Com certeza o som de gato mais conhecido é o miado. Mas você sabia que os gatos são capazes de emitir mais de 100 sons diferentes? Inacreditável, né?! Enquanto os cães emitem apenas 10 sons, os gatos são capazes de produzir uma ampla variedade de barulhos, como miados, ronronados, grunhidos, assobios e até sons de outros animais. E assim como a linguagem corporal tem um papel fundamental na comunicação do bichano, esses sons de gato ajudam os felinos a se expressarem e dizerem o que estão sentido. Ficou curioso para saber quais sons um gato faz? Confira os barulhinhos mais famosos entre os felinos.
Som de gato: quantos sons emite um gato?
Provavelmente você já se deparou com um algum vídeo com um som de gato miando totalmente diferente do convencional. Embora possa parecer estranho ouvir sons nunca escutados antes, não tem nada de anormal nisso. Afinal, os gatos são capazes de emitir mais de 100 tipos de sons diferentes. Inclusive, já tiveram gatos que ficaram famosos devido a essa habilidade vocal. Cala, uma gata laranja que ficou conhecida nas redes pelo vídeo “I Go Meow”, impressionou pelo miado semelhante a uma canção. Já teve também vídeo com som de um gato imitando um carro Lamborghini que surpreendeu os internautas.
Tipos de sons de gato
Como dito anteriormente, os gatos podem emitir uma grande variedade de sons. Mas existem aqueles sons de gatos que são mais famosos entre os gateiros e fáceis de serem identificados. É o caso do ronronar dos gatos, um barulhinho bem fofo que é facilmente reconhecível por quem convive com um gato. Confira quais sons um gato faz mais comuns e os seus significados:
- Miar: o som miado de gato é o mais comum entre os felinos. Os miados podem significar uma série de coisas, como um gato com fome, com tédio e até bravo.
- Chilrear: o chilrear é um som que o gato emite para atrair suas presas. Ele pode imitar pássaros, esquilos e outros predadores.
- Ronronar: o gato ronronando é um barulhinho bem fofo semelhante a um motorzinho. Eles são usados para expressar tanto os sentimentos bons tanto os ruins, como prazer e medo.
- Grunhir: som comum de um gato estressado prestes a atacar. É semelhante a um rosnado de cão.
- Trilar: som agradável que mistura o ronronar e o miar e indica um cumprimento.
- Som de cio: o miado de gato no cio é um som alto e estridente que o animal emite para atrair parceiros sexuais.
- Choro: o som de um gato chorando é prolongado e repetitivo.
Sons de gato e os significados mais comuns
Diferente dos humanos que usam palavras para se comunicar, os bichanos usam os miados para expressarem o que estão sentindo. E embora nenhum humano seja capaz de falar o ‘gatonês’, muitos tutores conseguem reconhecer facilmente o que os bichanos querem dizer apenas pelo tom dos miados. Ao conviver com um felino em casa, o tutor se acostuma com alguns barulhos no dia a dia e consegue reconhecer exatamente cada tipo de som de miado de gato. Aprenda a identificar os principais miados de gato:
- Sons de gato de fome: miado de gato alto e agudo que costuma surgir próximo aos horários da refeição
- Sons de gato bravo: o miado do gato bravo é agudo e mais longo do que o normal
- Sons de gato querendo atenção: o gato miando alto do nada é um som típico de um felino quer atenção
- Sons de gato feliz: o som de gato feliz geralmente é mais baixo, como se fosse uma mistura de ronronar com miado
- Som de gato com dor: é um som estridente, demorado e semelhante a um grito
Por que o gato faz Kekekeke?
O “kekeke” nada mais é do que o som do chilrear do gato. Devido a grande capacidade auditiva e vocal desses animais, eles conseguem reproduzir sons de outros animais. Essa habilidade é um instinto selvagem herdado que é muito útil para um gato caçador, pois é a partir dela que eles conseguem atrair possíveis presas. Os gatos conseguem imitar o som de pássaros, esquilos, aves, corvos e vários outros.