O tapete higiênico para cachorro é um acessório que não pode faltar na casa de quem tem um bichinho de estimação. É ele que vai servir como o banheirinho do pet, ajudando a evitar sujeiras espalhadas pela casa e o mau cheiro deixado pelo cocô e xixi de cachorro. O único problema é que, para quem prefere soluções mais ecológicas e sustentáveis, o tapete higiênico pet pode gerar muito lixo, principalmente quando é feito de um material descartável e exige trocas mais frequentes.
Então como substituir o tapete higiênico para cachorro por uma opção menos prejudicial ao meio ambiente? Será que existem bandejas sanitárias semelhantes às caixas de areias para gatos? Como funcionam os tapetinhos laváveis e quais as vantagens? Saiba tudo sobre o assunto a seguir!
Tapete higiênico para cachorro: quais são os modelos disponíveis?
Não existe apenas uma, mas duas versões diferentes de tapete higiênico. Cachorro pode usar o modelo descartável, que é mais prático e vem em pacotes que duram cerca de um mês, ou o modelo lavável, que é mais ecológico, porém precisa ser lavado todos os dias.
Para definir qual é a melhor opção para você e para o seu amigo de quatro patas você deve estabelecer quais são as suas prioridades. Se for em prol da sustentabilidade, o tapete higiênico para cachorro lavável certamente é a melhor opção. Afinal, é só lavar para reutilizar e você não vai despejar uma grande quantidade de material no lixo diariamente. Em questão de economia e durabilidade, essa também é a opção mais recomendada.
Por outro lado, quem procura um tapete higiênico para pet que seja mais fácil de limpar - seja por falta de tempo ou qualquer outro motivo -, talvez a opção descartável atenda melhor.
Tapete higiênico para cachorro lavável: 5 vantagens do acessório e como usar
1) É uma opção sustentável. Como você não vai precisar descartar o material todos os dias porque ele pode ser reaproveitado, isso acaba gerando menos lixo e, consequentemente, vai evitar maiores estragos ao meio ambiente.
2) O tapete higiênico pet lavável dura bastante tempo. Diferente do modelo descartável, você vai poder aproveitar o mesmo tapetinho por cerca de 200 lavagens. Na prática, significa que o tapete lavável dura entre 6 meses e um ano.
3) Tem diferentes formas de lavagem. Apesar de não ser a versão mais prática justamente porque precisa ser lavada constantemente, você pode optar por simplesmente colocar o tapete na máquina de lavar ou fazer isso à mão. O ideal é que o item fique de molho em um balde por 30 minutos antes da higienização.
4) É mais econômico do que o tapete higiênico pet descartável. Pensa em quanto dinheiro se gasta com os pacotes de tapetinhos! Se você gosta de economizar, o modelo lavável é a opção mais barata e certamente vai fazer uma diferença no final do mês.
5) Tem várias estampas. Existem diferentes tipos de tapete higiênico lavável. Cachorro pode usufruir de um modelinho que imita uma grama ou qualquer outra coisa do tipo, por exemplo. Basta escolher a estampa que é mais a cara do seu amigo!
E como usar esse tipo de tapete higiênico? Cachorro precisa de ajuda? Na verdade, a parte de como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo é sempre a mesma: basta escolher o melhor lugar pro banheirinho dele, e fazer treinamentos constantes até ele aprender. O reforço positivo ajuda muito! Além disso, outra dica é ter pelo menos três tapetes higiênicos para revezar.
Além do tapete higiênico lavável, cachorro pode usar um sanitário higiênico
O tapete higiênico para cachorro lavável não é a única opção sustentável por aí! As bandejas sanitárias - também chamadas de sanitários higiênicos - são outra alternativa possível. Aqui você não vai precisar utilizar nada além de um recipiente quadrado ou retangular, que é o lugar onde seu doguinho vai usar para fazer suas necessidades. Geralmente esses modelos de sanitários vêm com uma espécie de bandeja com vários furinhos, de forma que o xixi penetra os buracos e a superfície fica “limpa”. É importante lavar o acessório regularmente com água e sabão para evitar mau cheiro.
Redação: Juliana Melo