Não é nenhuma novidade que o cachorro sonha, mas você já se perguntou o que se passa na cabeça deles quando estão dormindo? Algumas pesquisas já confirmaram que, assim como os humanos e outros animais, o cérebro dos cães continua ativo enquanto eles dormem, permitindo que os sonhos sejam formados em seu subconsciente. Mas será que ele sonha com as brincadeiras no parque, as sonecas no sofá ou até mesmo com você e outros familiares? Por incrível que pareça, os sonhos caninos podem ser tão complexos quanto o dos humanos, e o Patas da Casa vai te contar exatamente o que acontece no corpo do cachorro durante o sonho.
Seu cachorro sonha com você?
O que se passa na cabeça do cachorro enquanto ele está dormindo sempre gerou curiosidade entre os tutores. Afinal, como os cães não falam a nossa língua, é impossível saber mais detalhes. Mas uma pergunta que não quer calar é: será que os cachorros sonham com os tutores? Embora não se saiba exatamente o que se passa nos sonhos caninos, especialistas acreditam que é bem provável um cachorro sonhando com o tutor.
De acordo com uma entrevista da cientista Deirdre Barrett à revista People, as imagens formadas no cérebro do cachorro estão relacionadas às atividades diárias do animal. A psicóloga clínica e evolutiva da Faculdade de Medicina de Harvard descobriu em suas pesquisas que o cachorro sonha com as experiências que vive diariamente, mas não de maneira racional. Os sonhos podem ser tão fantasiosos e fora da realidade quanto o dos humanos, mas são basicamente formados por aquilo que os cães têm conexões emocionais. Como os cachorros são muito apegados ao dono, ela acredita que eles podem sim sonhar com a imagem dos tutores e a até com o cheiro deles. Surpreendente, né?!
Pesquisa desvenda outras curiosidades sobre os sonhos de cachorro
De acordo com pesquisas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, as ondas cerebrais caninas durante o sono são bem semelhantes as vistas em humanos. E essa não é uma particularidade apenas das duas espécies. Os pesquisadores descobriram que a estrutura cerebral e os padrões de atividade do cérebro de humanos, ratos, cachorros, gatos e até algumas aves são bem similares. Para avaliar isso, eles utilizaram um eletroencefalograma para monitorar a atividade cerebral dos animais.
O sonho dos cachorros pode ser dividido em duas fases principais: o sono NREM, que é quando o corpo do animal começa a relaxar para dormir, e o sono REM, que é o momento em que o animal atinge o sono profundo. Na segunda etapa, as atividades cerebrais aumentam e o cachorro sonha. É praticamente impossível descobrir ao certo sobre o que se passa na cabeça dos animais durante o sonho, já que até com os humanos essa resposta é limitada. A descoberta, porém, sugere que o cachorro sonha de forma bem parecida com os humanos. Ou seja, eles provavelmente sonham com experiências diárias, com as brincadeiras para cachorro favoritas, com as pessoas que convive, com o gostinho da ração que comeu ou com uma experiência marcante que tenha vivido. Os cientistas acreditam que as imagens projetadas pelo subconsciente dos cães durante o sonho sejam tão reais quanto as vividas acordados, com cores e sensações que relembrem o momento.
Por que o cachorro sonhando tem espasmos?
Assim como os humanos apresentam alguns espasmos involuntários durante o sono, o cachorro também pode se mexer enquanto dorme. Isso acontece durante o ciclo REM, quando o cão entra em um estado de sono mais profundo e pode sonhar. Nesse momento, o corpo do cachorro se move justamente porque o animal acredita estar acordado, como se ele estivesse ‘vivendo’ aquele sonho. Veja alguns sinais que indicam que o cachorro dormindo está sonhando:
- Cachorro ofegante
- Mexer as patinhas
- Cachorro dormindo e abanando o rabo
- Cachorro tremendo
- Filhotes podem sonhar que estão mamando
- Olhos tremendo
- Espasmos corporais
O cachorro tem pesadelo?
Como as atividades cerebrais dos cães são bem similares às dos humanos, é previsível acreditar que o cachorro tem pesadelo também. Assim como o cachorro sonha com atividades da rotina, eles também podem experienciar pesadelos com os medos e traumas que habitam o inconsciente animal. Geralmente, quando estão tendo pesadelos, os cachorros apresentam movimentos mais intensos durante o sono, como se estivessem angustiados com algo. Você pode se deparar com o cachorro chorando enquanto dorme, rosnando e até latindo. Ele fica bem mais agitado que o normal e com o corpo rígido.
Durante um pesadelo, é importante tomar cuidado ao tentar acordar o cachorro dormindo, já que ele está em um momento de vulnerabilidade e pode se assustar, gerando até mesmo um ataque inconsciente. O recomendado é que o tutor evite tocar o animal e fazer movimentos bruscos perto dele. Você deve chamá-lo pelo nome de maneira suave, a uma distância considerada segura.