O banho de gato, em que o animal usa a própria língua para se higienizar, é muito importante na rotina da espécie. Porém, nem sempre a autolimpeza é suficiente e a tosa higiênica em gatos é necessária. Esta prática, que consiste em tosar gatos em regiões estratégicas do corpo, ajuda a manter a pelagem dos bichinhos limpa e a aliviar o calor em lugares e dias quentes - indicado especialmente para gatos de pelagem longa.
Abaixo, o Patas da Casa te explica melhor quando pode cortar pelo de gato e quais são os benefícios da tosa higiênica.
Tosa higiênica em gatos: para que serve?
Basicamente, existem dois tipos de tosa em gatos: a tosa tradicional, quando toda a pelagem do felino é aparada de maneira uniforme, e a tosa higiênica, que consiste em aparar apenas partes específicas do corpo do animal, como a barriga, as almofadinhas, a parte inferior das patas, a área ao redor dos olhos e a região íntima. Esta última pode trazer diversos benefícios para o felino — especialmente, para gatos peludos que vivem em lugares quentes.
Quando feita corretamente, a tosa higiênica em gatos traz mais conforto para o bichano e ajuda a manter a sua pelagem livre de sujeiras indesejadas (incluindo as próprias fezes e urina do animal). Tosar gatos também reduz a formação de bolas de pelo e, consequentemente, os vômitos causados pelo acúmulo de fios no sistema digestivo.
Quando a tosa higiênica em gatos é necessária?
Na dúvida se pode tosar gato? Converse com um veterinário. Com base nas condições de saúde, rotina e raça do seu pet, o profissional poderá recomendar — ou não — o procedimento. Em geral, a tosa higiênica em gatos é indicada para felinos que têm muito pelo e/ou que vivem em lugares com altas temperaturas. Raças como Maine Coon, Angorá, Persa e Ragdoll são ótimas candidatas para esse tipo de cuidado.
Tosa higiênica: gato deve ter a pelagem aparada por um profissional
É comum e até esperado que o gato tosado se sinta desconfortável durante o procedimento. Mesmo os pets mais tranquilos podem se assustar com o barulho da máquina e a proximidade da tesoura. Por isso, é fundamental que a tosa higiênica seja realizada por um tosador profissional.
O ideal é fazer a tosa em gatos em um pet shop especializado. Mas, em casos de atendimento domiciliar, você pode adotar algumas medidas para tornar o momento menos estressante para o felino. Confira nossas dicas:
- Escolha um cômodo calmo, silencioso e, se possível, sem a presença de outros animais;
- Dê preferência ao uso da tesoura e deixe a máquina para momentos de extrema necessidade;
- Tente acostumar o gatinho ao ritual de tosa desde filhote;
- Não utilize calmantes (exceto por orientação do veterinário).