O focinho de cachorro é definitivamente uma das regiões mais importantes do corpo de um doguinho. É através dele que os cães conseguem respirar e farejar cheiros mesmo a quilômetros de distância. E não para por aí! E se a gente te contasse que é possível também diferenciar um animal de outro só pelas linhas do nariz do cachorro? Parece brincadeira, mas não é. Por isso, o Patas da Casa trouxe uma curiosidade que poucas pessoas sabem: cachorro tem impressão digital. Saiba mais!
Cachorro tem impressão digital? Saiba como funciona isso!
Todo mundo sabe que cada cãozinho é único! Mas quando vários exemplares da mesma raça se reúnem, pode ser um pouquinho mais complicado descobrir “quem é quem”, né? Se houvesse pelo menos uma forma de conseguir identificar isso… e há! O cachorro tem impressão digital, mas que não se localiza nas pontas dos dedos igual a nossa. No caso dos cães, a impressão digital fica localizada no seu nariz: são pequenas linhas que se formam em cima do focinho do cachorro, e elas são totalmente únicas e exclusivas para cada animal.
Na prática, isso quer dizer que nunca vai haver um cachorro com os traços do focinho exatamente iguais a outro. Então essa acaba sendo uma forma de identidade para cada cãozinho. Bem legal, né?
Focinho do cachorro: como tirar a “impressão nasal”?
Depois de descobrir que o focinho de cachorro funciona como se fosse uma impressão digital, muitos tutores podem se perguntar se é possível fazer uma “impressão nasal”, semelhante ao que acontece com as nossas digitais quando fazemos uma identidade. Mas, por mais que essa seja uma ideia válida, nem todos os cães podem passar por esse processo porque algumas raças de cachorro possuem a região do nariz mais frágil, e o contato com a tinta pode ser prejudicial. Ainda assim, para aqueles que têm vontade de gravar a impressão nasal do seu amigo, vale conversar com um médico veterinário para saber se seu amigo de quatro patas é apto para isso.
Aplicativos também ajudam a ler as impressões no focinho de cachorro
Outro método de identificação possível nos dias atuais é com a auxílio de aplicativos para celular. Com uma espécie de inteligência artificial, o app lê cada focinho de cachorro e cria uma espécie de identificação para ele, que é enviado para um arquivo online. Sendo assim, cada cão passa a ter seu próprio registro no aplicativo, e é algo que pode facilitar bastante a busca por cães perdidos. Essa também acaba sendo uma outra alternativa aos microchips, que possuem essa mesma finalidade de encontrar animais desaparecidos.
Veja outras curiosidades sobre o nariz de cachorro
Além de ser extremamente fofo e servir como uma espécie de impressão digital, o focinho do cachorro também tem várias outras curiosidades, como a sua incrível capacidade olfativa. Enquanto os humanos possuem cerca de 5 milhões de células olfativas, o nariz de cachorro chega a ter por volta de 200 milhões dessas mesmas células sensoriais - quase 40 vezes mais do que a gente. É por isso que o faro canino é tão poderoso! Além disso, outro fator que também contribui para a captação de cheiros é que o cachorro possui uma fossa nasal específica para respirar, e outra voltada somente para a identificação de odores.
Redação: Juliana Melo