Você já se perguntou se o cachorro pode comer pera? As frutas para cachorro são opções nutritivas e atrativas para o paladar canina, mas nem todas fazem bem ou são permitidas. Banana e maçã são as alternativas mais famosas de petiscos naturais docinhos, mas e a pera para cachorro? Está na lista de frutas liberadas para os cães ou não?
Se você é tutor de um cãozinho e está pensando em oferecer esse alimento ao pet, esse artigo vai revelar se pode dar pera para cachorro e qual a melhor maneira de incluí-la no cardápio do seu amigo canino. Confira!
Cachorro pode comer pera?
Muitos tutores fazem a mesma pergunta: “será que posso dar pera para cachorro?” A boa notícia é que cão pode comer pera sem risco de uma intoxicação alimentar, por exemplo. Na verdade, ao contrário de vários alimentos proibidos para cachorro, pera é uma fruta que, além de não fazer mal, ainda contribui para a saúde dos peludos.
Ao oferecer pera, cachorro pode comer o petisco sem problemas. Essa é uma fruta rica em fibras que contribuem para uma melhor digestão, além de ser uma excelente fonte de vitaminas A, B e C. Ela também contém antioxidantes que combatem os radicais livres, o que é ótimo para a saúde dos cães. Além disso, graças ao teor elevado de fibras, a pera para cachorro também desempenha um papel importante no equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue.
Então, sim, cachorro pode comer pera! Mas, embora a pera para cachorro seja uma opção segura, é importante lembrar que a a alimentação canina deve ser equilibrada e bastante variada, principalmente em proteínas e gorduras. Isso significa que todas as frutas, incluindo as peras, devem ser oferecidas como recompensa ou petiscos, ou seja, em quantidades bem moderadas e que não interfiram nas refeições principais com a ração.
Pera faz mal para cachorro: mito ou verdade?
Se o seu cachorro come pera, fique sabendo que a fruta não vai fazer nenhum mal à saúde dele. Muito pelo contrário! Ao consumir a pera, cachorro é agraciado com vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo. Entre elas, destacam-se a vitamina C, B1, B2, B3, B6, B9 e betacarotenos.
Além desse perfil vitamínico, a pera para cachorro também fornece diversos minerais importantes para a saúde, como cálcio, potássio, iodo, ferro, sódio e magnésio. Olha só quantos nutrientes você pode encontrar dentro da pera! Cachorro pode comer a fruta e ainda ser beneficiado por isso.
Assim como o melão e a melancia para cachorro, por exemplo, a pera é composta por uma impressionante quantidade de água, representando cerca de 84% de sua estrutura, sem falar que ela é uma excelente fonte de carboidratos. Vale ressaltar que, ao contrário de algumas frutas, as peras não contêm esteróis vegetais ou taninos.
Mas atenção! Todas as sementes da fruta precisam ser removidas, uma vez que estas contêm cianeto, uma substância prejudicial à saúde que pode causar envenenamento do cachorro. Por isso, muito cuidado com esse detalhe!
Pera para cachorro: conheça os benefícios da fruta
Agora que você já sabe que qualquer cachorro pode comer pera, que tal incluir essa frutinha deliciosa na dieta do seu pet e aproveitar todos os benefícios das suas vitaminas? Os principais deles são:
- Ajuda na hidratação
- Estabiliza os níveis de glicose no sangue
- Faz bem para a pele e para o pelo do animal
Mas lembre-se: não faça da pera a única fonte de alimentação do cachorro. Ofereça a fruta como uma forma de mimo ou recompensa, caso o cachorro esteja passando por adestramento.
Cachorro pode comer pera com casca? Veja como oferecer!
Se você é tutor e pensa em incluir na dieta do seu pet frutas como a pera, cachorro pode comer a fruta inclusive com casca. No entanto, o alimento deve ser visto apenas como um mero petisco. Ao fornecer essa frutinha, é importante assegurar que a pera esteja bem madura, bastando apertá-la levemente para verificar sua textura macia.
O cão deve consumir apenas a casca e polpa da pera madura. Então não tem nenhum problema se o cachorro comer a pera com casca, pois ela não apresenta nenhum risco de engasgo para o cão. O único cuidado necessário é lavar a fruta cuidadosamente antes de ofertá-la para eliminar possíveis impurezas na casca, além de retirar as sementes.
Publicado originalmente em: 21/09/2023
Atualizado em: 20/03/2024