Os gatinhos adoram relaxar no sol enquanto passam o tempo tirando um cochilo. Contudo, com a onda de calor extremo que tem atingido o país, surge a dúvida: será que o gato sente calor? Apesar de não apresentarem sinais evidentes, como respiração ofegante e barulhenta, os gatos sentem calor e podem ficar extremamente desconfortáveis em dias mais quentes. Diante dessa preocupação, o Patas da Casa trouxe 10 dicas infalíveis de como refrescar gatos no calor para garantir o bem-estar deles.
Como saber se o gato está sentindo calor?
Se os felinos são animais tão discretos e sutis, como saber se o gato está sentindo calor? Quando a temperatura do dia ultrapassa os 25ºC, o comportamento felino muda e fica mais fácil perceber um gato com calor. Sintomas como inquietação, apatia, miado de gato excessivo, salivação intensa, respiração com a boca aberta e perda de apetite são sinais claros de um gatinho incomodado com o calor.
O que o calor pode causar no gato?
Como os felinos normalmente consomem menos água do que deveriam, o calor associado a falta de hidratação pode deixar o gato desidratado, uma condição séria que pode levar o pet a óbito.
Confira abaixo 10 dicas de como refrescar o gato com calor.
1) Gato com calor precisa de água fresca e geladinha
Quando pensamos em um gato com calor, a hidratação é o principal cuidado que os tutores precisam ter. Para evitar quadros de desidratação, é recomendado espalhar diversos bebedouros para gatos pelos cômodos, de preferência em locais que não bata sol para manter a água fresca. O tutor pode investir também na fonte de água para gatos, pois ela estimula os felinos a se hidratarem.
2) Toalha gelada pode ajudar quando o gato sente calor
Existem várias dicas simples que podem ajudar muito o gato com calor. Dentre elas, temos o velho e clássico truque da toalha. Basta pegar uma toalha de rosto ou corpo, molhá-la bem, tirar o excesso de água e passar no corpo do gato. Para deixar ainda mais refrescante, você pode colocar a toalha em uma saquinho plástico depois de molhar, e deixá-la durante uns 30 minutinhos na geladeira.
Mas atenção: se o gatinho não curtir o toque da toalha molhada no corpo, não insista. Respeite o espaço do felino e busque outra maneira de refrescá-lo para não deixar o gato estressado. Uma dica super bacana que costuma dar certo para refrescar os felinos é estender ou enrolar uma toalha geladinha em lugares que o gatinho curte descansar, assim evita o toque da toalha no molhada no corpo dele.
3) Congele água em formas e ofereça para o gato com calor beber
Para estimular o bichano a se hidratar, você pode fazer cubinhos de gelo diferentes. O tutor pode usar tanto as forminhas tradicionais de gelo quanto forminhas maiores, como de cupcake. Basta encher de água, colocar no freezer e, depois de congelado, inserir dentro de bebedouros. Assim, o gelo vai estimular as lambidas do gatinho e também a hidratação.
4) Gato sente calor e o tapete gelado pode ajudar a refrescar
O tapete gelado para gatos é uma ótima alternativa para os dias de calor. Super prático e eficiente, o tapete contém em seu interior um gel que, ao entrar em contato com o peso do animal, refrigera, proporcionando frescor para o pet. Ele costuma durar cerca de 3 a 4 horas, e após esse tempo, precisa de 30 minutos sem o peso do pet para voltar a fazer efeito. Lembre-se de jamais colocar o tapete gelado em contato com o sol, pois o intuito dele é justamente o contrário. Opte por locais da casa que sejam frescos e limpos.
5) Escovação regular refresca o gato com calor
O gato soltando muito pelo durante o verão é realmente um pesadelo. Como os bichanos têm tendência maior a perder pelos nessa época, o pelo de gato morto que fica “preso” no corpo do animal acaba aquecendo ainda mais o felino. Uma forma de evitar isso é escovar os pelos de gato diariamente para retirar essa pelagem incômoda.
6) Ofereça sachê gelado quando os gatos sentem calor
Quer saber o que fazer para refrescar o gato no calor e ainda deixá-lo muito feliz? Ofereça um sachê para gatos refrigerado. Além de ser composto de 80% de água, ótimo para hidratar o gato no verão, o aroma e sabor da ração úmida estimula o apetite do felino, sendo uma ótima opção para os dias em que o pet não está muito a fim de se alimentar devido ao calor.
7) Congele pastinha de atum e salmão para refrescar gato com calor
Por alguma razão, os felinos são completamente apaixonados por peixes, especialmente o atum. Portanto, uma forma de refrescar o felino enquanto ele se alimenta é oferecendo patê para gatos congelado. Assim como os sachês, os patês são ricos em água e vão proporcionar a hidratação do bichano. Além disso, como ele tem um formato mais sólido que os sachês, fica mais fácil congelá-los para serem oferecidos super geladinhos.
8) Gatos sentem calor e brinquedos congelados são estimulantes e refrescantes
Que tal congelar alguns brinquedos para gatos para que eles possam se refrescar enquanto se divertem? Basta escolher um brinquedinho que tenha a possibilidade de ser enchido com água, como os brinquedos de plástico. Depois de enchê-lo, coloque no freezer protegido por um saquinho plástico e, após congelado, ofereça para o gato com calor brincar e se refrescar.
9) Congele frutinhas e ofereça para o gato com calor
As frutas para gatos também são ótimas opções para refrescar os animais, especialmente se elas estiverem geladinhas. Mas o que gato pode comer? As frutas liberadas para os felinos são a melancia, morango, maçã, banana e pera. Um truque para deixá-las ainda mais refrescantes é colocá-las no freezer. Com certeza os felinos vão amar se deliciar com as frutinhas enquanto se refrescam.
10) Coloque bacias e baldes em lugares frescos para o gato se refrescar
Embora alguns gatinhos adorem brincar com a água, essa não é uma característica muito comum entre os felinos. Uma maneira de estimular o gatinho a brincar é espalhando bacias e baldes com água por cantos frescos da casa. Para tornar a brincadeira mais estimulante e atiçar o instinto do gato caçador, você pode colocar folhas e objetos que simulam uma presa dentro do recipiente.
Lembre-se que o banho em gato não deve ser dado no dia a dia, pois ele só é recomendado para casos específicos, como doenças de pele e sarna. Portanto, nem adianta procurar como dar banho em gato no verão, porque essa prática não é nada recomendada pelos veterinários, ok?