Se os veterinários pudessem eleger o cuidado mais importante que todo tutor precisa ter em relação aos bichanos, as vacinas para gatos com certeza estariam em primeiro no lugar. Afinal, a vacinação é essenciais para garantir a saúde e o bem-estar dos pet, já que previne contra várias doenças que podem atingir o bichano. É como se as vacinas atuassem como uma “armadura invisível” para proteger os gatos de doenças que você nem imagina o quão perigosas podem ser.
Ainda assim, por falta de tempo, por questões financeiras ou até por preguiça, muitos tutores acabam ignorando esse cuidado que é tão importante e essencial na vida dos bichanos. Como consequência, os gatos ficam expostos a uma série de enfermidades perigosas que poderiam ser evitadas. Se você ainda está em dúvida sobre vacinar ou não o gato, confira 6 motivos listados por especialistas que vão te convencer de uma vez por todas a não deixar essa proteção de lado nunca mais.
1) As vacinas para gatos protegem contra doenças perigosas
Todo mundo sabe que as vacinas para gatos são fundamentais para manter a saúde dos bichanos em dia. As obrigatórias e consideradas as mais importantes da tabela vacinal são a vacina V5 para gatos e a vacina contra raiva, que devem ser aplicadas no gatinho ainda filhote. A primeira protege contra 5 doenças, que são a Rinotraqueíte, Calicivirose, Panleucopenia, Clamidiose e Leucemia felina (FeLV), enquanto a segunda protege contra a raiva, uma doença fatal para os bichanos. Sem essas duas vacinas, gatos ficam vulneráveis e correm o risco de desenvolver doenças que vão prejudicar a saúde dele e até causar a morte.
2) Algumas zoonoses que acometem humanos podem ser evitadas com vacinas para gatos
Você sabia que existem algumas doenças de gatos que podem ser transmitidas para humanos? Elas são chamadas de zoonoses e geralmente são transmitidas a partir do contato com secreções contaminadas do animal doente, como saliva, sangue, urina e fezes. A raiva humana, por exemplo, é uma doença que pode ser fatal para os humanos, e ela é transmitida através da arranhadura ou mordedura de um gato infectado. Por isso, a melhor maneira de evitar essas doenças perigosas é através da vacinação.
3) As vacinas para gatos aumentam a expectativa de vida do pet
Outro motivo para você apostar nos imunizantes é que a vacinação para gatos pode aumentar significativamente a expectativa de vida do bichano. Afinal, as vacinas para gatos protegem contra doenças que podem comprometer a saúde do felino pelo resto da vida e até serem fatais. Mas como isso acontece de fato? Cada vacina para gatos contém os agentes causadores de doenças em sua composição. Quando aplicadas no pet, esses agentes entram em contato com o organismo do animal e acabam estimulando a produção de anticorpos que vão combater tais enfermidades. Esse é o princípio básico do funcionamento das vacinas - e é exatamente isso que reforça a imunidade do bichano e mantém ele ele saudável por mais tempo.
4) A vacinação para gatos tem um ótimo custo-benefício
A vacinação para gatos, além de ser essencial, também é um ótimo investimento. Algumas vacinas, como a vacina antirrábica felina, são oferecidas gratuitamente em todo o país durante campanhas nacionais de vacinação. No entanto, outras vacinas, como é o caso da vacina V5 para gatos, infelizmente precisam ser pagas pelo tutor. O valor dessa vacina que protege contra várias doenças graves, pode variar entre R$100 e R$200, um preço que pode ser um pouquinho mais salgado, mas alguns hospitais populares oferecem essas vacinas por valores mais em conta. De qualquer forma, deixar esse cuidado de lado devido ao preço não é uma opção. Afinal, quando os tutores decidem adotar ou comprar um gato, eles se comprometem a proporcionar todos os cuidados importantes para a saúde do pet - e a vacinação é um deles.
Além disso, é muito importante fazer uma reflexão: apesar do custo parecer alto, as vacinas para gatos são uma economia inteligente. Isso porque o tratamento de doenças graves que podem ser prevenidas com a vacinação, como é o caso da leucemia felina, custam muito mais do que isso. Portanto, a vacinação para gatos tem um ótimo custo-benefício, porque evita gastos maiores no futuro.
5) As vacinas para gatos mantém a saúde de outros bichanos
Se você tem mais de um gato em casa, a vacinação é ainda mais importante e necessária. Afinal, algumas doenças que podem ser evitadas a partir da imunização felina são extremamente contagiosas, o que pode causar um efeito dominó na saúde de gatinhos que convivem em uma mesma residência: um gato infectado pode contaminar outro gato não vacinado com doenças transmissíveis, como a calicivirose felina. Ou seja, o grande perigo de ignorar as vacinas para gato, é que o tutor acaba duplicando o problema quando decide deixar de lado a vacinação, colocando a vida não só de um, mas de dois ou mais gatinhos em risco.
6) Para viajar para alguns lugares, algumas vacinas para gatos são obrigatórias
Muita gente não faz ideia, mas para viajar com gato nacionalmente ou internacionalmente, a lei exige a obrigatoriedade de algumas vacinas. A vacina contra raiva é um exemplo de vacina considerada obrigatória para viajar de avião com os felinos. Além dela, a vacina V5 para gatos costuma ser exigida na grande maioria das companhias aéreas, além do Certificado Zoonose Internacional. Essa exigência se deve ao fato de que algumas doenças representam um grande risco para a saúde dos animais dos destino e também para a saúde dos passageiros e tripulantes (já que muitas dessas doenças são zoonoses perigosas). Geralmente, os tripulantes pedem o certificado de vacinação no momento do embarque, e exigem que a vacina tenha sido aplicada entre 30 dias a 1 ano antes do voo, mas isso pode variar de acordo com a companhia.