Se você pretende viajar com cachorro nas férias, saiba que é possível fazer isso de avião, carro ou ônibus. No entanto, os trâmites para cada um desses veículos é diferente. Existem alguns documentos para viajar com cachorro de avião que são considerados indispensáveis - como o atestado sanitário para trânsito de cães e gatos -, e o animal só pode embarcar se o tutor estiver com toda a documentação em mãos no dia da viagem. Quer saber quais são eles e para que servem? A seguir te contamos tudo sobre os documentos necessários para viajar com seu cachorro de avião sem problemas!
Qual é a documentação para viajar de avião com cachorro?
Antes de tudo, é fundamental que o tutor procure se informar sobre quais são as regras estabelecidas por cada companhia aérea. No Brasil, as empresas que costumam fazer o transporte de animais de estimação são a Azul, Gol e LATAM. Geralmente os documentos para viajar com cachorro de avião são os mesmos: carteira de vacinação com todas as vacinas em dia (em especial a vacina antirrábica) e atestado sanitário para trânsito de cães e gatos.
É importante que a vacina contra raiva tenha sido aplicada há pelo menos 30 dias antes da viagem. Ela também não pode ter mais de um ano de aplicação. Já o atestado sanitário precisa ser emitido cerca de 10 dias antes da viagem e é um documento assinado pelo médico veterinário que garante que o animal está em perfeitas condições de saúde e apto para viajar.
Viagens nacionais x viagens internacionais: o que muda na documentação?
Além dos documentos para viajar com cachorro de avião mencionados (carteira de vacinação e atestado sanitário), as viagens internacionais podem exigir como documentação complementar:
- Certificado Zoosanitário Internacional (CZI);
- Certificado Veterinário Internacional (CVI);
- Laudo sanitário.
A necessidade de alguns desses documentos pode variar de acordo com a companhia aérea e o destino da viagem, mas o Certificado Zoosanitário Internacional é sempre obrigatório. O CZI é emitido pelo Departamento de Saúde Animal, que é vinculado à Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura. A expedição do documento acontece após exames feitos por um Médico Veterinário Auditor Fiscal Federal Agropecuário.
Outros cuidados para viajar com cachorro de avião
Ao pesquisar “quais são os documentos necessários para viajar de avião com meu cachorro”, muitas pessoas esquecem de checar outras questões fundamentais para transportar animais em viagens. Um deles, por exemplo, é verificar se há limitação de porte, peso e idade para viajar com cachorro de avião.
Nas empresas Gol e LATAM, o animal pode ser transportado tanto na cabine quanto no bagageiro. A documentação para viajar de avião com cachorro despachante costuma ser a mesma de viajar com cachorro na cabine. Já se você pretende viajar com pet na Azul, o cãozinho só poderá ser levado na cabine, porém precisa ter mais de quatro meses de idade e o peso total do pet + caixa de transporte não pode ultrapassar 7 kg.
Por falar nisso, um acessório fundamental para qualquer viagem é a caixa de transporte para cachorro. Ela deve ser grande o suficiente para acomodar seu amigo sem deixá-lo sufocado, e precisa ser feita com um material resistente. A caixinha também deve ser ventilada, e uma dica é forrá-la com um tapete higiênico para evitar possíveis vazamentos de xixi. Brinquedos e petiscos são ótimas opções para deixar seu doguinho bem acomodado!
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes