Se você ama plantinhas espalhadas por toda casa, mas também preza pela segurança dos animais de estimação, sabe que o cuidado com plantas tóxicas é indispensável. Elas são extremamente prejudiciais para a saúde dos pets, então a ingestão pode causar diarreia, vômitos, desconforto abdominal e, em casos mais graves, serem fatais. É o caso da Jiboia, da Azaleia e do Copo de Leite.
Mas calma que você não precisa abrir mão de uma casa cheia de plantinhas. Existem muitas plantas pet friendly que são seguras e que não fazem mal algum aos gatos e cachorros Confira 13 plantas pet friendly que podem ser cultivadas em casa sem problema.
1) Lavanda
A lavanda, conhecida também como alfazema, é uma plantinha famosa que todo mundo já ouviu falar alguma vez na vida. Ela é um subarbusto, de porte intermediário que alcança entre 20 a 60 cm de altura, e possui flores na coloração roxa. Conhecida pelo delicioso perfume, a lavanda é muito usada em perfumes, sabonetes e produtos de limpeza. As flores da lavanda também podem ser consumidas em forma de chá, e a boa notícia é que ela não faz parte da lista de plantas tóxicas para os pets.
2) Bromélia
A bromélia é uma plantinha que chama a atenção de qualquer um. Suas flores possuem um formato circular diferenciado e chamam atenção devido às cores vibrantes e marcantes. Apesar de não ser uma plantinha comestível, ela não é uma das plantas tóxicas para gatos e cachorros, então não oferece perigo aos animais de estimação. Além de tudo, elas são bem fáceis de cuidar, não precisam de muita luz e são ideais para ficar dentro de casa.
3) Orquídea
A orquídea é uma das plantas mais populares e conhecidas entre os brasileiros. A beleza da orquídea é única, apesar de possuírem variadas formas, cores e tamanhos. Quanto aos cuidados, as orquídeas gostam de ambientes iluminados, mas não suportam ficar expostas ao sol. Por isso, o mais indicado é colocá-la em um lugar que não tenha exposição solar, mas que seja bem iluminado, como próximo a uma janela. Além de ser uma plantinha que todo brasileiro ama, ela não faz parte das plantas tóxicas para pets, então seu cultivo é liberado em casas com cães e gatos.
4) Samambaia americana
A samambaia americana, também conhecida como samambaia-de-Boston, é uma plantinha que se destaca devido à folhagem exuberante. Elas não possuem flores, apenas folhas verdes e longas que podem chegar a 1 metro. Se adaptam a qualquer ambiente, são fáceis de cuidar, e de quebra, não fazem parte das plantas tóxicas para pet. Por isso, se você gosta de um ambiente com bastante verde de plantinhas, a samambaia é uma ótima opção.
5) Suculentas
As suculentas são muito fáceis de serem encontradas e são as preferidas de quem não sabe cuidar muito bem de plantinhas. Afinal, elas não precisam ser regadas diariamente, apenas uma vez na semana, e ainda se adaptam muito bem a diversos ambientes. Elas possuem uma variedade gigantesca de formatos e cores, então com certeza tem suculentas para todos os gostos. Além disso, elas não fazem parte das plantas tóxicas para gatos e cachorros, então podem ser cultivadas sem problema.
6) Bambu da sorte
Quando falam em bambu, é natural que pensem logo em um bambuzal, aqueles bem grandes que ocupam o quintal de casas. No entanto, o bambu da sorte não tem nada a ver com um bambuzal. Eles pertencem à família dos lírios, são cultivados em pequenos vasos e são bem fáceis de serem cuidados: basta manter o solo sempre úmido (nunca encharcado) e sob luz indireta. Em algumas culturas, acreditam que essa plantinha traz boa sorte, além de não serem consideradas tóxicas para os animais de estimação.
7) Flor amor perfeito
Se você gosta de plantas marcantes e chamativas, a flor amor perfeito é ideal para sua casa. Ela não faz parte das plantas tóxicas para pets e são conhecidas pela variedade de cores vibrantes. Quanto aos cuidados, a flor amor perfeito prefere sol direito ou sombra parcial e precisam de um solo úmido para se manterem. Além disso, ela é uma plantinha que se adapta muito bem e pode ser cultivada em jardins e vasos.
8) Violeta perfumada
A violeta perfumada é uma plantinha que também é bem conhecida no Brasil. Elas são pequenas, cheirosas e são muito usadas para ornamentar jardins. Apesar do nome, essa plantinha pode apresentar várias colorações, como roxo, azul, branco e amarelo. Não são plantas tóxicas para cães e gatos, então podem ser cultivadas por quem tem pets, seja em jardins ou em vasos. Mas atenção! A violeta perfumada é uma planta diferente da violeta, que é considerada tóxica para os animais. Elas são perfumadas e muito semelhantes a flor amor perfeitos: as folhas são ovais, lisas e apresentam uma haste longa, enquanto a violeta africana não tem perfume e as folhas são aveludadas.
9) Camomila
Quando falam em camomila, é inevitável não pensar no chá que muita gente toma para se acalmar devido ao efeito relaxante dessa plantinha. Mas você sabia que elas também podem ser cultivadas em casa sem oferecer nenhum perigo aos animais de estimação? Geralmente, a camomila é cultivada em canteiros, mas não há nenhum perigo nos cães ou gatos ingerirem a bela flor dessa plantinha. Na verdade, as flores de camomila possuem benefícios para os pets, já que proporcionam relaxamento, combatem a insônia, o estresse e a ansiedade.
10) Palmeira
Quando falam em palmeira, é natural pensar naquelas grandes árvores que são comuns em ambientes tropicais. No entanto, poucos sabem que ela também pode ser cultivada em vasos dentro de casa. Elas não precisam de muita luz, mas gostam de solo úmido. Se você gosta de plantas grandes, ela é uma excelente opção, porque elas podem chegar a ter 10 metros de altura. Além de tudo, as palmeiras não fazem parte das plantas tóxicas para gatos e cachorros.
11) Malva-branca
A malva-branca é uma ótima plantinha para compor jardins. Ela é um subarbusto que pode atingir 200 centímetros de altura e é caracterizada por conter pelinhos brancos e macios em toda a folhagem. Como é de se imaginar, as flores dessa plantinha são brancas e apresentam propriedades anti-inflamatórias, expectorantes e calmantes. Ela não é considerada uma planta tóxica para animais de estimação.
12) Capuchinha
Você já ouviu falar na capuchinha? Essa planta subtropical se adapta em ambientes com sombra e pode ser cultivada o ano todo. Ela é uma planta de pequeno porte, com ramos rasteiros e possui lindas flores de cores alaranjadas, vermelhas, brancas e amareladas. Mas essas flores são venenosas? Na verdade, essas flores apresentam caráter medicinal: é expectorante, antiescorbútica, diurética e previne infecções do sistema respiratório e urinário. Podem ser usadas para óleos essenciais e até em saladas, já que as flores são comestíveis. Por essa razão, elas não são consideradas plantas tóxicas.
13) Ervas e hortaliças
Apesar de não serem plantinhas de verdade, você também pode enfeitar sua casa com ervas e hortaliças. Além de trazer uma atmosfera mais verde para o ambiente, essas plantinhas podem ser usadas na cozinha e são cheias de benefícios para a saúde. Alguns exemplos de ervas e hortaliças que não são consideradas plantas tóxicas para pets são o hortelã, alecrim, manjericão e tomilho. Mas fique tranquilo, pois o cachorro e o gato pode comer hortelã e todas essas ervas citadas acima sem nenhum risco.
O que dar para cachorro que comeu planta tóxica?
Mesmo tomando todos os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar dos animais de estimação, sempre tem o risco deles acabarem ingerindo plantas tóxicas alguma vez na vida. Por essa razão, é super importante saber o que fazer quando isso acontece. Mas o que dar para cachorro que comeu planta tóxica ou um gato? Especialistas recomendam que seja oferecido carvão ativado para cachorro e gato em situações de emergência, pois esse produto absorve as toxinas do organismo animal. Confira alguns exemplos de plantas venenosas para gatos e cachorros:
- Espada de São Jorge
- Jibóia
- Violeta
- Lírio
- Tulipa
- Comigo-ninguém-pode
- Azaleia
Lembre-se que, mesmo após a administração deste produto, é importante levar o animal para o veterinário para ter certeza de que está tudo bem com ele.