Nas últimas semanas, as trágicas enchentes do Rio Grande do Sul impactaram cerca de 400 municípios e milhões de pessoas, além de inúmeros animais, incluindo cachorros e gatos. Os resgates tiveram muitos desafios, mas vários pets foram acolhidos por abrigos e estão sendo cuidados por voluntários. As cenas envolvendo gatos e cães resgatados são comoventes por si só, e agora uma nova trend chegou para mostrar que esses bichinhos também são super especiais. Veja os detalhes abaixo!
Cães resgatados participam da “trend das mãos” com voluntários
A “trend das mãos” têm feito um sucesso enorme nas redes sociais. Funciona da seguinte forma: duas pessoas — normalmente os pais de pet — se posicionam na frente do animal. Em seguida uma pessoa estende a mão, e a outra coloca a sua mão em cima. A ideia é que o cãozinho que está vendo essa cena automaticamente coloque uma das patas de cachorro em cima das mãos dos tutores, como se fosse um símbolo de equipe.
No caso dos cães resgatados, não foram os tutores dos animais que fizeram a brincadeira, e sim os voluntários dos abrigos onde os cachorros estavam. Eles se uniram e fizeram esse pequeno “teste” com vários doguinhos.
O resultado é emocionante: vários cachorros entram na brincadeira
O youtuber Flavio Giusti decidiu se unir a vários outros voluntários de um abrigo de animais no Rio Grande do Sul para testar a reação dos cachorros com essa brincadeira. O resultado não poderia ser melhor: todos os cãezinhos estenderam a pata em direção a mão dos humanos — e vários estavam com aquela típica expressão de cachorro feliz, com o rabinho abanando de tanta euforia. Afinal, essa atenção também é uma forma de carinho para eles, né?!
As cenas dos cães resgatados participando da brincadeira já são bastante tocantes, mas a trilha sonora deixou tudo ainda melhor, com a música “A Thousand Years”, de Christina Perri. Assista ao vídeo na íntegra abaixo:
Com mais de 62 mil curtidas no Instagram, esse vídeo de cachorro fofo deixou o coração de várias pessoas mais quentinho! “O ruim desse vídeo é que ele acaba”, desabafou uma internauta. Outro comentário que chamou a atenção foi enaltecendo os bichinhos: “Definitivamente, não os merecemos. Esses animais estão anos-luz à nossa frente.”
Como ajudar os animais resgatados das enchentes?
Salvar um cachorro ou gato de enchentes é uma missão bem delicada. Os animais não entendem o que está acontecendo, muitas vezes acabam se perdendo da família e podem ficar até traumatizados com toda a situação. Mas, como o vídeo registra, muitos desses doguinhos não perdem o brilho no olhar e mostram como eles têm sede de viver e receber amor dos humanos. Então como ajudá-los?
No caso do Rio Grande do Sul, que é uma situação que ainda vai demandar atenção por algum tempo, existem muitos protetores de animais que vêm se dedicando exclusivamente a essa causa. Perfis como o do próprio Flavio Giusti (@vegetarirango) têm se voluntariado em abrigos de animais e vivem compartilhando informações sobre doações e até adoções de cachorros em suas redes sociais.
Além de contribuir financeiramente por meio do pix, muitos abrigos ainda precisam de suprimentos básicos, como ração para cachorro, tapetes higiênicos, cobertores, coleiras, medicamentos e kits de primeiros socorros. Dar brinquedos para cachorro também é uma opção interessante — inclusive um vídeo de cães resgatados ganhando bichinhos de pelúcia também viralizou recentemente e deixou o dia de muita gente mais feliz.