A vacinação é uma etapa importante na vida de qualquer pet e a vacina V5 para gatos faz parte do cronograma obrigatório. A imunização ajuda a proteger o gato contra diversas doenças perigosas (algumas até sem cura) que podem levar à morte. O filhote de gato vacinado desde cedo terá menos chances de desenvolver alguma enfermidade, o que consequentemente aumentará sua expectativa de vida. A vacina V5 ainda traz um grande benefício: ela atua contra a temida Leucemia felina (FeLV), uma das doenças mais graves que podem acometer os felinos. Na matéria a seguir, respondemos para que serve a V5 e contamos como a vacina obrigatória de gato reforça a proteção contra várias doenças!

Vacina V5: gatos ficam protegidos de doenças graves

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A V5 é uma importante vacina polivalente aplicada no felino já no início da vida. A vacina V5 confere imunização completa contra várias doenças e ainda protege o gato contra a FeLV, a leucemia felina. A FeLV é causada por um vírus e é transmitida por meio de secreções entre os felinos. Mas atenção: se o gato já é positivo para essa doença, converse com um veterinário sobre a possibilidade de aplicação da V5 - pode ser necessário aplicar somente a V3 ou V4. 

As doenças que essa vacina para gato V5 evita são:

  • Rinotraqueíte e calicivirose: ambas condições virais que se assemelham a uma gripe. Os sintomas mais comuns são espirros, diarreia, vômito e febre;
  • Panleucopenia felina: transmitida por um vírus, essa doença é bem grave e os sintomas vão desde falta de apetite a vômitos e febre;
  • Clamidiose felina: é uma grave doença que afeta o sistema respiratório do gato;
  • FeLV: a leucemia felina não tem cura e diminui a expectativa de vida do gato. O animal afetado apresenta mucosa ocular, anemia e desenvolve problemas respiratórios, além de condições no fígado.

Vacina V5 para gatos: preço e onde encontrar

O valor da vacina V5 para gatos é um pouco mais cara do que as outras versões da polivalente, com custo por volta de R$ 100 a R$ 150. A vacina V5 para gatos é um método seguro para proteger contra doenças graves, mas não pode ser aplicada caso o animal já esteja doente. O melhor é conversar com um veterinário de confiança. Alguns efeitos colaterais depois da vacina para gatos V5 são febre, falta de apetite e sonolência que passa após algumas horas.


Vacina V5: gatos ficam protegidos da FeLV, uma das doenças mais graves
Vacina V5: gatos ficam protegidos da FeLV, uma das doenças mais graves

Vacina para gatos V5 e antirrábica são obrigatórias

A tabela de vacinas para gatos deve ser seguida corretamente com reforço anual. Além da polivalente V5, a vacina antirrábica é obrigatória, pois evita a raiva felina. Essa grave zoonose é causada pelo Lyssavirus, um vírus que atinge o sistema nervoso central e não tem cura. Por isso, respeite o calendário de vacinação contra a raiva e não atrase as doses de reforço. 

Além da vacina, gato precisa de vários cuidados com a saúde

Outros cuidados são importantes para manter um felino forte e, consequentemente, aumentar sua expectativa de vida. Além de garantir que ele receba uma boa alimentação, higiene, brinquedos e carinho, não deixe de realizar visitas periódicas ao veterinário para um check-up, castração e testes para FIV e FeLV. Tudo isso são medidas que fazem parte dos cuidados dos felinos contra as doenças de gato mais perigosas.

Redação: Erika Martins

Edição: Luana Lopes