Quem convive com animais de estimação sabe que encontrar pelo de cachorro e gato espalhado por toda a casa é algo inevitável. Apesar da queda de pelos ser algo natural na vida de todo pet, isso pode ser um grande desafio na vida dos tutores. Afinal, ninguém gosta de ter pelos agarrados nas roupas, nos móveis e espalhados pelo chão, então limpar toda essa bagunça pode acabar dando um trabalhinho.
Felizmente, existe um acessório que é perfeito para diminuir o pelo de cachorro e de gato que fica solto pela casa: o aspirador robô. Esse aparelho tecnológico tem feito o maior sucesso entre tutores de animais de estimação, já que é uma opção prática para ajudar na limpeza da casa. Mas será que ele realmente cumpre o que promete? Confira a seguir a opinião de tutoras de cachorros e gatos sobre o acessório.
O que é bom para aspirar pelo de cachorro?
A queda de pelo em cachorro e gato é um processo natural que faz parte da vida do animal. Os pelos podem provocar uma verdadeira bagunça em casa, o que acaba incomodando muita gente. Por sorte, a tecnologia está aí com o aspirador robô para ajudar os tutores de cães e gatos peludos. Esse é um acessório que facilita a limpeza diária da casa, pois aspira o pelo de gato e cachorro de forma automática, diferente dos aspiradores de pó tradicionais. O aspirador robô se move pela casa sozinho, aspirando o chão e removendo todo resquício de sujeira que estiver por ali.
Mas qual o melhor robô aspirador para pelos de cachorro? E em relação à espécie felina, qual o melhor robô aspirador para quem tem gatos? Existem vários modelos de aspirador de pó à venda: tem aqueles que são mais simples e baratos e outros mais sofisticados e tecnológicos, que podem até ser controlados via aplicativo. Por isso, o melhor robô para aspirar o pelo do cachorro ou gato vai depender muito de quanto o tutor está disposto a investir e se o acessório atende às necessidades dele.
Os prós e contras do robô que aspira pelo de cachorro e gato
Os aspiradores robôs estão fazendo cada vez mais sucesso na casa de quem tem um gato ou cachorro. Essa fama toda é por causa da capacidade do acessório de aspirar a casa sem ser operado por um humano, como se fosse um verdadeiros robô. Por outro lado, algumas pessoas reclamam que nem sempre a limpeza é satisfatória.
Como tudo na vida, o aspirador robô tem pontos positivos e negativos. Mas o que todo mundo quer saber é se ele cumpre mesmo a função de aspirar o pelo de cachorro e de gato. Para tirar essa dúvida, conversamos com vários tutores para entender as diferentes opiniões sobre os acessórios!
O robô aspira o pelo de cachorro e gato, mas não substitui uma faxina
Julia Maciel Itaborahy é tutora de um gato preto e outro bicolor chamados Ryuk e Bartô. Julia sempre se incomodou com a queda de pelo em gatos, então decidiu comprar um aspirador robô para auxiliá-la na limpeza da casa. Ela investiu em um aspirador robô mais moderno, com mapeamento da casa e controle via aplicativo, e não se arrepende em nada dessa decisão. De acordo com Julia, ele aspira muito bem os pelos e ainda pode ser ligado quando ela está fora de casa.
No entanto, apesar do aspirador ser uma mão na roda para manter a casa limpa no dia a dia, Julia disse que ele não substitui uma faxina, mas serve como um quebra galho para aspirar o pelo de gato que se acumula no chão de casa. Em relação ao comportamento dos gatos de Julia em relação ao acessório, inicialmente eles estranharam o robô, mas logo se acostumaram e hoje saem da frente quando o acessório está passando.
O aspirador robô aspira o pelo de cachorro e gato sozinho e é muito prático
Maysa Vieira é tutora de 9 gatinhos e uma cadela, então imagine que pelo espalhado pela casa dela é o que não falta. Para auxiliar na limpeza, ela decidiu investir em um aspirador robô e constatou que ele realmente remove o pelo de cachorro e gato, muito mais que uma vassoura ou pano. No entanto, ela admite que gostaria de um modelo que fosse mais baixo, pois em alguns casos, ele acaba ficando preso embaixo de alguns móveis.
O aspirador de pelo de cachorro e gato pode assustar os animais
Karina Marques é tutora de um Bulldog Francês chamado Amora. Ela decidiu investir em um aspirador robô tanto pela quantidade de pelos que a cadelinha solta, quanto pelo ao próprio cabelo que também cai e se acumula pela casa. De acordo com Karina, para aspirar pelo de cachorro e gato, o aspirador robô vale cada centavo: ele aspira os pelos, cabelo e poeira - e tudo isso enquanto ela trabalha.
Contudo, o problema do aspirador robô para Karine é que ele deixa o seu cachorro com medo e muito assustado. Logo quando começou a usá-lo, Karina disse que Amora latia muito para o acessório, mas depois de um tempo ligado, a cadela passava a ignorá-lo. Mesmo já tendo o aspirador há um certo tempo, Karina disse que Amora ainda tem o hábito de latir quando liga o robô, mas que tudo se resolve em seguida.
Apesar da praticidade, o robô nem sempre alcança todos os pontos para aspirar o pelo do cachorro e gato
Daniella Vallejo é tutora de três cães: o Shih Tzu Fofucho, o Bulldog Francês Vênus e o vira-lata Bombom. Ela decidiu comprar o aspirador robô principalmente devido à grande quantidade de pelo de cachorro que acumulava em sua casa. De acordo com ela, o robô cumpre muito bem o papel de aspirar os fios, mas o problema é que nem sempre ele alcança todos os pontos da casa. Por isso, sempre depois de utilizá-lo, ela precisa conferir se o robô passou por todos os locais. Quanto à reação dos três cachorros, Daniella disse que até hoje eles estranham um pouco o acessório ligado, mas que eles só ficam olhando ou se afastam quando chegam perto.
Cuidados com o aspirador de pelo de cachorro e gato
Para acabar de vez com a bagunça que a queda de pelo em cachorro e gato provoca, o aspirador robô se mostrou uma boa alternativa. No entanto, é preciso seguir alguns cuidados para que ele cumpra o seu papel de maneira eficiente. Veja algumas dicas de cuidados a se tomar com o aspirador:
- Acenda a luz do ambiente: o aspirador robô utiliza sensores ópticos, então precisam de luz para desviar de obstáculos
- Retire os obstáculos do caminho: o aspirador robô até consegue desviar dos obstáculos, mas o trabalho dele pode ser facilitado se itens como chinelo, tapetes e outros objetos forem removidos do caminho
- Faça a limpeza do compartimento regularmente: é recomendado esvaziar o compartimento que acumula a sujeira pelo menos uma vez na semana para não correr risco do aparelho deixar de sugar sujeira por falta de espaço
Depois de ouvir a opinião de todos os tutores e entender como funciona esse acessório, é possível dizer que, para aspirar o pelo de cachorro e gato, o aspirador robô vale super a pena. Porém, como qualquer outro aparelho eletrônico, ele possui suas limitações e não substitui uma boa faxina.