O universo canino é cheio de particularidades, especialmente quando o assunto é o comportamento sexual dos cães. A monta, os cachorros grudados depois do acasalamento e até mesmo as lambidas nas partes íntimas são alguns desses comportamentos que geram muita curiosidade, e que têm relação direta com a anatomia e o funcionamento do pênis de cão.
Você sabia que conhecer mais sobre o pênis de cachorro pode ajudar a compreender melhor as atitudes do seu amigo de quatro patas? Confira abaixo 6 curiosidades surpreendentes sobre esse tema!
1) O pênis de cachorro não fica exposto o tempo todo
Ao contrário do que muita gente pensa, o pênis de cão não fica visível no dia a dia. Na verdade, aquela parte exposta e cheia de pelos que fica exposta na região genital que muita gente confunde com o pênis é o prepúcio, uma pele que envolve o órgão peniano. Já o pênis de cachorro mesmo fica “guardado” na parte interna - o cãozinho só o expõe durante a cópula e nos momentos em que vai fazer xixi.
2) A anatomia do pênis do cachorro é única
O pênis de cachorro é dividido em três partes: raiz, corpo e glande. Durante a ereção, o órgão enche de sangue e infla. Porém, o que poucas pessoas sabem é que o pênis de cão também tem uma estrutura única, que se chama bulbo peniano. Durante o cruzamento, o bulbo aumenta de tamanho e faz com que os cães “grudem”. Esse fenômeno acontece para garantir uma maior chance de fecundação.
3) O cachorro macho fica grudado na fêmea após o acasalamento
Você já deve ter visto que os cachorros ficam grudados depois de cruzarem. Isso é algo completamente natural, e que acontece graças ao inchaço do bulbo peniano, que fica preso dentro do anel fibromuscular da cadela. Geralmente, esse “grude” dura entre 15 minutos e uma hora, e é importante não separar os animais à força, pois isso pode causar a fratura do osso peniano e muita dor.
4) A cor rosada ou avermelhada do pênis de cão tem explicação
Uma das principais características do pênis de cão é a típica coloração rosa ou avermelhada. Isso acontece por causa da membrana que reveste o órgão. Essa membrana também é a grande responsável pelo aspecto úmido do pênis de cão, que normalmente vem acompanhado de um corrimento de cor branca ou levemente amarelada/esverdeada, mas sempre sem cheiro.
5) O pênis de cão exposto nem sempre tem relação com comportamento sexual
Como já foi dito, normalmente o pênis de cachorro não fica para fora. Porém, embora seja mais comum que o cãozinho exponha o órgão na hora de cruzar ou urinar, também existem outras situações em que o animal pode acabar deixando o pênis para fora. É o que acontece, por exemplo, quando o cachorro fica muito animado durante uma brincadeira ou feliz por te ver.
6) Cheirar as partes íntimas e o pênis de um outro cão é uma forma de comunicação da espécie
É muito comum ver cachorros cheirando o rabo uns dos outros, mas você sabia que eles também podem cheirar o pênis de outro cão? Isso acontece porque as genitálias dos cães liberam diferentes feromônios relacionados ao medo, felicidade, ansiedade ou estresse. Então, de uma maneira geral, um cachorro cheira essa parte do corpo de outro doguinho para colher informações sobre ele.
7) Lamber o próprio pênis em excesso é um sinal de alerta
O animal que lambe o pênis de cão pode não significar nada demais. Porém, lambidas excessivas devem chamar a atenção do tutor. “É natural que o cachorro lamba o próprio pênis, mas quando ele faz excessivamente é preocupante, porque significa que pode ter alguma inflamação ou infecção. É o caso de procurar um veterinário para tratar e não deixar que aconteça algo pior”, é o que explica a médica veterinária Renata Bloomfield.