A companhia de um gatinho faz toda a diferença nas nossas vidas. Mesmo com a injusta fama de ariscos, esses animais conseguem oferecer muito amor quando têm um lar e uma família para chamar de sua. No entanto, a realidade de vários felinos é bastante diferente disso, de forma que muitos deles sofrem com o abandono. Com o passar do tempo, se não houver nenhum tipo de resgate ou cuidado com esse animal, as chances dele se tornar um gato feral são bem altas. Se você nunca ouviu falar nesse termo e não sabe o que ele significa, chegou a hora de compreender o que são os gatos ferales (ou gatos ferais) e quais as características mais marcantes desses felinos.
Afinal, o que é um gato feral?
Os gatos ferais são descendentes de felinos domésticos que retornaram ao estado selvagem por algum motivo. Geralmente isso ocorre com animais que foram abandonados ainda muito filhotes e nunca tiveram nenhum tipo de contato com humanos. Quando um gato é abandonado já adulto, mas tem filhotes nesse meio tempo, é possível que a ninhada também adote hábitos selvagens se não forem resgatados e viverem em lugares muito isolados. Isso acontece porque a falta de familiaridade com o ambiente doméstico e de cuidados faz com que esses gatos revivam seus instintos naturais.
Fisicamente, o gato feral se parece muito com qualquer outro animal doméstico. A diferença mesmo se encontra no comportamento do gato, já que esses bichinhos tendem a ser mais agressivos e dificilmente aceitam qualquer aproximação de seres humanos, podendo até mesmo atacar por se sentirem ameaçados. É importante não confundi-los com um gato arisco, pois até mesmo os animais ariscos conseguem conviver com as pessoas, diferentemente do gato feral.
Gatos selvagens e gatos ferais não são sinônimos
A diferença entre esses felinos é que os gatos selvagens nunca tiveram nenhum tipo de convivência com o ser humano, então eles vivem na natureza e totalmente isolados dos centros urbanos. Os gatos ferais, por outro lado, já tiveram algum tipo de contato com o universo humano, mesmo que esse contato tenha sido por meio dos seus antecedentes. Não é à toa que eles se parecem tanto com um gatinho doméstico, não é mesmo?
No entanto, é possível que um animal feral retorne a vida na natureza da mesma forma que os selvagens vivem, como é o caso do gato australiano. Depois de sofrerem o abandono, muitos gatos ficaram reclusos na selva da Austrália e passaram a caçar outros bichos para sobreviverem.
O gato feral pode ser domesticado novamente?
Depois de conhecer e se sensibilizar com a história dos gatos ferais, muitas pessoas questionam se é possível reverter a situação e domesticar esses animais de novo. Bom, infelizmente a resposta para isso é não. Se um gato retorna aos seus instintos selvagens, é muito difícil conseguir a domesticação novamente. É um processo que pode, inclusive, comprometer a saúde do gato, pois ele já voltou a viver de um jeito que é saudável para ele e mudanças muito bruscas podem estressar ou desencadear problemas como depressão e ansiedade.
A melhor maneira de evitar que os gatos ferais se desenvolvam é dando uma chance e um lar para os animais abandonados. O resgate e a adoção de gatos é um ato que pode salvar muitas vidas.
Redação: Juliana Melo