho caracterizado para as festas de fim de ano. Uma roupa de Natal para cachorro que é clássica, mas não sai de moda, é a fantasia de Papai Noel. Para completar o look, não esqueça do gorrinho! Além disso, existem outras opções de roupinha de Natal para cachorro menos tradicionais, mas igualmente fofas, como uma fantasia de rena ou duende, por exemplo.
Caso o seu cão não seja tão adepto de roupas, você também pode investir em um visual mais básico com acessórios diferentes, como uma gravatinha ou bandana natalina. Mas lembre-se: o conforto do seu pet sempre deve vir em primeiro lugar, então se ele não gosta de usar roupa para cachorro ou acessórios, não insista!
Saiba o que cachorro pode comer ou não nas festas de fim de ano
O Natal é uma época cheia de guloseimas diferentes e gostosas, mas nem tudo é liberado para os cães. Por isso, saber quais são os alimentos proibidos para cachorro é algo que o tutor deve se atentar para não oferecer nenhuma comida que seja potencialmente tóxica para o organismo desses animais. Veja o que o cachorro não pode comer no Natal:
- Panetone
- Chocotone (e chocolate no geral)
- Rabanada
- Salpicão
- Farofa
- Ossos
- Comidas com uva ou uva passa
- Comidas com macadâmia
- Comidas temperadas com sal, alho e/ou cebola
Por outro lado, se você quer saber o que cachorro pode comer, algumas opções são: tender e presunto (desde que em pequenas quantidades, sem gordura e sem tempero); a carne branca do chester e do peru (também sem gordura e sem tempero) e bacalhau fresco ou congelado. Um pouquinho de arroz também pode ser incluído, desde que esteja sem tempero e sem acréscimo de outros ingredientes (como uva passa, por exemplo).
Uma ideia de petisco de Natal para cachorro para colocar em prática
Os petiscos para cachorro sempre fazem muito sucesso. No Natal, é possível adaptar algumas receitas “tradicionais” da época para satisfazer as vontades dos nossos amigos de quatro patas. Um exemplo disso é que um dos alimentos proibidos para cachorro é o panetone, mas é totalmente possível tirar os ingredientes “tóxicos” da receita e fazer um tipo de panetone “canino”.
O petisco de Natal para cachorro leva os seguintes ingredientes:
- 200g de farinha de trigo integral
- 100g de flocos de aveia
- 100g de castanha de caju picada
- 100g de banana picada
- 2 ovos
- 4 colheres de sopa de mel orgânico
- 1 colher de sopa de canela em pó
- 1 xícara de iogurte natural desnatado
O modo de preparo é muito simples: primeiro você deve misturar a farinha de trigo e os flocos de aveia. Depois, adicione todos os outros ingredientes e misture bem, até formar uma massa. Deixe descansar por 30 minutos e depois coloque-a em forminhas “natalinas”. Por fim, é só levar ao forno pré-aquecido a 200° por 30 minutos, esperar esfriar e servir seu pet com esse delicioso panetone para cães.
Presentes para cachorro: quais as melhores opções para presentear seu pet?
Essa também é época de presentear quem a gente ama - e os doguinhos com certeza fazem parte da lista. Por isso, procurar um presente de Natal para cachorro é uma maneira de incluir os pets nas celebrações de fim de ano e, ao mesmo tempo, agradecê-los por mais um ano ao nosso lado. Confira algumas ideias bem legais para presentear seu amigo:
1) Comedouro interativo - Ideal para cães que comem muito rápido.
2) Quebra-cabeça para cachorro - Ideal para cães que gostam de ser desafiados.
3) Piscina de bolinhas - Ideal para cães que amam brincar com bolinhas.
4) Frisbee para cachorro - Ideal para cães mais ativos que amam atividades ao ar livre.
5) Caminha - Ideal para cães que amam a hora da soneca.
6) Tapete gelado para cachorro - Ideal para qualquer cãozinho que mora em cidades mais quentes.
7) Túnel interativo - Ideal para cães que são verdadeiros exploradores e gostam de brincar dentro de casa.
8) Fonte de água para cachorro - Ideal para cães que bebem muita água (ou precisam beber mais água).
Redação: Juliana Melo
Edição: Mariana Fernandes