Nem tudo que a gente come é liberado para os cães. Alguns alimentos, inclusive, são considerados bastante tóxicos e prejudiciais para a saúde dos peludos e por isso devem ser evitados a qualquer custo. Na lista de alimentos proibidos para cachorro, existem algumas opções mais óbvias, como a uva e o chocolate. O que poucos sabem é que existe um alimento em particular que é tão perigoso quanto esses e é considerado o pior de todos para o cachorro, podendo até mesmo levar o animal a óbito.
Qual é a pior comida para cachorro?
Saber o que o cachorro não pode comer é fundamental para evitar problemas como a intoxicação alimentar. Vários alimentos podem fazer mal para os cães, como chocolate, uva, cebola, alho e macadâmia. No entanto, a pior comida é o abacate para cachorro. Por se tratar de uma fruta, muitos tutores podem pensar que é algo saudável para os pets, mas não é — e pode até mesmo ser fatal para pet.
Não são todas as frutas que cachorro pode comer. É importante ter isso em mente antes de sair oferecendo alimentos que, para nós, são considerados saudáveis, uma vez que o organismo canino funciona de maneira bem diferente do nosso. O abacate faz mal para cachorro, assim como outras frutas como a uva, carambola e frutas cítricas no geral.
Abacate para cachorro: os riscos do alimento para os pets
Pensar que o cachorro pode comer abacate é um grande erro. Esse é um alimento que contém persina, uma substância altamente tóxica para os cães e que está presente em toda a fruta, incluindo casca, caroço e polpa. Essa toxina fungicida provoca diferentes sintomas no animal, desde falta de ar até insuficiência cardíaca.
Veja os principais riscos do abacate para cachorro:
- Inchaço abdominal
- Falta de ar
- Vômitos
- Diarreia
- Edema pulmonar
- Insuficiência cardíaca
- Morte
Muitas vezes, a ingestão da fruta também pode provocar uma doença conhecida como pancreatite canina, que é caracterizada pela inflamação do pâncreas e que pode deixar o animal bem debilitado.
O que fazer quando o cachorro come abacate?
Pode acontecer de alguém achar que pode dar abacate para cachorro e acabar intoxicando o pet com a fruta — ou às vezes um simples descuido pode fazer com que o animal ingira um pedaço de abacate acidentalmente. O que fazer nesses casos? Esse tipo de intoxicação alimentar em cachorros requer atendimento imediato, principalmente se o animal tiver ingerido uma alta quantidade da fruta.
O abacate para cachorro faz muito mal e é o médico veterinário que vai definir qual é a melhor maneira de tratar o paciente. Técnicas de indução de vômito às vezes são adotadas pelo profissional, mas o tutor nunca deve tentar expulsar o alimento sozinho, pois pode acabar piorando a situação. Tentar dar água ou leite para cachorro também não é indicado em hipótese alguma!
No caso da ingestão de abacate, pode dar para cachorro carvão ativado se o deslocamento até o consultório veterinário for demorar muito. Isso não substitui o atendimento especializado, mas ajuda a absorver as substâncias tóxicas que o pet ingeriu até que o médico veterinário avalie a situação. Em todo caso, a melhor dica possível é deixar o seu amigo bem longe de qualquer pedacinho de abacate para cachorro!