Você já parou para refletir quais são as coisas que deixam os cachorros felizes? A resposta a essa pergunta pode parecer fácil, afinal, agradar os cachorros não é nada tão complicado assim. Basta uma brincadeira divertida, um carinho amoroso e um momento de descanso para deixar o cachorro contente e satisfeito. Mas existe uma série de coisas que os cachorros amam que talvez você não faça ideia. O Patas da Casa reuniu 10 itens que os cães gostam e que talvez você não conheça. Venha conferir!
1) Cachorros amam brincar com garrafa pet
Quem tem um peludo em casa sabe que os cães se contentam com pouco. Eles não fazem questão de ter o brinquedo mais moderno que existe ou a cama mais chique do mercado. Se forem bem cuidados e amados, basta uma simples garrafa pet para deixar o cão completamente feliz e satisfeito. Usando a criatividade, é possível preparar vários brinquedos para cachorro com garrafa pet para enriquecer o ambiente e deixar o peludo entretido. O fascínio dos cães por esse objeto tão simples está relacionado ao barulhinho que a garrafa faz ao ser tocada ou mordida.
2) Os cães são colecionadores natos de objetos pessoais
Quem nunca teve uma roupa ou calçado surrupiado pelo amigo de quatro patas? Os cães amam pegar itens que não são deles para guardar em lugares estratégicos da casa, mas por que será que ele faz isso? Na maioria das vezes, os cães recolhem e guardam objetos pessoais de seus humanos favoritos, como roupas, travesseiros e lençóis, quando os mesmos não estão em casa. Isso acontece porque ao sentir o cheiro do tutor que fica no objeto, os cães se sentem seguros e confortáveis. Porém, esse comportamento canino também pode indicar que o cachorro deseja atenção, especialmente se ele tem o costume de fazer isso enquanto o tutor está em casa.
3) Ração para cachorro de qualidade está entre as coisas mais amadas
Assim como os humanos não gostam de comer comida ruim, os peludos prezam muito por uma ração para cachorro de boa qualidade. Além de ser mil vezes melhor para a saúde do cachorro, as rações de qualidade superior, como a premium e super premium, possuem um sabor e textura muito mais agradável para o paladar canino. Elas ainda contribuem para uma alimentação balanceada e ainda podem impactar positivamente no bem-estar do animal.
4) As músicas são muito apreciadas pelos cães
Pode acreditar que uma boa música para cachorro vai deixar o seu pet muito feliz. Pesquisas já comprovaram que a música tem efeito no organismo animal e pode ser usada em diversas situações. Isso acontece devido às vibrações sonoras das canções que podem deixar os cães mais agitados ou calmos, e até ajudar a diminuir dores dos cães. Tem cachorro que gosta tanto de ouvir certas músicas que viraram até fãs dos cantores. Foi isso que aconteceu com o cachorro fã da Taylor Swift: de tanto escutar as músicas ao lado da tutora, o peludo aprendeu a "cantar" as canções, mas no idioma “cachorrês”. Vem conferir o vídeo do Tuco, o cão fã da Taylor Swift:
@antodrizzy Seven (Tuco’s version) #taylorswift #puppy #dogsoftiktok #seven #erastour #cover ♬ sonido original - Antonella Torres
5) Os cachorros amam relaxar no sol
Pegar sol é um dos hobbies relaxantes favoritos dos cães, mas você já se perguntou por que o cachorro gosta de ficar no sol? Assim como nós, os pets também precisam ficar expostos ao sol para absorver vitamina D, um nutriente essencial para o equilíbrio de fósforo e cálcio no corpo do cachorro. O nutriente contribui para o fortalecimento dos ossos do animal e previne doenças como artrose e osteoporose canina. Além disso, a sensação da luz solar na pele do animal traz uma sensação de conforto e relaxamento que os cães adoram.
6) Rolar na grama é uma atividade divertida para os cães
O cachorro rolando na grama é um hábito bem comum e instintivo da espécie. Acredita-se que esse comportamento tenha sido herdado dos ancestrais dos cães, os lobos, que se esfregavam na grama para camuflar o cheiro e afastar possíveis predadores. Nos cachorros domésticos, porém, esse comportamento pode indicar brincadeira, tentativa de coçar alguma parte do corpo e até marcação territorial.
7) Os cachorros amam ser abraçados pelo humano favorito
Carinhosos, companheiros, leais e amorosos, os cachorros dificilmente recusam um abraço das pessoas que gostam. Isso porque como são animais sociáveis, eles prezam pelo contato humano, seja físico ou emocional. Os abraços são, inclusive, uma das coisas que significam um “eu te amo” para o cachorro. Os abraços provocam uma sensação de relaxamento e são uma ótima forma de aliviar a tensão e fortalecer os laços entre cachorro e tutor.
8) Os cães amam explorar durante o passeio
Passear com cachorro é uma atividade considerada fundamental na vida dos peludos por ser repleta de benefícios. Além de ser uma forma de exercitar o animal, a hora do passeio proporciona uma série de estímulos que ajudam a satisfazer o instinto explorador do cão. Eles sentem o cheiro de outros animais, da natureza, escutam sons, sentem texturas diferentes nas patinhas e ainda apreciam uma vista diferente do que a de casa. É por essa razão que os cachorros amam um bom passeio acompanhado do tutor para explorar bastante. O indicado é incentivar esses momentos e deixar o cachorro farejar bastante durante os passeios.
9) Beber água fresca é a paixão dos peludos
Manter os peludos hidratados é fundamental para o funcionamento adequado do organismo. Mas assim como nós não gostamos de beber aquela água parada há horas no copo, os cães também não curtem muito. A água para cachorro parada por muito tempo no pote não traz a mesma sensação refrescante de beber uma água fresquinha. Por isso lembre-se de trocar a água do pote do cachorro mais de uma vez ao dia, especialmente após os passeios, refeições e brincadeiras.
10) Por incrível que pareça, os cães amam trabalhar
Sim, é exatamente isso que você leu. Embora os cães tenham a vida que muitos humanos gostariam de ter, eles apreciam muito se sentirem úteis para os outros. Inclusive, muitas raças de cachorro têm certa predisposição para alguns tipos de trabalho. O Border Collie, por exemplo, é um cão que foi criado para cuidar de rebanhos e gados. Contudo, existem várias outras profissões que um cachorro pode desempenhar, como policial, bombeiro, farejador, assistência médica e o cão-guia.