Seu sonho sempre foi ter um cachorro, mas você anda sempre ocupado e não possui muito tempo na rotina para estar ao lado dele? Uma forma de resolver essa situação é buscar por raças de cachorro que sejam de ‘baixa manutenção’. Ou seja, cãezinhos que são fáceis de cuidar no dia a dia e não exigem tantas necessidades quanto outras raças.
Na lista a seguir, você vai conhecer raças que não precisam de tantos exercícios físicos, são mais fáceis de serem treinados e exigem pouca atenção na rotina. Eles podem ser tanto grandes quanto pequenos, então com certeza você vai encontrar um que combine com a sua personalidade e o estilo de vida corrido. Confira 12 raças de cachorro que são ideais para quem não tem muito tempo!
1) O Bulldog Inglês e Francês são mais preguiçosos
Tanto o Bulldog Inglês quanto o Bulldog Francês possuem uma característica em comum que é excelente para tutores que estão sempre ocupados: a preguiça. Eles são cãezinhos de aparência robusta e musculosa, principalmente o Buldogue Inglês, que é mais encorpado.
Quanto ao temperamento, ambos compartilham uma personalidade tranquila e preguiçosa. Se deixar, esses peludos passam o dia inteiro cochilando, levantando apenas para comer e fazer suas necessidades. É por isso que o Buldogue Francês e o Inglês são ótimas companhias para tutores ocupados.
2) O Shih Tzu é um cãozinho tranquilo
O Shih Tzu é uma das raças de cachorro mais populares no Brasil, e não é à toa, viu?! Eles possuem longos pelos sedosos e macios, e uma personalidade dócil, leal e brincalhona que encanta qualquer um. Eles são bem tranquilos e não exigem muitos cuidados em relação aos exercícios físicos. Ou seja, você não precisa investir muito tempo no dia durante os passeios. O Shih Tzu filhote tende a ser um pouco mais agitado, assim como a grande maioria dos filhotinhos, mas nada que um brinquedos para cachorro divertidos não resolvam.
3) O Basset Hound é ideal para famílias com crianças
O Basset Hound é conhecido pelo corpo alongado, as patinhas curtas e as orelhas gigantes caídas, como se fosse um cachorro salsicha. Eles são donos de uma personalidade bem tranquila, são pacientes, calmos e preguiçosos. Por isso, é uma das melhores raças de cachorro para crianças. Embora não precisem de muitos exercícios físicos na rotina, o Basset Hound adora caminhadas tranquilas.
4) O Chihuahua é um cãozinho com saúde de ferro
Se você está em busca de um cãozinho que não apresenta tanta predisposição a desenvolver doenças genéticas, o Chihuahua é uma excelente opção. Ele é uma das raças de cachorro que demanda menos gastos com o veterinário por ter uma ‘saúde de ferro’. Além disso, devido ao porte pequeno do cachorro Chihuahua, eles não necessitam de passeios muito longos. Porém, precisam de brinquedos e atividades que permitam o gasto de energia.
5) Apesar do tamanho gigante, o Mastiff Inglês é super tranquilo
O Mastiff Inglês, considerado um cachorro gigante, está entre as raças de cachorro que não dão muito trabalho. Eles são cães observadores, calmos, protetores e super preguiçosos. Por isso, amam passar o dia descansando em algum cantinho confortável da casa. No entanto, embora sejam preguiçosos, é importante não deixar os passeios de lado na rotina Mastiff, pois eles são fundamentais para evitar a obesidade canina.
6) O Poodle é uma raça inteligentíssima
O Poodle é um cãozinho de pelos encaracolados que é super querido entre os brasileiros. Eles possuem tamanhos diferentes: Toy, Mini Poodle, Médio e Standard. É um cachorro inteligente que consegue se adaptar facilmente a diversas situações, por isso não costuma dar muito trabalho para os tutores. Eles gostam de rotinas calmas, mas precisam de brinquedos e de passeios não muito longos para gastar a energia.
7) O Pug se dá bem com todo mundo e adora relaxar
O Pug é um cãozinho sociável, carismático, tranquilo e super companheiro. No dia a dia, não costuma dar muito trabalho para o tutor, pois gosta bastante de momentos de descanso e relaxamento. Como é um cachorro braquicefálico, ou seja, possui o focinho achatado e apresenta dificuldade respiratória, eles não podem fazer exercícios de muita intensidade. Então o tutor não precisa reservar muitas horas do seu dia para proporcionar os cuidados que o cachorro Pug precisa.
8) O Galgo Italiano é um excelente companheiro
O Galgo Italiano, conhecido carinhosamente como Galguinho Italiano, é um cão super elegante que não dá muito trabalho. Ele é um companheiro leal e afetuoso, que gosta de relaxar e ficar “de boa”. Como são curiosos, basta ter um brinquedo divertido que o Galguinho fica por horas entretido. Eles também valorizam os passeios e precisam de um tempinho no dia reservado para esse momento.
9) O Cão de Crista Chinês é inteligente e calmo
Com aparência exótica e diferenciada, é impossível não se surpreender com o Cão de Crista Chinês. Eles são pequenos e não possuem pelo em algumas partes do corpo, apenas no rabo, patas e cabeça. Quanto à personalidade, são cãezinhos inteligentes, amigáveis, leais ao tutor, e não dão muito trabalho para o tutor. Como não são tão agitados, não necessitam de uma rotina de exercícios muito intensa.
10) O Shiba Inu é um cão independente de baixa manutenção
O Shiba Inu, uma das raças de cachorro que parece raposa, é um um excelente companheiro para quem tem uma rotina muito corrida. Eles são cães inteligentes, tranquilos e bastante independentes. Por isso, conseguem ficar sozinhos por períodos de tempo maiores tranquilamente. Então se você quer um cãozinho independente, o Shiba Inu é ideal para você.
11) O Pequinês curte uma calmaria
O Pequinês está entre as melhores raças de cachorro para quem busca tranquilidade na rotina. Eles são pequenininhos, possuem um temperamento calmo e gostam de lugares tranquilos. Por isso, na maioria das vezes, não costumam dar muito trabalho no quesito bagunça. Além disso, o cachorro Pequinês é independente, então lida bem com a ausência do tutor.
12) O Maltês é excelente para quem busca um pequeno companheiro
Com pelos sedosos e branquinhos, o Maltês é uma verdadeira fofura. Ele é alegre, companheiro e é ideal para quem busca um pequeno amigo que não precisa de muitos exercícios e atividades físicas diárias. Isso porque eles possuem um nível de energia moderado, mas é claro que, como qualquer outro cãozinho, precisa de atividades para se entreter enquanto estiverem sozinhos. Por isso, invista nos brinquedos interativos para que o Maltês não fique entediado!