Se você já viu seu gato vomitando, com certeza já se questionou se esse é um comportamento normal ou pode indicar um problema de saúde. A frequência dos vômitos vão determinar isso: se o gato vomita com uma frequência alta, como todo dia, é importante ligar o alerta. Agora se os vômitos ocorrem de vez em quando, pode ser um sinal de bolas de pelos ou até mesmo um leve desconforto no sistema digestório - situações que podem até ser evitadas com cuidados específicos. Outra coisa também deve ser observada no gato vomitando é o aspecto do vômito, que pode ser de diferentes cores e texturas. O Patas da Casa reuniu algumas informações para te ajudar a saber quando é a hora de se preocupar com seu gato.
Gato vomitando: o que pode ser?
O motivo mais comum para um gato vomitando é a liberação de bolas de pelo que o pet engoliu durante a autolimpeza. Esse tipo de vômito de gato costuma tem uma consistência mais firme e pode ser facilmente reconhecido pela quantidade de pelos. No entanto, existem vários motivos que podem deixar o gato vomitando muito. Descobrir a causa do vômito de gato pode ser menos complicado do que você imagina. Além de observar o comportamento do gato (como apatia, falta de apetite e fraqueza, por exemplo), a coloração do vômito pode te ajudar a identificar a causa do problema. Veja a seguir:
- Espuma branca: esse aspecto costuma ser consequência de uma irritação no intestino, como a gastrite. Entretanto, o gato vomitando espuma branca também pode estar sofrendo com insuficiência hepática, diabetes e insuficiência renal;
- Coloração amarela: essa característica indica que o felino está expelindo bile, que se trata de um líquido que ajuda na digestão. O gato vomitando amarelo pode ser consequência de longos períodos em jejum, presença de parasitas ou ingestão de um corpo estranho.
- Coloração marrom: geralmente acontece com o gato vomitando ração. Marrom costuma ser a cor do alimento em que os bichanos consomem e isso pode ser consequência de um problema alimentar. A coloração ainda pode acusar doenças mais graves, como linfomas alimentares, gastrite e parasitas.
- Coloração vermelha: esse aspecto pode indicar que o gato está vomitando sangue. O que pode ser consequência de problemas de coagulação, tumores, úlceras estomacais e outras questões mais graves.
Seja qual for a característica, se os vômitos virarem rotina é super importante levar o gato no veterinário para um check-up. O gato vomitando sangue ou fezes se trata de urgência - ou seja, oferece risco à vida do animal - e precisa de atendimento imediato.
No geral, os vômitos também podem acusar alergias, regurgitação, insuficiência renal, complicações hepáticas, pancreatite e doença inflamatória intestinal. As mudanças na alimentação ou até mesmo a chegada de um novo animal em casa e o deslocamento para um novo lar também podem causar o vômito em gatos.
Gato vomitando muito: quando é a hora de levar o pet no veterinário?
Mesmo que em alguns casos a motivação do gato vomitando seja algo sem muita gravidade, até mesmo as bolas de pelo podem ser sintomas de alguma doença. Por isso, é importante saber quando levar o felino ao médico veterinário para investigar a situação. Quando os vômitos acontecem com grande frequência é muito válido que o pet seja levado para um check-up. A urgência é ainda maior caso ele esteja apresentando outras complicações, como diarreia, febre ou falta de apetite. Vale lembrar que muitas enfermidades possuem maior chance de recuperação caso sejam descobertas logo no início dos sintomas. Por isso, não espere a piora dos sintomas para buscar ajuda de um profissional.
Remédio caseiro para gato vomitando: é recomendado?
Para ajudar um gato vomitando muito, a primeira recomendação é não oferecer água e comida no momento em que o gatinho está passando mal. Um período de jejum é o ideal para que o bichano se recupere até que o estômago não esteja tão sensível. A dieta deve voltar a ser oferecida de forma branda.
Mas e quanto aos remédios caseiros para o gato parar de vomitar? O catnip ou erva do gato e outras graminhas para felinos costumam ser indicados como uma solução natural para acalmar o estômago dos felinos. No entanto, é recomendada apenas para vômitos esporádicos e que não apresentem sinais de gravidade.
Redação: Hyago Bandeira