Adoção animal

10 fatos para conhecer o gato Siamês, uma das raças mais populares do mundo

Publicado - 02 Outubro 2024 - 17h55

Atualizado - 02 Outubro 2024 - 17h55

O gato Siamês é um dos mais populares e amados do mundo. Esses felinos de aparência única e encantadora sabem exatamente como conquistar os humanos. Eles têm um jeitinho amoroso, sociável e que vai contra todo aquele estereótipo injusto de que gatos são frios e distantes.

Desde que ainda é um gato filhote, Siamês é a prova de que os bichanos podem ser incrivelmente parceiros dos humanos. Por isso, para conhecer melhor esta raça super especial, o Patas da Casa reuniu 10 fatos sobre esses gatinhos. Confira abaixo!

1) A pelagem do gato Siamês é o que mais chama a atenção no pet

Os gatos Siameses têm as extremidades do corpo mais escuras, principalmente a região do rosto, orelhas, patas e rabo. Enquanto isso, a “base” do corpo é mais clarinha, geralmente em um tom de bege. Essa é uma das características mais marcantes da raça, e que traz um charme incrível para os bichanos.

Imagem Quiz:Qual raça de gato você é?

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Além do gato Siamês puro, o gato Siamês mestiço — o famoso ‘Sialata’ — também apresenta esse padrão de pelagem. É por esse motivo que eles são constantemente confundidos, embora existam algumas diferenças entre os dois pets.

2) O gato Siamês troca de cor na infância

Poucas pessoas sabem disso, mas o gato Siamês muda de cor quando é filhote. Eles nascem branquinho, e não com o padrão de pelagem que nós conhecemos — isso é algo que vai se desenvolvendo ao longo dos primeiros meses de vida do pet.

Os Siameses contêm uma enzima chamada tirosinase que é sensível ao calor, e é ela que determina a quantidade de melanina dos pelos. Acontece que essa enzima só é ativada depois do nascimento, demorando cerca de duas semanas para se tornar mais visível e, aproximadamente dois meses para ter o padrão final definido.

3) O Siamês é um gato atlético de porte médio

Com um corpo atlético e esbelto, o gato Siamês é considerado um animal de porte médio. Ele pode medir de 20 a 30 centímetros de altura, e pode pesar, em média, de 4 a 6 kg. O comprimento, por outro lado, pode chegar a 60 centímetros — sim, os Siameses costumam ser bem compridinhos! Além desses detalhes, outra característica que chama a atenção é que esse é um gato de olho azul.

4) Personalidade do gato Siamês é comunicativa e apegada

Contrariando a fama de quietinhos dos gatos, o Siamês é super sociável e vocal. Por isso, é importante ter em mente que os miados de gato da raça são constantes na rotina! Até parece como se ele tivesse tentando ‘conversar’ com os humanos do seu próprio jeitinho.

Para completar, o Siamês é uma das raças de gato mais carinhosas, apegadas e ciumentas que existem. Eles sempre fazem questão de demonstrar todo o seu amor de gato, e não gostam muito de dividir a atenção dos donos com outras pessoas. Por isso, prepare-se para ter uma pequena ‘sombra’ do seu lado — mas fique tranquilo, pois eles também são bem independentes no dia a dia.

5) Inteligência do Siamês também chama a atenção

Você sabia que o gato Siamês é um dos mais inteligentes? Super ativos e brincalhões, esses felinos são bem espertinhos e podem até mesmo ser adestrados, desde que o tutor tenha um pouquinho de paciência no processo. Afinal, adestrar gatos não é igual a adestrar cães.

Os gatos perdem o foco com facilidade, e por isso os treinamentos sempre devem ser feitos em intervalos curtos de até 5 minutos por dia. Ter petiscos e outras recompensas à disposição pode ajudar bastante nisso.

gato siamês com a boca aberta miando gato siamês com a cabeça encostada no chão gato siamês filhote com pote de ração gato siamês andando ao ar livre gato siamês sentado em cima de notebook enquanto mulher trabalha gato siamês com a cabeça encostada na mão de uma pessoa gato siamês perto da janela com brinquedo gato siamês deitado

6) Siamês é uma das melhores raças para quem tem crianças

Gentil e com uma personalidade amável, o gato Siamês filhote ou adulto é uma das melhores raças para crianças. Eles têm um nível de energia similar ao dos pequenos, e vão adorar brincar bastante com esses mini-membros da família. Em pouco tempo tem altas chances de os dois serem melhores amigos!

7) Problemas renais são bem comuns no gato Siamês

Os gatos da raça Siamês são geneticamente mais predispostos a desenvolver doenças nos rins. Além da doença renal crônica, esses felinos podem sofrer com cálculos renais e amiloidose, doença que pode afetar tanto os rins quanto o fígado do animal.

Por esse motivo, incentivar o gato Siamês a beber água é muito importante — e uma ótima forma de fazer isso é apostando nos sachês para gato, que têm uma alta concentração de líquidos. Além disso, exames periódicos e acompanhamento veterinário são fundamentais.

8) A saúde geral do Siamês também precisa de atenção

Além de doenças renais, o gato Siamês é suscetível a problemas oculares — como estrabismo e atrofia progressiva da retina — e outras patologias, como hipertireoidismo, hiperestesia felina e cardiomiopatia dilatada. Portanto, nunca deixe de fazer check-ups anuais com um gatinho da raça.

9) Expectativa de vida do gato Siamês puro é de até 20 anos

Uma dúvida super comum entre os gateiros é saber quanto tempo um gato vive, especialmente quando falamos de animais de raça. Com os cuidados certos, os gatos Siameses podem ter uma alta expectativa de vida e alcançar de 15 a 20 anos. Por isso, prepare-se para ter um companheiro por perto por um longo tempo!

10) O preço do gato Siamês não é tão caro

Se você sempre sonhou em ter essa raça apaixonante, deve estar se perguntando quanto custa um gato Siamês, né?! A boa notícia é que os filhotes dessa raça não têm um custo tão alto: é possível encontrar gatinhos Siameses a partir de R$ 1.000. Já o valor máximo é de, aproximadamente, R$ 5.000.

Para adquirir um gato de raça com segurança, não deixe de visitar o gatil e verificar a reputação do espaço na internet. Também desconfie de preços que sejam muito abaixo do valor proposto, pois pode ser que seja um gatinho misturado com outras raças (vira-lata ou sialata).

Comportamento

Adaptação de gatos: 7 passos para fazer uma introdução estruturada e respeitosa entre os bichanos

A decisão de adotar mais um gato vem acompanhada de um grande desafio: saber como fazer a adaptação de gatos do jeito certo. A maior...

Cachorro

Preparando seu pet para o verão! Esses são os conselhos de um veterinário para cuidar de cães e gatos no calor

Com a chegada do verão e das temperaturas lá em cima, é natural se deparar com o gato e o cachorro com calor em casa. Gatos e cachor...

Adote um animal

100 nomes para gatos inspirados em desenhos do Cartoon Network

Escolher nomes para gatos que sejam criativos, divertidos e especiais não é uma tarefa tão simples quanto parece. É bem mais difícil...

Gato

As 7 raças de gato mais espertas e que podem ser adestradas

Todas as raças de gato apresentam um traço de personalidade que se destaca, mas existem algumas que, além de serem extremamente fofa...

Cachorro

Morre Ragnar, o Pitbull "tiktoker" que usava mochila de tubarão para passear: "Você fez história!"

O cachorro Ragnar, um Pitbull famoso nas redes sociais, faleceu na última quarta-feira, dia 27 de novembro, de um mau súbito. A notí...

Cachorro

6 segredos dos adestradores para lidar com um cachorro bravo

Ter um cachorro bravo em casa não é nada legal. É claro que, para quem procura um típico cão de guarda, a bravura do pet pode ser vi...

Comportamento

Adaptação de gatos: 7 passos para fazer uma introdução estruturada e respeitosa entre os bichanos

A decisão de adotar mais um gato vem acompanhada de um grande desafio: saber como fazer a adaptação de gatos do jeito certo. A maior...

Cachorro

Cachorros perdidos podem encontrar o caminho de volta para casa? A Ciência acredita que sim: "bússola interna"

Infelizmente, é muito mais comum do que imaginamos encontrar cachorros perdidos pelas ruas. Quando isso acontece, é inevitável que o...

Ver todas