Ver o seu cachorro engasgado pode ser desesperador. Essa é uma situação que acontece por diversos motivos, como uma rápida alimentação, ingestão de ossos ou de outros objetos que ficaram presos na traqueia do animal. Por ser uma emergência veterinária que requer atendimento imediato, é importante que o tutor saiba como agir nesses casos para socorrer o pet a tempo. Pensando nisso, o Patas da Casa fez um passo a passo de como desengasgar cachorro de forma fácil. Confira!
Aprenda como desengasgar cachorro de um jeito descomplicado
A manobra de Heimlich costuma ser a principal maneira de socorrer cães engasgados. Esse é um método que, inclusive, também é muito utilizado em humanos. Ele consiste em fazer uma pressão no abdômen, forçando a expulsão do que está obstruindo a passagem de ar. Veja abaixo como desengasgar um cachorro usando essa técnica de primeiros socorros:
- Segure o cachorro engasgado com as costas apoiadas no seu peito, como se você estivesse o abraçando por trás.
- Posicione suas mãos logo abaixo das costelas do animal.
- Pressione levemente o abdômen do cão, tentando empurrar para cima aquilo que deixou o cachorro engasgado.
- Realize o movimento algumas vezes, com muita cautela, até que o cãozinho cuspa o motivo do engasgo.
Vale dizer que, dependendo do tamanho do pet, é necessário ter um cuidado especial com a força exercida sobre o abdômen dele. “A manobra de Heimlich funciona muito bem. A gente só precisa tomar cuidado com a intensidade da pressão que vai ser feita no abdômen do animal porque, dependendo da raça, eles são menores do que a gente”, é o que diz a médica veterinária Renata Bloomfield.
Se a manobra de Heimlich não funcionar, como desengasgar cachorro?
Quando se trata de um cachorro engasgado, o que fazer se a manobra de Heimlich não der certo? Bom, aqui existem ainda duas alternativas possíveis. A primeira é levantar as patas traseiras do animal, deixando a gravidade agir sobre o pet. Isso pode ajudá-lo a expelir o objeto que causou o engasgo.
A segunda consiste na remoção manual do objeto. Porém, é uma técnica mais arriscada e que exige muito cuidado, principalmente para não piorar a situação. Nela, você deve abrir a boca do cachorro e, com o auxílio de uma lanterna, tentar detectar de onde vem a obstrução. Depois, com cautela, você deve pegar uma pinça esterilizada e tentar remover o objeto manualmente. Se não se sentir seguro, ou se o cachorro estiver muito agitado, é melhor não insistir.
Não existe remédio caseiro para desengasgar cachorro. A manobra de Heimlich sempre é a melhor opção em situações de emergência, então se ela não funcionar e você não souber como agir, corra para o veterinário. “Esse engasgo pode fechar a passagem de ar do cachorro, então você deve ir ao veterinário para que ele faça a desobstrução”, alerta Renata.
Como identificar um cachorro engasgado e quais os riscos dessa situação?
Nem sempre é exatamente fácil identificar os engasgos nos cães. A tosse, na verdade, costuma ser o primeiro sinal de que tem algo errado. Além do cachorro engasgado tossindo, outros sinais são: dificuldade de respirar, gengiva azulada ou esbranquiçada, salivação excessiva, choros, vômitos e levar a pata à boca frequentemente.
Se desconfiar que tem um cachorro engasgado, não hesite em ajudá-lo o quanto antes ou então procurar ajuda imediata. O bloqueio da passagem de ar que acontece durante os engasgos pode ter graves consequências, causando desmaios e até asfixia. Além disso, dependendo do tamanho do objeto que ficou preso na garganta do animal, pode ocorrer o corte do tecido e sangramentos recorrentes. Por isso desengasgar cachorro no tempo certo é fundamental para evitar maiores problemas.