Você já ouviu falar que Shih Tzu come fezes? Esse comportamento tem um nome: coprofagia canina. O ato de comer fezes - sejam as próprias ou de outros cães - é mais comum do que se imagina. Existem diversas causas que explicam esse comportamento, desde doenças até problemas comportamentais. Além de desagradável, a coprofagia canina pode ser perigosa para a saúde do cachorro. Esse comportamento pode acontecer com qualquer raça, mas acredita-se que cães como Shih Tzu têm mais tendência. O Patas da Casa conversou com a médica veterinária Raquel Rezende, que explicou sobre essa condição. Se você quer saber tudo sobre coprofagia canina (o que é, quais suas causas e o que fazer ao ver que o Shih Tzu come fezes), confira a matéria a seguir!
Coprofagia canina: o que é?
A definição exata de o que é coprofagia canina vem do latim: “copro” significa fezes e “fagia” significa ingestão. Ou seja: coprofagia canina é a ingestão de fezes. O cachorro que apresenta esse comportamento pode ingerir suas próprias fezes ou a de outro animal. O ato de comer fezes é nojento aos nossos olhos, mas esse não é o único problema. A coprofagia canina pode trazer alguns danos à saúde animal, como explica a veterinária Raquel Rezende. “A ingestão das fezes pode acarretar em transmissão de vermes intestinais ou bactérias, causando vômitos e diarreias”. As fezes do cachorro, se estiverem contaminadas com algum agente causador de doenças, pode deixar o animal bastante doente e, por isso, é muito importante impedir que o animal tenha esse comportamento.
As causas da coprofagia canina são muito variadas
Se o seu cãozinho (seja ele de outra raça ou um Shih Tzu) come fezes, você deve estar se perguntando o motivo. A verdade é que existem diversas possíveis causas para a coprofagia canina. Algumas doenças que alteram a fome e o sistema gastrointestinal do animal, por exemplo, podem ocasionar esse comportamento, assim como rações de má qualidade: “A causa pode ser fisiológica como, por exemplo, alterações gastrointestinais, alterações metabólicas, insuficiência na produção de enzimas digestivas, verminoses e dietas com baixo nível proteico”, explica a especialista. Ela conta ainda que a causa da coprofagia canina também pode ser de origem comportamental. Raquel cita que tédio, isolamento e tentativa de chamar atenção são alguns exemplos. Até mesmo o estresse e a ansiedade em cachorro podem despertar a coprofagia canina.
Por que Shih Tzu come fezes? Entenda por que acredita-se que certas raças têm predisposição
Muitas pessoas se perguntam por que o Shih Tzu come fezes com mais frequência que outras raças. A verdade é que não existe nenhuma comprovação de que a coprofagia canina tem relação com raças. Porém, alguns estudos mostram que cães do grupo Terrier ou Hound, em especial os de porte pequeno, têm maior propensão a esse comportamento. O cachorro Poodle, por sua vez, é um dos que têm menos chance de desenvolver coprofagia canina. Mas, como explicamos, ainda não existe nenhuma evidência específica, apenas hipóteses do por que Shih Tzu come fezes com mais frequência.
“Não há comprovação científica de que o Shih Tzu come fezes mais do que outras raças, porém isso pode acontecer nesta raça pois ela é criada principalmente em canis, tornando esse comportamento muito comum transmitido de geração em geração. Mas pode acontecer com outras raças também”, explica Raquel. Vale ressaltar que não quer dizer que o seu Shih Tzu com certeza vai comer fezes só por que acredita-se que a raça tem maior propensão.
Meu Shih Tzu come fezes: o que fazer para acabar com esse comportamento?
Sabendo o que é coprofagia canina e seus perigos, é importante entender como acabar com esse comportamento de vez. “Percebi que meu Shih Tzu como fezes: o que fazer agora?" O primeiro passo é levar o animal a um veterinário para ser avaliado. Descobrir por que o Shih Tzu come fezes é a melhor maneira de tratar a condição. Se a causa for de origem comportamental, é importante entender o que está desencadeando o estresse e ansiedade no animal. Se o motivo for tédio e tentativa de chamar atenção, é importante que o tutor evite deixar o pet muito tempo sozinho e disponibilize brinquedos interativos para os momentos em que estiver ausente. Deixar o cão com um parente ou amigo de confiança ou até mesmo contratar uma pet sitter pode ser uma boa ajuda.
Se alguma doença estiver causando a coprofagia canina, remédio específico deverá ser prescrito pelo veterinário. Durante o tratamento da coprofagia canina, o medicamento precisa ser ministrado corretamente, seguindo a orientação do especialista. Vale ressaltar que, para tratar coprofagia canina, remédio caseiro não existe. O ideal é sempre seguir as recomendações médicas. Pode ser necessário trocar a ração do cachorro, especialmente se a que estava sendo oferecida era pouco nutritiva. Também é possível encontrar em pet shops produtos que fazem o cocô ter um cheiro diferente que não atrai os cães, mas essa é uma medida de curto prazo. O ideal é saber por que Shih Tzu come fezes e atuar diretamente na causa. Por fim, é importante ter cuidado na hora de lidar com um cão que apresenta coprofagia canina. Não grite quando vir o animal comendo cocô, pois pode surtir o efeito contrário e o cão pode passar a ter esse comportamento ainda mais vezes.
Redação: Maria Luísa Pimenta
Edição: Mariana Fernandes