Se você é um gateiro de verdade, sabe que a vida sempre fica melhor com um toque felino. Afinal, os gatinhos têm o poder de transformar qualquer momento em algo especial, inclusive no universo literário. Os livros com a temática de gatos têm conquistado cada vez mais espaço no mercado editorial, com narrativas cheias de emoção e lições valiosas para o leitor.
As histórias são as mais variadas possíveis, mas geralmente, fazem os leitores refletirem sobre assuntos sensíveis, sorrir e se apaixonarem ainda mais pelos gatos. Se você faz parte do grupo de apaixonados por gatos e também quer embarcar nessa aventura, confira a seguir 4 livros com a temática que vão aquecer o seu coração:
1) "Vou Te Receitar Um Gato", de Syou Ishida
Se você é apaixonado por gatos e está em busca de um livro que traga conforto e reflexão, 'Vou Te Receitar Um Gato', da escritora japonesa Syou Ishida, é a escolha perfeita para você. O livro, que combina a leveza de uma ficção de cura com a profundidade emocional das relações humanas, traz uma história diferente e comovente sobre como o amor de gato pode mudar a vida das pessoas.
A história se passa em uma clínica misteriosa, localizada em um beco escuro, onde só as pessoas que mais precisam de ajuda conseguem entrar. Nessa clínica, os médicos não receitam medicamentos tradicionais para curar os pacientes, mas sim gatos. É isso mesmo que você leu, os gatos são escolhidos para ajudar esses pacientes a enfrentar problemas como o estresse, solidão e frustrações da vida. É como se eles fossem como um gato de suporte emocional.
No início, os pacientes ficam intrigados com essa prescrição médica, mas ao final do tratamento, eles têm suas vidas transformadas pelo gatinho. Com uma linguagem simples, sensível e envolvente, o livro mostra que a felicidade está escondida nas pequenas coisas, como na companhia e no amor de um gatinho.
2) "Ela e o Seu Gato", de Makoto Shinkai
Se você é daqueles que adora história em quadrinhos, precisa conferir o mangá 'Ela e o Seu Gato'. Escrito por Makoto Shinkai, um escritor japonês, o mangá conta a história de Miyu, uma jovem solitária que vive em um pequeno apartamento. Sozinha, Miyu precisa enfrentar desafios da vida adulta, como o isolamento e as incertezas do futuro, o que acaba tendo um grande peso emocional na vida da jovem.
No entanto, tudo muda quando Miyu encontra um gato abandonado embaixo de uma ponte. Ela decide chamá-lo de Chibu e levá-lo para casa, sem saber que daí em diante sua vida mudaria completamente. A história é contada pela perspectiva do gatinho, o que torna esse livro ainda mais interessante.
Quando Chibu é acolhido por Miyu, ele percebe que a jovem lida com depressão e baixa autoestima. Ele acaba se preocupando com essa situação e sempre que vê a tutora triste, tem um jeitinho especial de alegrá-la. Eles acabam criando um forte vínculo, o que ajuda Miyu a superar os desafios da vida.
Apesar de ser uma história curtinha e simples, o livro mostra como um simples gesto de acolhimento pode transformar a vida de pessoas que lidam com a depressão, inclusive por animais de estimação. Estudos já revelaram que ter um gato ajuda a combater a tristeza, e o mangá provou de maneira sensível e leve como os gatinhos podem trazer alívio emocional para seus tutores.
3) "O Gato Que Amava Livros", de Sōsuke Natsukawa
Na mesma pegada de ficção de cura, 'O Gato Que Amava Livros', do escritor japonês Sōsuke Natsukawa, é um livro perfeito para quem é apaixonado por gatos. Com uma linguagem simples e até meio poética, ele faz os leitores refletirem sobre a importância dos livros e o valor das conexões criadas ao longo da vida.
O livro conta a história de Rintaro Natsuki, um jovem introspectivo que encontra conforto na livraria do seu falecido avô. Quando o avô morre, Rintaro se vê diante de desafios que indicam que ele talvez precise vender a livraria. No entanto, tudo muda quando o jovem encontra Tigre, um gato malhado falante que o convida a viver uma aventura perfeita para amantes de livros: resgatar exemplares que estejam maltratados ou esquecidos.
Ao lado do gatinho, Rintaro precisa encarar três aventuras mágicas que desafiam o garoto a enfrentar seus próprios medos - o que foi fundamental para seu crescimento pessoal. Cada uma dessas missões traz lições sobre a importância dos livros, da leitura e sobre o valor de uma boa história. O livro é perfeito para quem deseja se reconectar com a leitura ou para quem está em busca de uma história reconfortante.
4) "Se Os Gatos Desaparecessem Do Mundo", de Genki Kawamura
"Se Os Gatos Desaparecessem Do Mundo", escrito por Genki Kawamura, é um livro curtinho que surpreende os leitores pelas reflexões profundas que traz. Com uma narrativa simples que envolve desde o início, o livro explora temas como o amor, a perda, o luto e o propósito da existência humana.
O livro conta a história de um carteiro de 30 anos que se vê com um grande dilema existencial. Ele vive uma vida solitária com seu gato, até que um dia, recebe uma notícia nada fácil: o diagnóstico de uma doença em fase terminal. Ele é informado pelos médicos que possui apenas alguns meses de vida, e em meio ao choque da notícia, recebe uma visita inesperada.
O visitante então faz uma proposta ao carteiro: ele propõe que o homem escolha algo para desaparecer completamente do mundo, e para cada coisa escolhida, ele ganha um dia extra de vida. O carteiro aceita a proposta, e dentre as coisas que ele decide fazer desaparecer, escolhe os gatos.
O livro faz os leitores refletirem sobre o peso das suas escolhas e sobre o impacto que pessoas, objetos e animais têm em suas vidas. É uma leitura que surpreende o leitor ao fazê-lo refletir sobre as coisas que ele valoriza na vida e como seria viver em um mundo sem elas.