O comportamento do gato é movido por diferentes fatores. Às vezes pode ser o instinto selvagem do animal falando mais alto; e às vezes a explicação pode vir de uma associação bastante inesperada. No caso de um gatinho que te segue pela casa, existem muitas razões - e uma delas com certeza vai te deixar ainda mais apaixonado pelo seu pet.
Quer descobrir por que seu gato te segue por todo canto e é praticamente sua ‘sombra’? O Patas da Casa foi atrás de respostas e te conta tudo que você precisa saber sobre esse curioso hábito felino a seguir!
Gato segue o dono pela casa porque faz uma associação inusitada
Mesmo que os bichanos tenham fama de desapegados e reservados, a gente sabe que o amor de gato pode se manifestar de muitas maneiras. Uma delas é justamente quando o pet te segue pela casa.
Algumas pessoas podem se sentir desconfortáveis, mas uma possível explicação para isso é tão fofa que vai te deixar encantado pelo seu amigo! Os gatinhos, na verdade, fazem uma associação maternal com o tutor. Eles enxergam naquela pessoa uma fonte segura de afeto, cuidado e proteção. Ou seja, é basicamente um sinal de que seu gato te considera a "mãe" dele.
Não é por menos, né?! São os tutores que oferecem ração para gato e cuidam de todas as necessidades básicas do animal, como limpar a caixa de areia, brincar, dar carinho e muito mais. Os gatinhos, então, começam a ver essa relação com um toque maternal, e por isso eles sempre fazem questão de estar pertinho de quem eles enxergam como sua “mãe”.
Outros motivos também explicam o gato seguindo o dono pela casa
Além de ser um sinal de que o gato te ama e te considera uma mãe para ele, quando o pet segue o dono pela casa também tem a ver com vigilância, pedido de atenção ou simplesmente porque o gatinho está com saudade de você.
Os felinos são bastante territoriais, e eles gostam de estar a par de tudo que está acontecendo. Por isso, pode ser que o comportamento seja uma simples ‘checagem’ do ambiente como um todo. Em outros casos, você pode ter um gato com saudade e querendo carinho. Também vale verificar se o pote de ração e de água estão cheios!
A relação do gatinho com a mãe pode refletir em outros comportamentos
Você sabia que vários outros comportamentos dos gatos também estão relacionados com o tempo que ele passou perto da mamãe gata? O hábito de ronronar, por exemplo, é algo que o gato filhote aprende com a mãe para se comunicar, e acaba reproduzindo isso por toda a vida.
É por isso, inclusive, que existem alguns gatos que não ronronam. Se o animal foi encontrado sem a mãe, ele não vai ser estimulado a ronronar e não vai saber fazer esse barulhinho fofo na vida adulta.
Além de fica ronronando, o gato amassando pãozinho também aprende isso durante os cuidados maternos. Quando ainda é filhote, o felino costuma massagear as mamas da gatinha para estimular o leite a descer e também é uma forma de ele dizer que está pronto para ser amamentado.