Ao ver seus pets interagindo, você consegue identificar quando se trata de gatos brigando ou brincando de brigar? Nem sempre é fácil diferenciar. A briga de gato às vezes parece uma brincadeira, enquanto a brincadeira pode parecer um pouco bruta mesmo quando é inofensiva. Para te ajudar a entender quando intervir e quando deixar rolar, reunimos algumas dicas para responder à pergunta "como saber se meus gatos estão brincando ou brigando?", que em algum momento já passou pela cabeça de todos os tutores de felinos. Confira!
Gato brincando ou brigando? Pesquisa tentou decifrar socialização dos felinos
Diferenciar gatos brincando de uma briga de gato é um desafio até mesmo para os cientistas - mas não por muito tempo. Uma pesquisa publicada em 2023 na revista Scientific Reports analisou vídeos de gatos de diferentes idades com objetivo de encontrar padrões nas interações entre os felinos. A conclusão do estudo foi de que existem três categorias de socialização - amigável, combativa e intermediária - e que as interações podem começar em uma categoria e passarem para outra conforme se desenrolam. Se você observar o gato brigando em um dia e sendo afetuoso no outro, não estranhe! Os pesquisadores também afirmam que uma interação isolada, seja ela boa ou ruim, não determina como será a convivência dos dois pets; a relação entre eles pode mudar a cada dia.
Briga de gatos ou brincadeira? Reconheça os sinais
Para quem tem mais de um gato em casa, é importante saber ler os comportamentos deles para evitar que se machuquem. Quando os gatos estão interagindo fisicamente como se estivessem lutando, mas sem emitir sons, provavelmente é uma brincadeira, especialmente se forem filhotes.
Já quando há pausas longas na interação, muitos miados e perseguição, pode ser que o que começou como brincadeira tenha se transformado em conflito. Outra observação importante é que, quanto mais recíproca for a interação sem que haja uma competição de fato, mais provável é que os gatos estejam brincando. No entanto, alguns desentendimentos leves de vez em quando fazem parte da convivência e não devem ser sinais de preocupação.
Gato briga e depois acaricia? Saiba quando intervir
Se você observa que os gatos se estranham e logo em seguida se acariciam e socializam, pode ser difícil entender como saber se os gatos estão brincando ou brigando e se eles se dão bem ou estão criando uma aversão um ao outro. Segundo a pesquisa, para ter certeza de que eles se dão bem e tiveram apenas um momento de estranhamento, você deve ficar atento a sinais de afeto como os dois se esfregarem com frequência, se lamberem, dormirem próximos um ao outro, compartilharem objetos e se cumprimentarem com orelhas eretas.
Por outro lado, sinais de que eles não se dão tão bem e de que os conflitos podem escalar são eles dormirem próximos mas sem contato físico, os momentos de carinho acabarem virando brigas e eles não trocarem carícias ou interações físicas recíprocas no dia a dia. Se sentir que é hora de intervir, um veterinário ou um adestrador podem dar boas orientações.