A tosse de cachorro, especialmente durante as épocas mais frias do ano, é um problema super comum. No entanto, é fundamental que os tutores estejam atentos a esse sintoma que, embora pareça inofensivo, pode ser indicativo de um grave problema para o coração do peludo. A grande questão é que identificar a origem do problema pode ser mais difícil do que parece. Afinal, como é a tosse de cachorro com problemas no coração? Quando os tutores devem ligar o alerta e levar o cão ao veterinário?
Para ajudar a compreender como a tosse em cachorro com problemas cardíacos se manifesta no animal, o Patas da Casa conversou com a veterinária cardiologista Bruna Braga. Confira!
Principais causas da tosse de cachorro
A tosse de cachorro é um dos principais sintomas da gripe canina, uma condição que atinge as vias respiratórias do animal e que é muito comum durante o inverno devido às baixas temperaturas. Porém, embora a gripe seja uma das doenças de cachorro mais comuns no inverno, a tosse também pode estar relacionada a várias outras condições de saúde.
Então o que pode ser a tosse de cachorro? A veterinária Bruna Braga deu mais detalhes sobre a tosse de cachorro e o que pode ser: “A tosse nos cães é uma manifestação clínica que pode ser causada por diversos problemas de saúde, como infecções (especialmente a gripe canina), alergias e inflamações das vias aéreas, pneumonia em cachorro, colapso de traqueia, verminoses (principalmente o verme do coração) e cardiopatias.”
Como diferenciar a tosse de cachorro que indica problemas no coração de outras doenças?
Agora que você já sabe as principais causas desse sintoma, é hora de descobrir quando o cachorro tossindo representa um problema grave para a saúde do peludo, como por exemplo, no caso da cardiopatia em cães. “Nos cães com problemas cardíacos, a tosse muitas vezes se parece com um "engasgo", podendo ser do tipo seca (quando não produz secreção) ou produtiva (quando se tem produção de secreção). Na tosse produtiva, às vezes é expelida pela boca uma secreção esbranquiçada e espumosa, sendo confundida com vômito. Os cardiopatas geralmente tossem a qualquer momento do dia, porém em determinadas situações a tosse pode se intensificar, como em horas de maior agitação, durante exercícios, à noite e em dias mais frios.”, explicou Bruna.
Ou seja, quando o cachorro começa a tosse como se estivesse engasgado, isso provavelmente indica que ele tem algum problema no coração, mas apenas um médico veterinário é capaz de diagnosticar doenças cardíacas em cães. Por isso, se você percebeu qualquer manifestação parecida com a citada pela Bruna, é hora de ligar o alerta e levar o pet para uma consulta, ok?
Tosse de cachorro: quais são as principais doenças associadas a problemas do coração?
Um perigo para a saúde do cachorro, as cardiopatias são doenças do coração que podem ter relação com a idade do peludo ou a genética. Dentre as principais condições que afetam o coração e provocam a tosse em cachorro, podemos destacar:
- Cardiomiopatia dilatada em cães
- Cachorro com sopro no coração
- Doença degenerativa valvar mitral
- Hipertensão
- Cardiopatia congênita
Tosse em cachorro: conheça os sintomas associados a problemas cardíacos
A tosse de cachorro, quando associada a problemas do coração, pode apresentar outros sintomas que devem servir de alerta para o tutor. Dessa forma, é muito importante estar atento ao comportamento canino e tomar uma providência o quanto antes, pois apesar das doenças no coração serem assustadoras para os tutores, com tratamento adequado e acompanhamento veterinário, o peludo pode viver uma vida tranquila e saudável.
De acordo com a Bruna, os principais sintomas associados a problemas cardíacos são: “Além da tosse, existem outros sintomas que podem chamar a atenção para um problema cardíaco, como o cansaço excessivo sem causa aparente, intolerância à exercícios, dificuldade respiratória, cianose, barriga maior que o normal, desmaios, pouco apetite e emagrecimento progressivo.”
Então se você notar um cachorro ofegante tossindo muito e mais cansado do que o normal, busque auxílio de um profissional da saúde para que ele indique qual tratamento seguir e o que é bom para tosse de cachorro.
Como tratar tosse em cachorro?
A veterinária Bruna alertou os tutores sobre os riscos de automedicar o pet e nos disse o que é bom para curar tosse de cachorro: “Quando um cãozinho está com tosse, não se deve dar xarope ou tentar outras receitas, pois como foi dito, a tosse tem várias causas e, para cada uma delas, um tratamento diferente. Além disso, em algumas situações, suprimir a tosse pode ser prejudicial para a saúde animal, pois a tosse é um mecanismo de defesa do organismo para eliminar secreções. Dessa forma, somente o médico veterinário pode estabelecer o diagnóstico e melhor tratamento para a tosse.”
Pode dar xarope de tosse para cachorro?
Apesar dos humanos tomarem xarope antiexpectorante para combater a tosse, em hipótese alguma o tutor pode dar xarope de tosse para cachorro sem a orientação de um médico veterinário. Isso porque o remédio para tosse de cachorro vai depender da causa subjacente do problema.
Qual antibiótico é bom para tosse de cachorro?
Se a tosse não tiver nenhuma relação com doenças cardíacas, mas com infecções respiratórias como a faringite, é possível tratar o pet com antibióticos, mas lembre-se que o veterinário é o único que deve diagnosticar o animal e indicar qual antibiótico é bom para tosse de cachorro.