O Samoieda é um dos cachorros mais bonitos que existem! Com uma pelagem branquinha e uma fisionomia que lembra bastante um lobo, a raça de origem russa é o desejo de consumo de muita gente. Mas o que os futuros tutores precisam saber antes de abrir as portas para um Samoieda? Preço, comportamento e cuidados são algumas dúvidas comuns sobre o cachorro. Para te ajudar com isso, o Patas da Casa reuniu dicas importantes, que vão te ajudar desde o momento da compra até a convivência com esses pets.
Como ter um Samoieda: preço e dicas para comprar um cão da raça
Se decidir ter um cachorro da raça, o primeiro passo é fazer um planejamento financeiro. Isso porque quando falamos de preço, Samoieda não é um cãozinho exatamente barato. Para ter um filhote da raça, é necessário desembolsar entre R$ 4.000 e R$ 8.000. O preço do Samoieda pode variar de acordo com o canil de cachorro escolhido, além de características físicas e genéticas do animal, como sexo e linhagem genética.
Para adquirir um cão da raça com segurança, é importante ter um cuidado especial com a escolha do canil. A principal dica é dar preferência para criadores que sejam credenciados e regulamentados pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) ou órgãos semelhantes. Além disso, confira as referências e avaliações do espaço na internet e redes sociais.
Lembre-se: para adquirir um Samoieda, preço não deve ser muito acima, nem muito abaixo do mencionado. Também é sempre bom se certificar de que os animais são bem tratados e bem cuidados antes de fechar a compra. Se puder, realize algumas visitas para garantir isso e não financiar lugares que maltratam os animais.
As principais características de um cachorro Samoieda
O Samoieda é um cachorro de porte médio para grande. As fêmeas podem medir entre 48 e 53 centímetros de altura; enquanto os machos de 53 a 60 centímetros. Já o peso normalmente varia de 15 a 30 kg. Ou seja, é um cãozinho que com certeza vai ocupar um certo espaço na sua casa — mas que não deixa de ser um bom cachorro para apartamento.
A raça Samoieda tem uma pelagem dupla, bem espessa e densa. A camada mais externa é longa, áspera e reta; e a mais interna é curta e macia. Já as cores do cachorro não são muito variadas — apenas o branco é aceito, ou no máximo um tom de creme (mas nunca bege, segundo o padrão oficial da raça). Então não, não existe Samoieda preto nem de qualquer outra cor mais escura.
O que esperar do comportamento do Samoieda?
Gentileza é praticamente o sobrenome do Samoieda. Cachorro da raça, além de gentil, também costuma ser dócil, sociável e brincalhão. São cães que convivem bem com todo tipo de gente, inclusive crianças e idosos. O relacionamento da raça com outros animais de estimação também costuma ser bem tranquilo — mas a socialização não deixa de ser um processo importante para os filhotes, hein?!
Muito ativo, o cachorro Samoieda precisa de uma rotina com bastante exercício físico. Sem isso, são altas as chances de você ter um cachorro estressado ou entediado dentro de casa. Passeios e técnicas de enriquecimento ambiental — inclusive adestramento — são algumas formas de gastar a energia do Samoieda e deixá-lo bem satisfeito. Esse é um cãozinho bem inteligente e esperto, que adora ser estimulado mentalmente.
Alguns cuidados são imprescindíveis com a raça de cachorro
Para quem pretende pegar um Samoieda filhote ou adulto, uma dica é montar um enxoval de cachorro com tudo o que ele vai precisar na casa nova. Tapetes higiênicos, comedouro, ração, bebedouro, brinquedos: tudo isso deve ser providenciado com certa antecedência. Também é importante pensar em outros gastos que envolvem ter um cãozinho, principalmente com a saúde dele (como vacinas e consultas veterinárias).
E por falar em saúde, não esqueça de cuidar bem da higiene do Samoieda no dia a dia. Dar banho, cortar as unhas, limpar os ouvidos, escovar os dentes… com esses cuidados, é possível garantir uma boa qualidade de vida ao pet. A expectativa de vida média do cachorro Samoieda é de 12 a 14 anos.