Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, é comum que alguns tutores acreditem que a tosa de cachorro é a melhor forma de garantir o conforto do animal. O que poucos sabem é que, para algumas raças, essa simples atitude pode trazer resultados contrários ao esperado. Isso porque nem sempre os pelos volumosos são sinônimo de um cachorro com calor. Para entender um pouco mais sobre o assunto, o Patas da Casa reuniu os principais efeitos de tosar cachorro no verão e quais raças não devem ser tosadas de maneira alguma. Veja só!
A tosa de cachorro no verão é adequada?
Se engana quem pensa que tosar cachorro é a única forma de aliviar o calor do seu pet durante o verão, especialmente quando se trata de cães peludos. Embora ela seja uma boa saída para combater as pulgas e os carrapatos - que são parasitas comuns nessa época devido à alta temperatura e umidade -, a tosa de cachorro não é a garantia de que o seu amigo se sentirá mais confortável durante a estação. Na verdade, o procedimento pode expor o animal a níveis de superaquecimento. Ou seja: o calor pode gerar diversas queimaduras na pele no seu amigo e causar bastante incômodo. Por esse motivo, é importante consultar um médico veterinário e avaliar as características e necessidades do seu pet para não realizar o procedimento de maneira inadequada, colocando a saúde do cachorro em risco. Além disso, é importante evitar o impulso de tosar cachorro em casa e, assim, garantir que o procedimento será feito da maneira correta.
Tosar: Chow chow é uma das raças de cachorro que não devem ser tosadas
Esqueça aquela velha ideia de que uma pelagem volumosa pode resultar em um cachorro com calor. Acontece que, diferente dos humanos, os cães não transpiram por todo o corpo, o que invalida a teoria de que os pelos são os grandes responsáveis pelo desconforto do animal durante os meses mais quentes. Além disso, a pelagem do cachorro possui a função de isolante térmico, o que impede que a alta temperatura e a ação dos raios solares machuquem a sua pele ou gerem a sensação de calor. Por isso, quem possui um cãozinho com pelos duplos, como o Chow Chow, Akita e Spitz Alemão, deve ficar atento: a tosa de cachorro no verão não é uma boa ideia. Para eles, os pelos funcionam como proteção e o corte pode desencadear uma alopecia - que faz com que os fios não cresçam novamente. Por outro lado, raças de cachorro como Poodle, Lhasa Apso, Shih Tzu, Maltês e Yorkshire se beneficiam muito da tosa no verão. Então, já sabe, né? Nada de tosar o seu amigo nessa época sem antes consultar um especialista!
Veja algumas dicas de como cuidar do cachorro com calor
Embora a tosa de cachorro seja a opção mais procurada para amenizar o calor, existem outros cuidados que podem contribuir para o alívio do seu amigo. Escovar os pelos, por exemplo, é um deles. Justamente por não ser recomendado a tosa de algumas raças de cachorro no verão, a escovação é necessária para ajudar a eliminar os fios mortos e o acúmulo deles, garantindo o conforto do pet. Outro hábito que pode ajudar no alívio do cachorro com calor é deixar água fresca sempre à disposição. Nesse caso, vale apostar em um bebedouro ou colocar algumas pedrinhas de gelo no pote de água do animal. Além disso, é importante que o tutor tenha em mente que uma casa arejada é fundamental durante a estação. Sendo assim, abra as janelas e ligue o ventilador sempre que for possível e o seu cãozinho estiver por perto, ok?
Redação: Úrsula Gomes