Cerca de 74 raças de gato são oficialmente reconhecidas pela TICA (The International Cat Association), um órgão que registra os pedigrees felinos. Porém, novas raças vivem sendo descobertas, e foi justamente isso que aconteceu recentemente com um felino de pelagem peculiar que recebeu o nome de Salmiak. A raça lembra um gato frajola e outros bichanos bicolores, mas tem uma característica exótica nos pelos que chamou a atenção dos cientistas. Veja mais detalhes sobre essa possível nova raça de gato a seguir!
Nova raça de gato é originária da Finlândia
Um estudo feito por pesquisadores finlandeses descobriu uma nova possível raça felina. O que motivou essa descoberta, na verdade, foram os pelos do gato, que têm um padrão diferente de tudo que já foi visto. Assim, descobriram que esse padrão — chamado de salmiak, em homenagem a um tipo de confeito nórdico que, em português, é traduzido como alcaçuz salgado — tem a ver com uma mutação genética.
O primeiro registro de um felino da “raça” Salmiak data de 2007. No entanto, a pesquisa sobre a nova raça é bem recente, e foi publicada em março de 2024. O que impressiona, na verdade, é que mesmo sem um pedigree registrado e com poucas informações sobre o pet, esse gato chamou tanta atenção que se tornou bem popular no seu país de origem, que é a Finlândia.
Pelagem do gato Salmiak é o que mais chama atenção
A pelagem do gato Salmiak é bem diferenciada e exótica. Ela tem um efeito que é chamado de “alcaçuz salgado”, que é, basicamente, como se a base mais escura da pelagem fosse misturada com sombreados brancos — lembrando realmente o aspecto do confeito nórdico.
O alcaçuz é uma especiaria feita a partir de raiz seca que tem coloração preta ou amarronzada. A versão salgada do confeito leva sal salmiak, ou cloreto de amônio, que deixa o alimento com alguns pontinhos brancos em volta. Em relação a nova raça de gato, cada pelo escuro do gato Salmiak acaba adquirindo uma tonalidade esbranquiçada nas pontas. É daí que vem a referência ao alcaçuz salgado.
Padrão “salmiak”: como a genética explica essa nova cor de gato?
Para descobrir de onde vinha o padrão salmiak, o grupo de pesquisadores examinou o DNA de quatro animais com esse tipo de pelagem. O sequenciamento completo do genoma revelou uma mutação chamada de deleção, que afeta o gene KIT, responsável pela pigmentação dos pelos dos pets. A deleção ocorre quando há perda de um trecho do cromossomo, resultando na remoção dos genes daquela região.
Depois disso, a pesquisa se aprofundou ainda mais na genética dos gatos. Foram analisados 180 gatos domésticos, e três deles eram do padrão salmiak. Como resultado, pôde-se perceber que os gatos com duas cópias da mutação tinham o efeito “alcaçuz salgado”, enquanto os outros que não tinham esse padrão apresentavam apenas uma cópia da mutação ou nenhuma. Foi assim que confirmaram que essa mutação provavelmente é a grande responsável por essa cor de gato inusitada.
“A genotipagem adicional por PCR de 180 gatos domésticos e três gatos de cor salmiak confirmou o genótipo da variante derivada homozigótica totalmente concordante com o fenótipo salmiak. Sugerimos que a variante recentemente identificada seja designada como “wsal” para “w salmiak””, diz um trecho do artigo.
Vale dizer que o Salmiak ainda não foi oficializado como uma nova raça de gato. Ainda estão estudando essa possibilidade, mas esse não é um processo exatamente rápido. De qualquer forma, os gateiros já estão apaixonados por essa nova cor de gato e os Salmiaks já conquistaram um lugar especial no coração de muitos tutores.