Quando falamos de algumas raças específicas, certas pessoas já assumem que são cachorros bravos. Tem gente que, se encontrar um desses na rua, fica alerta e até muda de calçada durante o trajeto. Há ainda quem ache que o troféu de cachorro mais bravo do mundo pertence a cães como o Pinscher, que leva a fama de “pequeno raivoso”. Mas será que tudo isso é verdade ou é apenas senso comum? Veja abaixo as 6 raças que parecem cachorro bravo mas que, na verdade, são muito dóceis com os donos.
1) O Husky Siberiano tem uma aparência intimidadora, mas é uma raça dócil e carinhosa
O tamanho do Husky Siberiano pode ser o suficiente para “assustar” algumas pessoas de primeira. A aparência e semelhança com os lobos também pode ser bem intimidadora. Entretanto, mesmo com essas características físicas, o Husky Siberiano não é um cachorro bravo. Essa raça é considerada dócil e amorosa, o que gera uma convivência leve, tranquila e fácil entre o cão e seu tutor.
Ainda assim, o adestramento é recomendado para essa raça, principalmente por conta da teimosia, já que é comum ver o Husky Siberiano de mau humor caso algo o incomode. Contudo, na maior parte do tempo, é um cachorro muito carinhoso e amável.
2) O Pequinês é super protetor e brincalhão com os seus tutores
Muita gente acha que o Pequinês está na lista de cachorros bravos por conta do seu instinto dominante e super protetor. É até fácil ver essa raça de mau humor pois, apesar de seu tamanho, é um pequeno cheio de coragem que não mede esforços para deixar claro quando não gosta ou não está satisfeito com alguma coisa. Porém, a verdade é que o Pequinês é muito brincalhão e amoroso com a sua família. Mesmo que tenha seus momentos de bravura, no fundo é super dócil e se importa muito com quem ama.
3) Mesmo com fama de cachorro bravo, o Chow Chow conquista o coração de muitos
Quem nunca ouviu histórias de que o Chow Chow é uma raça temperamental, mal humorada e brava? E que, caso encontre um cachorro desses na rua, é preciso ficar atento e não fazer carinho? Realmente, é importante ter uma atenção com cães dessa raça que você não tem intimidade. Porém, o que poucos sabem é que o Chow Chow também tem um lado bastante tranquilo, amoroso e dócil com o dono.
Trata-se de uma raça super leal com os tutores, além de ser um cachorro super peludinho e fofo, o que conquista o coração de muitas pessoas. Por isso, mesmo que tenha fama de bravo, é possível encontrar seu lado dócil com muito amor.
4) O Pinscher é um pequeno de personalidade forte muito amável e carinhoso
Eleito o cachorro mais bravo do mundo por algumas pessoas, o Pinscher é o exemplo perfeito de que as aparências enganam. É inegável que essa raça possui uma personalidade forte, sem medo de se impor e latir para quem o incomoda. Porém, a verdade é que o Pinscher só se defende quando acredita que precisa ou quando se sente ameaçado. Ele não é um cachorro bravo com o hábito de criar problemas à toa e do nada. E, apesar da reputação, essa raça é bastante amável e dócil com os seus donos, sempre com muitos ‘lambeijos’ para dar em seus tutores!
5) O Bulldog Inglês é o companheiro perfeito para crianças e idosos
O Bulldog Inglês tem naturalmente a aparência de cachorro bravo, rabugento e ranzinza. Mas nem tudo é o que parece ser! O cão dessa raça tem a personalidade completamente dócil, além de ser muito gentil e calmo. Mesmo que seja um cachorro ciumento, é difícil ver um Bulldog Inglês se estressar por alguma coisa. É um cãozinho excelente para se ter com crianças ou idosos na família, pois é muito tranquilo o tempo inteiro e costuma se dar bem com qualquer pessoa.
6) Apegado aos donos, o Chihuahua é uma raça muito amorosa e leal
É comum ouvir falar que o Chihuahua é um cachorro bravo. Mas essa afirmação é um estereótipo um tanto exagerado. Esse cãozinho não tem medo de se defender quando sente que é necessário, mas o pequeno não é de arrumar brigas gratuitamente. O Chihuahua tem, sim, uma personalidade forte, mas também possui um lado bastante amoroso, dócil, leal, companheiro e super apegado com a família. Mesmo que pareça um cachorro bravo às vezes, ele adora oferecer seu lado mais gentil para quem ama.