Viajar com cachorro é algo que precisa de muito planejamento e cuidado. Por isso, buscar informações sobre como viajar com cachorro é essencial para não ter problemas. Agora imagina só ter que se mudar de país com um pet? A burocracia é grande, mas não é impossível. Uma vira-lata caramelo precisou se mudar para Nova Iorque, nos Estados Unidos, e passou por todo o processo que envolve essa missão. Seus tutores compartilharam na internet como foi a experiência, além de dar dicas importantes para quem quer saber como viajar com cachorro de avião! Confira!
Vira-lata caramelo inspira quem quer fazer viagem internacional com cachorro!
Filó é uma cachorrinha caramelo que morava no Brasil com sua família até que um dos seus tutores precisou se mudar para os Estados Unidos. Sua viagem para Nova Iorque foi compartilhada em um vídeo super divertido em que a própria cadela relata a experiência. “Meu papai foi transferido do trabalho e, graças a Deus, me levaram junto com eles. Não podia ficar sozinha no Brasil, né?”, conta a doguinha. O vídeo viralizou na internet e acumula mais de 240 mil curtidas no Tik Tok.
Para viajar com o cachorro, tutores se prepararam com antecedência
A preparação para a viagem durou cerca de 6 meses e foi feita com a ajuda de uma consultoria contratada pelos tutores. “Como tenho mais de 10 quilos quase fui na parte de baixo do avião, mas ainda bem que meus papais fecharam uma consultoria que deu todo o suporte para que eu pudesse ir na cabine com eles, bem tranquila e feliz”, relata Filó. Em um trecho do vídeo, ela aparece com uma camiseta escrito “A caramelo venceu” e não poderíamos concordar mais!
A vira-lata caramelo Filó passou por uma série de procedimentos, como colocar microchip, que é obrigatório, e aplicação de várias vacinas. Os documentos incluíam até mesmo uma sessão de fotos dos dentes da cadela. Com os resultados da sorologia, a consultoria ajudou os tutores com todas as permissões que a doguinha precisava para a viagem internacional com cachorro para os órgãos americanos.
A viagem foi tranquila e por incrível que pareça a cadela não sentiu vontade de fazer as necessidades durante o voo. A última etapa da mudança foi mais uma vacina contra a raiva, aplicada já nos Estados Unidos. “Já estou me dando super bem com meus amiguinhos americanos”, finaliza Filó com um vídeo dela interagindo com outros cães em uma espécie de parcão de cachorros.
Veja o vídeo (com cuidado para não se apaixonar):
@carameloemnyc Como foi a viagem da Filó do Brasil para NYC de avião ✈️??✨ Toda a consultoria e suporte foi feita com a PetFriendly Turismo ?? Obrigada por todo apoio e empatia! @copaairlines . . . #viagemcompet #viagemcompetnoavião #carameloemnyc #nyclife #dogslife #brasileirosnoseua #brasileirosemny #petnoaviao #carameloviralata ♬ som original - Filó ???
Pode levar cachorro para morar em outro país?
Se você está pensando em se aventurar pelo mundo e quer levar seu fiel amigo de quatro patas junto, a história da Filó é a prova de que isso é possível! Muitos destinos pelo globo têm abraçado os pets de braços (e patas) abertos. Mas, é claro, há alguns trâmites e planejamentos a considerar, como o atestado sanitário para o trânsito de cães e gatos, que nada mais é do que um documento assinado por um médico veterinário certificando as boas condições da saúde animal.
Quanto custa para levar um cachorro para outro país?
A pergunta que todos fazem antes de embarcar em uma viagem internacional com cachorro é sobre os valores. O passaporte pet é emitido de forma gratuita nas Unidades da Vigiagro, encontradas em aeroportos, portos e postos de fronteira, ou nas Superintendências Federais de Agricultura (SFA) presentes em todos os Estados da Federação. Entretanto, os outros custos podem variar dependendo do destino e tamanho do seu peludo. A taxa para viajar com cachorro de avião para outros países, tanto no transporte na cabine como no compartimento de carga, pode chegar até R$900, mas tudo depende do tamanho do pet, companhia aérea e destino.
Mas também é preciso levar em conta que antes mesmo da viagem começar você vai precisar desembolsar por exames veterinários, vacinas e um microchip para cachorro. Mas lembre-se: cada centavo gasto é um investimento na segurança e conforto do seu amigo de quatro patas durante a viagem. O recomendado é entrar em contato com a companhia aérea e verificar as exigências específicas para o seu país de destino.
Como levar cachorro para morar no exterior?
O processo pode parecer assustador à primeira vista, mas nada que uma boa dose de paciência e planejamento não resolvam. Primeiro, consulte um veterinário para garantir que seu cachorro esteja com a saúde em dia. Em seguida, organize a papelada com vacinas, exames, e o atestado sanitário.
Algumas companhias aéreas também têm regras específicas para transporte de animais, então fique de olho nisso. Pense também no emocional do cachorro: é possível que ele demore um pouco a se adaptar com a mudança, então tenha paciência e ofereça a ele todos os cuidados necessários neste momento.
Como viajar com pet para fora do Brasil?
Antes de tudo, escolha uma companhia aérea pet friendly. Embarque preparado com a coleira, guia, petiscos e um brinquedo para garantir que a viagem seja tranquila. Durante o voo, seu amigão pode ficar na cabine com você ou ter uma viagem no compartimento de carga (tudo depende do tamanho do pet e das regras da companhia aérea). Mas normalmente são permitidos na cabine cães com menos de 10kg ou animais de suporte emocional comprovados.