Adoção animal

Spitz Japonês: saiba tudo sobre o chamado "mini Samoieda"

Publicado - 13 Janeiro 2023 - 09h00

Atualizado - 27 Maio 2024 - 19h30

O Spitz Japonês é um dos exemplos mais famosos de cachorro japonês. Esse cãozinho de aparência fofa e peluda também é conhecido como “Mini Samoieda”, já que ele é muito parecido com a raça Samoieda. O cachorro Spitz Japonês pode não ser uma das raças mais populares, mas é, sem dúvidas, uma das mais animadas e apegadas à família. Com uma juba branquinha volumosa e um temperamento companheiro, o Samoieda Mini é um grande amigo para todas as horas. O Patas da Casa te explica a seguir tudo sobre o Spitz Japonês: personalidade, características físicas, origem, preço, cuidados, curiosidades e muito mais. Confira!

Mini Samoieda? Apesar do apelido, Spitz Japonês e Samoieda não têm parentesco

O cachorro Spitz Japonês é frequentemente chamado de “Mini Samoieda”. O Samoieda é uma raça originária da Sibéria que realmente lembra bastante o Spitz Japonês. Ambos têm uma pelagem volumosa super branquinha e fofinha. A diferença fica no tamanho, já que o Spitz Japonês é bem menor que o Samoieda (que pode chegar aos 56 cm e pesar até 30 Kg). Por isso, o cão japonês recebeu o apelido de Samoieda Mini.

Já que eles são tão parecidos, pode-se pensar que eles tenham algum parentesco em comum. Porém, a verdade é que a raça japonesa não tem nenhuma relação com a raça Samoieda. Spitz Japonês provavelmente se originou a partir do Spitz Alemão grande branco e do cão esquimó americano, enquanto o Samoieda tem o lobo cinzento como ancestral direto. Portanto, apesar do apelido de “Mini Samoieda”, Spitz Japonês e Samoieda não possuem nenhuma relação direta. O apelido é apenas uma forma carinhosa de se referir ao pet.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

O Spitz Japonês surgiu nos anos 1920

Já sabemos que o cachorro Samoieda Mini não tem relação com o Samoieda e surgiu a partir do grande Spitz Alemão branco. Mas como se deu a sua origem? A verdade é que pouco se sabe sobre a história da raça Spitz Japonês. Muitos registros de diversas raças foram destruídos durante a Segunda Guerra Mundial, incluindo os do Spitz Japonês. O que se sabe é que a raça foi criada no Japão por volta dos anos 1920 e se popularizou no resto do mundo na década de 1950. A principal teoria é que a raça Spitz Japonês surgiu do cruzamento entre Spitz Alemão branco grande e cão esquimó americano com o objetivo de criar um cachorro peludo de tamanho pequeno.

Spitz Japonês, Spitz Alemão, Spitz Finlandês… algumas raças são sempre confundidas

Assim como há a comparação entre “Spitz Japonês/Samoieda”, a raça do Japão também é frequentemente comparada a outros cães. As comparações mais comuns são “Spitz Japonês/Spitz Alemão” e “Spitz Japonês/Spitz Finlandês”. Apesar de o Spitz Japonês não ter relações com o Samoieda, ele tem sim uma familiaridade com o Spitz Finlandês e o Spitz Alemão (ou Zwergspitz). Spitz Japonês tem algumas características físicas bem semelhantes a essas raças, mas também existem diferenças. Algumas delas estão relacionadas ao porte do animal e ao tamanho do focinho: Spitz Japonês é maior que o alemão e seu focinho é mais pontudo.

Spitz Japonês: tamanho pequeno da raça chama atenção

Quando falamos de Spitz Japonês, tamanho sempre chama atenção. A raça é considerada de porte pequeno. A média de altura varia entre 30 cm e 38 cm, apesar de parecer um pouco maior por causa da camada volumosa de pelos típica do Spitz Japonês. Peso desse cão costuma ficar entre 5 Kg e 10 Kg. Algumas pessoas acreditam que existem variações da raça, como “Spitz Japonês Mini”, “Spitz Japonês Toy” ou “Spitz Japonês Grande”. Porém, todos esses termos não existem e há apenas um Spitz Japonês.

A raça tem uma aparência que lembra a de um lobo. As orelhas triangulares bem pontudas são traços marcantes do Spitz Japonês. Tamanho dos olhos costuma ser bem pequeno e eles sempre possuem uma cor preta bem intensa. Todas essas características fazem do cachorro Spitz Japonês um cãozinho compacto e muito fofinho.

 

Spitz Japonês em pé em gramado
O cachorro Spitz Japonês é muito ativo e adora brincar bastante

 

Spitz Japonês branco é a única cor de pelagem aceita

A cor de pelagem extremamente branquinha é uma das características mais marcantes do Spitz Japonês. Branco é a única cor aceita oficialmente pela raça. Por isso, não pense que existe Spitz Japonês preto, marrom, caramelo ou de qualquer outra cor. Além disso, não existe Spitz Japonês branco com manchas. Ele deve ser sempre completamente branquinho para ser considerado um cão da raça. A pelagem do Mini Samoieda é formada por uma dupla camada de pelos. A subcamada é mais densa e macia, enquanto a camada externa tem fios mais retos e arrepiados. O cachorro Spitz Japonês conta com fios lisos em todo o corpo, mas seu comprimento é longo na barriga e curto na cabeça, patas e orelhas.

Spitz Japonês: personalidade da raça é carismática e encantadora

  • Convivência

O Spitz Japonês é um cachorro extremamente divertido, brincalhão e alegre. Esse cãozinho é super apegado ao tutor e adora a sua companhia em todos os momentos. A raça Samoieda Mini é daquelas que não dispensa uma boa brincadeira no dia a dia. Por ser um cachorro muito inteligente, aprende truques com facilidade e se sai muito bem em circuitos de agillity. Apesar de ser um cãozinho agitado e animado, a tranquilidade sempre reina em uma casa com Spitz Japonês. Personalidade da raça permite que ele tenha esse equilíbrio.

Um traço importante da personalidade do Spitz Japonês é sua atenção frequente. Sempre atento a tudo que se passa ao seu redor, nada passa despercebido pelo olhar do Spitz Japonês. Pequeno no tamanho e grande na coragem, o cachorro dessa raça é um ótimo cão de guarda. Porém, mesmo com esse lado alerta, não é um cão que costuma latir muito, só se for incentivado desde pequeno.

  • Socialização

O cachorro Spitz Japonês não costuma ter problemas com estranhos. Porém, costuma ficar mais reservado na presença de alguém que ainda não conhece. Isso acontece porque ele é muito observador, então prefere ficar mais atento antes de se aproximar. Porém, depois que se sente à vontade, o Mini Samoieda passa a se divertir bastante com qualquer um. O mesmo comportamento vale com animais de estimação desconhecidos. Apesar de demorar um pouco a fazer amizades com novos pets, o Spitz Japonês adora ter uma companhia animal em casa.

Na verdade, adotar um segundo cão é uma ótima ideia, pois o Spitz Japonês é tão apegado ao tutor que pode se sentir mal e até desenvolver ansiedade de separação se ficar muito tempo sozinho. A companhia de outro pet pode ajudá-lo a se sentir menos solitário. Socializar cachorro Spitz Japonês desde filhote é fundamental. Felizmente, a raça Spitz Japonês passa pela socialização com muita facilidade.

  • Adestramento

O adestramento de cães Spitz Japonês é muito indicado para melhorar alguns comportamentos do animal. O cão dessa raça é super inteligente e obediente, além de gostar de agradar o tutor. Por conta de todos esses fatores, o Spitz Japonês é uma raça fácil de treinar. Aposte no adestramento positivo e ofereça recompensas (como petiscos e carinhos) sempre que ele acertar um comando. O ideal é adestrar cachorro quando ele ainda é um filhote de Spitz Japonês, pois os resultados são mais positivos.

Curiosidades sobre a raça Spitz Japonês!

  • O Spitz Japonês também é chamado de Spitz Inu no Japão. “Inu” significa “cachorro” em japonês, o que explica o nome de outra raça de cachorro japonesa, o Akita Inu.
  • O cachorro Spitz Japonês foi mostrado pela primeira vez para as pessoas em 1921.
  • Nos Estados Unidos, a raça Spitz Japonês não é reconhecida oficialmente. Esse cachorro é considerado um cão esquimó americano.

 

Cão Spitz Japonês no colo de mulher
A raça Spitz Japonês é uma companhia ideal para todas as idades e é tranquila dentro de casa

 

Cuidados com o cachorro Spitz Japonês

Pelagem: A raça Spitz Japonês tem pelos muito longos que precisam ser escovados com frequência para evitar que eles embaracem e formem nós. O recomendado é escovar pelo menos a cada dois dias. Já o banho de cachorro Spitz Japonês pode ser dado a cada dez dias, podendo variar dependendo do nível de sujeira do animal.

Orelhas e dentes: É muito importante limpar as orelhas do cachorro com certa frequência para evitar doenças como a otite. O acúmulo de sujeiras pode ser um grande problema na região, então sempre cheque a orelha do cachorro. Além disso, escove os dentes do Spitz Japonês com regularidade para evitar doenças como o tártaro.

Unhas: Outro cuidado importante com o Mini Samoieda é cortar as unhas do cachorro com frequência. Durante as brincadeiras e momentos de carinho, o cãozinho pode ficar agitado e acabar arranhando o tutor sem querer se suas garras estiverem muito grandes. Por isso, sempre que as unhas começarem a ficar muito afiadas, dê uma aparada.

Exercícios físicos: O Spitz Japonês é uma raça de cachorro ativa e que precisa gastar sua energia de maneira saudável. A falta de atividades físicas pode deixar o animal estressado e até mesmo com comportamentos de cachorro destruidor. Por isso, tenha uma rotina de exercícios diária. Saia para passear com cachorro, faça brincadeiras dentro e fora de casa e aposte em brinquedos interativos para cães.

Quanto tempo vive um Spitz Japonês? Saiba mais sobre a saúde da raça

A raça Spitz Japonês não tem predisposição a problemas de saúde. A média de quanto tempo vive um Spitz Japonês pode ser bem alta se ele receber os cuidados essenciais a qualquer cão: vermífugos e vacinas para cachorro em dia, visitas frequentes ao veterinário e check-ups regulares. Porém, é importante ter uma atenção especial aos olhos do cachorro Spitz Japonês, pois eles podem sofrer com lacrimação. Além disso, a luxação de patela também é um problema recorrente, então é bom ficar alerta. No geral, a média de quanto tempo vive um Spitz Japonês é de cerca de 15 anos.

Samoieda Mini: preço da raça pode chegar aos R$ 5.000

Com tantas qualidades, é difícil resistir à vontade de ter um Spitz Japonês! Preço da raça precisa ser bem avaliado antes de comprar, pois ele pode variar de acordo com alguns fatores, principalmente relacionados à linhagem do animal. Mas afinal: qual valor do cachorro Spitz Japonês? Quando falamos de um Spitz Japonês filhote, preço costuma ficar entre R$ 2.000 e R$ 5.000.

Essa média pode sofrer algumas variações, mas fique bem atento na hora de comprar o Spitz Japonês. Venda da raça a preços muito abaixos do mercado pode ser um alerta de problema. O lugar que está vendendo pode não ser de confiança, então investigue bem o canil. Spitz Japonês precisará ainda de outros gastos, como itens essenciais, brinquedos, banho, consultas médicas, entre outros. Portanto, leve sempre tudo isso em conta antes de comprar um cão para ter certeza de que você pode oferecer uma vida saudável e de qualidade ao seu Spitz Japonês.

Raio-X do Spitz Japonês

Origem: Japão
Pelagem: Dupla camada, com subpelos densos e macios e pelos retos e arrepiados.
Cores: Branco
Personalidade: Ativo, brincalhão, amigável, amoroso e alerta
Peso: Entre 5 Kg e 10 Kg
Altura: Entre 30 cm e 38 cm
Expectativa de vida: 15 anos

Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Mariana Fernandes

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Cachorro

Cachorro idoso: 6 brincadeiras para manter o ritmo de atividades físicas e mentais na terceira idade canina

Cuidar de um cachorro idoso não é tão difícil quanto parece. É claro que o cãozinho vai exigir mais atenção, principalmente em relaç...

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Ver todas