Colocar uma tela de proteção para gatos nas janelas, portas e varandas é um dos primeiros cuidados a serem tomados antes de levar um bichinho para casa. Os felinos têm o hábito de explorar os lugares mais inusitados do lar, e um dos seus cantinhos preferidos costuma ser a janela ou qualquer outro cômodo em que seja possível ver a rua e a vizinhança. Por esse motivo, a tela para gatos é uma forma de garantir a segurança do seu amigo, evitando uma possível queda e até mesmo fugas do gato.
Ou seja, a tela para gatos não serve apenas para janelas, mas para qualquer lugar que dê acesso às ruas, de uma maneira geral. Para entender melhor sobre o assunto, o Patas da Casa preparou uma matéria especial sobre diferentes tipos de tela de proteção para gatos: quintal, janela, varanda e outros ambientes devem estar preparados para proteger seu pet.
Tela de proteção para gatos: saiba quais são os modelos disponíveis
Existe não apenas um, mas vários tipos de tela para gatos. A escolha de cada uma vai depender principalmente do espaço que você deseja telar, mas também do comportamento do seu amigo de quatro patas. Além da clássica porta de tela para gatos - que, como o próprio nome já sugere, é indicada para colocar na porta de um ambiente -, as clássicas redinhas de proteção não podem ser deixadas de lado, tanto para quem vive em apartamentos como para quem vive em casa (seja ela com ou sem quintal).
As versões podem variar de acordo com o material e dimensão, da seguinte forma:
Material:
- Polietileno: é um tipo de plástico bem resistente. Ele é totalmente impermeável, resistindo às mudanças climáticas e do tempo, e tem uma alta durabilidade. É o mais indicado para ambientes externos, como varandas, sacadas e quintais.
- Poliamida: também conhecido como nylon, esse é o material mais popular e barato para ser instalado em ambientes internos. Com essa tela para janela, gatos ficam protegidos, mas como a sua durabilidade é menor, é importante trocar as telas sempre que elas estiverem muito desgastadas.
As telas para gatos de arame também já foram muito populares por causa da sua resistência. No entanto, elas devem ser evitadas porque costumam machucar as patas do animal e prendê-las. Além disso, elas enferrujam com o tempo e podem, inclusive, causar tétano. Por isso, é bom não errar na hora de escolher a melhor tela para gatos.
Dimensões:
- 3x3: o tamanho dos furos da rede é de 3 centímetros. É ideal para filhotes de gato ou para animais mais arteiros que têm o hábito de roer as coisas, pois como o tamanho do buraco é menor, o gatinho não consegue colocar o focinho para fora.
- 5x5: o tamanho dos furos da rede é de 5 centímetros. É ideal para animais adultos ou idosos e que tem um temperamento mais tranquilo.
Tela de proteção para gatos: quintal e muro também precisam do acessório
Ambientes externos também devem ser telados. Por isso, se você está se perguntando como telar quintal para gatos ou como telar muro para gatos, saiba que isso é totalmente possível, mas é algo que deve ser feito por um profissional. Existem empresas especializadas que realizam esse tipo de serviço, mas certifique-se de que o preço não é muito baixo do mercado e que há garantia. Isso também vale para a instalação de rede de proteção nas janelas de casa.
Geralmente, a tela para gatos em áreas externas são moldadas de acordo com a estrutura do ambiente, por isso não é qualquer um que pode fazer isso. No caso de quintais, por exemplo, uma forma de firmar essa estrutura é instalando tubos de PVC inclinados para dentro de casa em toda a extensão do muro e, em seguida, acrescentar as redes em toda a superfície. Assim os gatos têm essa “barreira” que impede que eles alcancem o outro lado. Já em varandas e sacadas, a tela de proteção para gatos deve cercar todo o comprimento do espaço.
Redação: Juliana Melo