A tosse de cachorro é um problema que pode parecer inofensivo, mas às vezes representa algo mais grave do que se imagina. Ela pode acontecer por causa de um simples incômodo na garganta, como também pode estar associada a problemas de saúde mais delicados, como cardiopatias. Por esse motivo, é fundamental saber quando o cachorro tossindo precisa de atendimento veterinário. A seguir, veja 5 sinais de que a tosse canina é mais grave do que parece!
1) Cachorro tossindo como se estivesse engasgado
A tosse de cachorro que parece um engasgo é um grande perigo e deve logo ligar o alerta do tutor. Esse tipo de sintoma normalmente está associado com alguma obstrução no sistema respiratório do animal. Se o motivo do ‘engasgo’ não for expelido durante a tosse, o cão precisa ser socorrido o quanto antes.
Para isso, existe a manobra de Heimlich — e se ela não funcionar, é necessário levar o cachorro para uma emergência veterinária. Caso contrário, o cão pode sofrer dificuldade respiratória grave, podendo levar à asfixia. Outro possível motivo para a tosse de cachorro engasgado é algum problema cardíaco.
2) Tosse de cachorro com secreção branca
Se você encontrar seu cachorro tossindo e expelindo um líquido branco, redobre a atenção! Muitas vezes confundido com um tipo de vômito, esse líquido esbranquiçado que parece uma espuma é uma secreção comumente expelida por cães cardiopatas. Nesse caso, é fundamental observar se há a presença de outros sintomas, como cansaço excessivo, falta de apetite, dificuldade respiratória e intolerância a exercícios físicos.
3) Cachorro com "tosse de ganso"

A tosse de cachorro que lembra o som de um ganso — ou seja, que quase não apresenta som — geralmente acontece porque tem algo obstruindo a traqueia do pet. Esse tipo de tosse é mais comum em cachorros pequenos, e a obstrução costuma ser causada pela ingestão inadequada de alimentos ou até mesmo objetos, como brinquedos.
Também é possível que o animal sofra com um quadro chamado colapso da traqueia. Trata-se de uma doença evolutiva e irreversível que é caracterizada pela degeneração da cartilagem que forma os anéis traqueais. Esta é uma condição que requer o acompanhamento de perto por um veterinário, pois o tratamento vai depender da gravidade de cada caso.
4) Tosse de cachorro mais intensa em momentos específicos do dia
Se, independentemente do uso de um remédio para tosse de cachorro, o seu cãozinho costuma ter uma tosse mais intensa em certos momentos do dia — como durante exercícios, à noite e em dias mais frios —, é bom ficar atento. Essa intensificação do sintoma costuma estar associada com doenças cardíacas em cães, então vale a pena consultar um médico veterinário especializado para entender se essa é uma simples coincidência ou é um problema que exige mais atenção.
5) Cachorro com tosse seca
Quando a tosse de cachorro é seca — ou seja, não apresenta muco nem secreções —, a maioria dos tutores pensa que se trata de um resfriado ou gripe canina, e geralmente é. Mas ainda assim é importante ter cuidado, porque uma tosse persistente pode evoluir para um problema mais sério, como a pneumonia em cachorro. Por esse motivo, ao ver o cachorro com tosse seca, o melhor a se fazer é procurar um veterinário para tratar a causa logo, evitando que a situação piore.