Não existem dúvidas de que os felinos são arranhadores natos. É por isso que as unhas de gato são tão importantes para o desenvolvimento saudável do seu bichano. Ainda que muitas vezes elas sejam motivo de reclamações dos gateiros, já que são capazes de transformar um cômodo ou móvel em uma verdadeira fábrica de retalhos, as garras dos animais devem ser bem cuidadas para garantir uma vida feliz e ativa ao seu amigo. Mas, qual é a função das garras, o que motiva o comportamento de arranhar, como as unhas tem relação com o instinto natural desses animais e como cuidar delas? Ufa, são muitas dúvidas! Para te ajudar a entender isso, nós separamos tudo o que você precisa saber sobre as unhas de gato. Confira!
Afinal, para que serve a unha de gato?
Algumas pessoas podem considerar as unhas dos gatos um grande pesadelo, mas para os felinos as garras são fundamentais. Isso porque elas fazem parte da anatomia das patinhas e ajudam no equilíbrio e mobilidade do animal. O ato de pular e escalar lugares altos, por exemplo, se deve também a presença das unhas dos gatos. Formadas por acúmulo de queratina, elas são retráteis e ficam escondidas, surgindo apenas quando há algum estímulo, como na defesa em situações de perigo.
É importante que você não impeça o instinto de arranhar dos gatos, pois esse hábito é uma forma dele ficar mais relaxado e, consequentemente, diminuir o estresse. Tente encontrar alternativas para lidar com o ato de arranhar: colocar protetores nos estofados e espalhar arranhadores pela casa é uma boa alternativa.
Unhas de gato: arranhar diferentes superfícies é um comportamento natural dos felinos
O gatos são conhecidos pela sagacidade e curiosidade. O instinto natural dos felinos faz com que tenham alguns hábitos e comportamentos peculiares, como o ato de arranhar as mais variadas superfícies. É com essa "mania" que os gatos demarcam território, já que as glândulas das patas dos gatinhos deixam um odor bem característico nos objetos arranhados.
Outro estímulo que pode fazer o bichano utilizar as unhas em diferentes móveis da casa é um clássico: o tédio. Se o seu amigo possui a personalidade aventureira, não ter atividades em sua rotina pode fazer com que procure formas de se ocupar e, geralmente, é arranhando alguma coisa. Para lidar com isso, o ideal é que você disponibilize para ele um ambiente gatificado, com brinquedos, lugares para escalar e se esconder.
Unhas de gato: quais os cuidados para mantê-las sempre saudáveis?
As unhas dos gatos crescem constantemente e podem trazer incômodo e riscos para o bichano: garras compridas atrapalham na mobilidade do seu amigo, já que ficam mais curvadas. Além disso, a unha se desenvolve em camadas e precisa ser aparada regularmente para retirar a parte antiga e abrir espaço para continuar crescendo. O ideal é cortar a unha de gato a cada duas semanas. E, é claro que, nem sempre é possível contar com a ajuda de um profissional para manter este cuidado em dia. Por isso, vale a tentativa de fazer o corte de unhas em casa. Mas lembre-se: é fundamental acostumar o seu bichano desde pequeno. Dessa forma, o animal entende que tocar em suas patinhas não representa uma ameaça.
Como cortar as unhas dos gatos?
Não dá para negar: arranhar é uma das atividades favoritas dos bichanos. O problema é que, geralmente, esse ato pode ser no sofá, na cama ou, até mesmo, em você. Por isso, é importante aparar as unhas do gato com frequência e, principalmente, saber como cortá-las. Para fazer o processo em casa, não tem mistério! Basta seguir o passo a passo abaixo:
Acostume seu gato a cortar as unhas desde filhote: ainda que não seja necessário fazer o corte desde tão cedo, é bom que você simule aparar as unhas deles quando filhote para que o bichano se acostume com a situação;
Utilize um cortador adequado: esqueça as tesourinhas usadas em humanos! Para evitar acidentes na hora de cortar, o ideal é optar por um cortador de unha de gato. Geralmente em formato de alicate ou guilhotina, o item é feito especificamente para essa função, facilitando bastante o processo;
Encontre a posição certa: o ideal é que você e seu gato estejam confortáveis. Você pode aproveitar os momentos da soneca do bichano ou quando ele estiver tranquilão para cortar as unhas;
Pressione as almofadinhas das patas antes de iniciar o processo: segure uma das patinhas e pressione levemente as"almofadinhas" da pata - também chamadas de coxins - para fazer a unha aparecer;
Fique atento ao ângulo do corte: faça o corte em um ângulo de 45º prestando bastante atenção no tecido rosado interno para que ele não seja atingido pelo cortador - caso isso aconteça, tenta estancar o sangue com o pó hemostático, que também é encontrado em petshops. Repita o processo em todas as unhas;
Faça um agrado ao seu bichano: ao terminar, dê alguns petiscos ou faça brincadeiras para que ele associe esse momento com algo positivo. Assim, na próxima vez, o processo será mais tranquilo para ele e para você.
Arranhadores também ajudam a manter as unhas de gatos aparadas e saudáveis
Como o costume de arranhar os lugares é algo natural e que não pode ser reprimido, cabe a você buscar formas e acessórios que contribuam para o bem-estar do seu gatinho. Os arranhadores são uma ótima opção para ajudar o seu bichano a relaxar e aparar suas unhas de forma natural. Mas, assim como acontece com outros produtos, nem sempre os gatos se adaptam bem com o item. Nesses casos, o ideal é investigar e procurar outros tipos de objetos que o felino possa destruir enquanto “lixa” as suas garrinhas.
Redação: Úrsula Gomes