O Pitbull é um cachorro que chama a atenção por onde passa. Ele tem um porte imponente, e é bem forte e musculoso, podendo intimidar muita gente. Mas você sabia que nem todo Pitbull que a gente vê por aí é, de fato, um Pitbull? Existem vários tipos de Pitbull, e isso pode causar certa confusão na distinção entre as raças. São cães que até fazem parte do mesmo grupo do Pitbull, mas que não necessariamente pertencem à raça original, que é o American Pitbull Terrier. Entenda a seguir!
American Pitbull Terrier é o único tipo de Pitbull “oficial”
Quando falamos do Pitbull, a raça a qual nós estamos nos referindo é o American Pitbull Terrier. De acordo com dados da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), esses cães são originários dos Estados Unidos, têm um porte médio, pelagem curta e musculatura bem definida. A raça mede entre 45 e 53 cm de altura, e pesa de 15 a 27 kg. Pode ter qualquer cor ou combinação de cores, exceto o cachorro merle.
Em questão de comportamento, o American Pitbull Terrier gosta de agradar e é um excelente cão de companhia. Ele se apega com facilidade aos humanos e está longe de ser uma boa opção de cão de guarda por isso. Inclusive, poucas pessoas sabem, mas o Pitbull se dá bem com crianças e era muito usado como cachorro-babá em alguns países.
O comportamento agressivo não faz parte das características da raça, mas a maneira como o Pitbull é criado pode influenciar na personalidade dele. Ou seja, se for um cachorro criado com reforços positivos e carinhosamente, ele será muito dócil. Mas, se for criado com punições, castigos e reforços negativos, pode se tornar reativo.
E quais são os tipos de Pitbull mais confundidos com a raça?
Os “tipos de Pitbull” englobam diferentes raças que vão muito além do American Pitbull Terrier. Eles podem até compartilhar algumas semelhanças físicas, mas não são exatamente iguais e por isso não pertencem a uma raça única. Veja abaixo quais os tipos de Pitbull mais comuns e aprenda a diferenciá-los!
1) American Bully
Dos tipos de Pitbull, American Bully é um dos mais confundidos com o American Pitbull Terrier. Uma das prováveis causas disso tem a ver com a origem do cãozinho. Acredita-se que ele seja uma mistura de várias raças, dentre elas o American Pitbull Terrier, o American Staffordshire Terrier e o Bulldog Americano.
O American Bully é um dos tipos de Pitbull com diferentes portes. Ele é dividido em micro, pocket, classic, standard, extreme e XL. A altura varia de 33 a 58 cm, enquanto o peso pode chegar a 50 kg. É um cão amigável, mas com personalidade forte. Ele costuma ser receptivo e amistoso, mas ao mesmo tempo é sinônimo de proteção e fidelidade aos donos.
2) American Staffordshire Terrier
Conhecido também como Amstaff, o American Staffordshire Terrier também tem origem nos Estados Unidos e foi criado para ser um cão de luta. Acredita-se que ele tenha surgido a partir do cruzamento entre o Bulldog e o Black-and-Tan Terrier com outras raças.
Em questão de tamanho, o Amstaff tem porte médio e alcança de 43 a 48 cm de altura. Já o peso é de aproximadamente 18 a 32 kg. É um cachorro com a cabeça mais larga e o rosto mais arredondado do que os outros tipos de Pitbull, e que costuma ser menor do que o Pitbull Terrier. Sobre a personalidade, o American Staffordshire é dedicado, brincalhão e um tanto teimoso. Ele precisa de estímulos positivos e muito carinho para se comportar bem!
3) Staffordshire Bull Terrier
De origem britânica, o Staffbull — ou Staffordshire Bull Terrier — é mais um dos tipos de Pitbull que merecem entrar na lista. A raça surgiu no século XIX, entre a cidade de Birmingham e o condado de Staffordshire. É um cão que provavelmente descende do cruzamento de cães do grupo Terrier e Bulldogs.
O Staffordshire Bull Terrier é um cachorro de porte médio com altura entre 35,5 cm a 40,5 cm. Já o peso varia de 11 kg a 17 kg. Ou seja, ele também é um pouco menor do que o American Pitbull original. Por outro lado, tem o maxilar largo, pescoço curto e tronco forte. Quanto à personalidade, é dócil, fiel e inteligente. Inclusive, é uma das raças que mais se dá bem com crianças e que também já foi “nanny dog”.
4) Boxer
O Boxer não é um tipo de Pitbull, mas há quem o confunda com um. Esse cão tem origem alemã e tem como ancestrais diretos cães como o Bullenbeisser — o Bulldog Alemão — e o Mastim Inglês, outro cachorro forte e musculoso. A raça fazia sucesso em competições, mas também desempenhava várias funções importantes como cão de guarda e cão-guia.
O cachorro Boxer tem um porte grande. No quesito altura, ele pode medir de 53 a 63 cm e, quando o assunto é peso, ele fica na faixa entre 25 e 35 kg. O Boxer também sofre com o mesmo estigma dos Pitbulls, que é de um cachorro bravo por causa da carinha rabugenta. Porém, é um cão brincalhão, divertido e atrapalhado — mas que tem certo instinto de proteção e que precisa ser devidamente adestrado e socializado.
5) Bulldog Americano
Outro cachorro que não é considerado um tipo de Pitbull, mas que pode causar certa confusão por causa da aparência atlética e imponente é o Bulldog Americano. Como o próprio nome já diz, ele é um dos tipos de Bulldog e que teve origem nos Estados Unidos. É o maior do seu grupo e foi reconhecido pelo United Kennel Club recentemente, em 1999.
O maior dos Bulldogs é um cachorro de porte médio para grande. Ele pode medir de 50 a 71 cm e pesar de 27 a 58 kg. Tem a cabeça grande e quadrada, além de uma personalidade protetora, independente e leal. O Bulldog Americano é considerado um ótimo cão de guarda e é muito inteligente, mas precisa ser devidamente treinado pela família.
6) Dogo Argentino
Apesar de não ser um dos tipos de Pitbull, o Dogo Argentino é muito confundido com esse grupo de cães. Isso acontece porque ele é alto, forte e robusto, e teve influência de algumas raças Terrier no seu desenvolvimento. Acredita-se que o Dogue Alemão, Bulldog Inglês, Boxer, Bull Terrier, Mastiffs e outras tenham participado da criação do Dogo.
Mas, comparado aos tipos de Pitbull, o Dogo Argentino é bem maior! Esse cachorro grande pode medir de 60 a 68 cm de altura, e pesar até 45 kg. Ele é atlético e musculoso, mas um detalhe importante é que a única cor aceita é o branco. De aparência séria e intimidante, o Dogo Argentino é conhecido por ter uma personalidade sensível, amorosa, fiel e corajosa.
7) Pit Monster
Já ouviu falar no Pit Monster? Essa é uma raça que ainda não é reconhecida oficialmente lá fora, mas que alguns órgãos nacionais, como o América Latina Kennel Club (ALKC), registraram como um tipo de cachorro brasileiro. Considerado um cão molosso, o Pit Monster foi desenvolvido no final do século XX e tem influência de raças como o Bulldog Americano, do Pitbull e do American Bully.
Ele mede de 45 a 65 cm de altura e pesar acima de 40 kg para fêmeas; e acima de 50 kg para machos. Por causa da aparência robusta, há quem pense que o Pit Monster é perigoso e bravo. No entanto, tudo isso dependerá da maneira como ele for criado. A personalidade da raça, no geral, tende a ser sociável, protetora e carinhosa com a família. Porém, é um cão que, assim como outros da lista, precisa de adestramento e socialização desde cedo.
8) Vira-lata
Acredite se quiser, mas o vira-lata é outro cachorro que também é facilmente confundido com um tipo de Pitbull. Afinal, vira-latas são aqueles cães que derivam da mistura de várias outras raças. Isso significa que se você cruzar duas raças tipo Pitbull diferentes, como o American Bully e o American Pitbull Terrier, o resultado vai ser um cachorro vira-lata com características típicas de um Pitbull.
Por esse motivo, não se engane ao se deparar com um cachorro que parece Pitbull, mas que não tem o pedigree comprovado. É bem provável que, nesse caso, seja um cãozinho misturado e que, portanto, pode ser uma caixinha de surpresas (especialmente no quesito “temperamento”).