Todo tutor deve conhecer minimamente a personalidade do gato que tem. E, para isso, é importante observar os gostos do seu animal de estimação. Alguns bichanos são mais reservados, outros são mais “dados” — e sem falar na hora das brincadeiras ou de se deliciar com alguma comidinha. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou um infográfico para te ajudar a descobrir se você conhece o seu gato e as preferências dele!
Ração para gato, sachê ou petiscos: o que seu pet gosta mais?
A hora de comer é uma das prediletas dos pets. Mesmo com um exigente paladar felino, os gatinhos têm suas preferências. Enquanto alguns preferem a ração para gato e fazem a festa quando o potinho está cheio, outros têm um gosto mais requintado e acabam gostando mais do que foge do cardápio.
O sachê para gatos, por exemplo, tem um lugar especial no coração dos bichanos. Além de muito saboroso, o alimento se aproxima bastante da alimentação natural da espécie e, por isso, muitos animais acabam tendo uma predileção por esse tipo de comida.
Por outro lado, os petiscos para gatos também fazem muito sucesso. Eles podem ser snacks comerciais, que são aqueles que já vêm prontos no pet shop e têm a quantidade ideal de nutrientes para os bichanos, ou podem ser preparados pelo próprio tutor. Nesse segundo caso, basta ficar atento às frutas para gatos, além de peixes, verduras e legumes liberados para a espécie.
O cuidado com o gato inclui saber o que ele prefere na hora de se aliviar e de se consultar
Acredite ou não: conhecer o gatinho inclui saber o que ele gosta mais quando quer ir ao banheiro. A caixa de areia para gatos, bem como o material preenchedor, pode ser de diferentes tipos. Gatinhos que são mais reservados, por exemplo, preferem a caixa de areia fechada, que oferece mais privacidade ao animal. Já outros felinos não se importam muito com isso e usam a caixa aberta sem problemas.
A preferência pelos grãos de areia para gatos também é outro ponto importante. Há bichanos que preferem grãos mais finos, como se lembrasse a textura de areia mesmo, enquanto outros não se importam com grãos mais grossos, como o do granulado de madeira para gatos. Observar isso é muito importante, pois às vezes o gato faz xixi no lugar errado propositalmente por não gostar do tipo de areia da caixa.
E por falar em cuidados com a saúde e bem-estar do seu pet, outra dica é saber como ele se comporta na hora das consultas veterinárias. É comum ver gato com medo de ir ao veterinário, mas tem animais que não oferecem muita resistência. Por isso, o tutor deve adaptar esse momento da melhor maneira possível: se o gato ficar estressado ao sair de casa, o melhor a se fazer é chamar um veterinário para gatos em casa.
O nível de socialização dos bichanos pode dizer muito sobre a personalidade do gato
Saber como socializar gatos é uma missão para vários gateiros. Isso porque a personalidade de cada bichano é diferente, então alguns podem ter mais facilidade em interagir com humanos, e outros menos. Gatos sociáveis são aqueles que costumam se dar bem com todo tipo de gente — inclusive quem eles não conhecem. Por outro lado, tem felino que não é tão fã de humanos desconhecidos, mas se dá muito bem com outros animais, sejam gatos ou cachorros.
Também tem aquele gatinho que só é amoroso com a família e com quem ele conhece. E, ao mesmo tempo, tem gatos independentes que parecem não fazer a menor questão de estar perto — fazendo os tutores até se questionarem: “como saber se o gato não gosta de mim?”
Brincadeiras para gatos: você tem um gato mais horizontal ou vertical?
Brincar com gato é sempre muito divertido. Mas sabia que é possível definir os gostos dos felinos até nesses momentos? É só observar como o pet se comporta no dia a dia para saber se ele é um gato mais vertical ou horizontal.
Animais com hábitos verticais são aqueles que adoram se aventurar nas alturas e vivem escalando os móveis da casa. Nesse sentido, alguns acessórios interessantes para fazer o enriquecimento ambiental para o seu amigo são:
- Arranhador para gatos com andares e/ou nichos;
- Arranhador tipo poste;
- Instalação de nichos e prateleiras para gatos;
- Cama de janela.
Já se você tem um bichano horizontal, ou seja, que prefere ficar mais perto do chão o tempo todo, algumas dicas de acessórios são:
- Rede para gatos;
- Circuitos;
- Escova coçadinha para gatos;
- Arranhadores para gatos tipo tapete ou rampa.
Também vale ficar atento se você tem um gato caçador ou um gato preguiçoso. Se ele for mais ativo, brinquedos com catnip e varinhas para gatos são super indicados! Já se ele for mais preguiçoso, vale mais a pena apostar em uma toca de gato para ele poder dormir no tempo livre — mas não se esqueça de incentivá-lo a se movimentar de vez em quando também, pois o sedentarismo pode favorecer quadros de obesidade no pet.