Embora o comportamento de um cachorro ciumento possa parecer fofo, é preciso ter muito cuidado com esse sentimento. Muitas pessoas acreditam que o ciúme é algo positivo, indicando que o outro se importa e ama você, porém, no universo canino não é exatamente assim que funciona. Se o ciúmes canino não for trabalhado pelo tutor e comportamentalistas, esse sentimento pode deixar o cachorro estressado, agressivo e infeliz. Para evitar que isso aconteça, é preciso iniciar a socialização desde cedo na vida do animal, especialmente nas raças que carregam uma personalidade mais ciumenta.
Isso mesmo! Assim como alguns humanos tendem a ser mais ciumentos que outros, é natural que algumas raças de cachorro sejam mais ciumentas, e isso pode ser percebido pela maneira como o peludo trata o tutor. Mas que raças são essas? O Patas da Casa vai te mostrar quais são as 10 raças de cachorro ciumento, como identificar esse sentimento e o que fazer para amenizá-lo.
Principais sintomas de cachorro com ciúmes
Se você pensava que o ciúmes era um sentimento único e exclusivo dos humanos, vai se surpreender com o estudo “Ciumes em cães”, realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Em 2004, pesquisadores da universidade decidiram fazer um experimento com 36 cães para ver se o ciúmes fazia parte das emoções caninas.
Para isso, eles colocaram os tutores para interagir com uma pelúcia para cachorro, que se movia como se fosse de verdade, e o resultado demonstrou que os os cães se sentiram enciumados com a interação entre os dois. Para identificar um cachorro ciumento, os sintomas ficam bem claros e podem ser reconhecidos pelo comportamento canino. Confira os principais sinais que podem indicar que o pet está com ciúmes:
- Comportamento de posse
- Latido de cachorro excessivo
- Agressividade
- Rosnados
- Xixi de cachorro no lugar errado
1) O Chihuahua é um cachorro ciumento
Se existe um prêmio para o cachorro mais ciumento do mundo, com certeza o Chihuahua ganharia o primeiro lugar. Pesando no máximo 3 quilos, esses peludos não se sentem intimidados por ninguém que se aproxime ou seja uma ameaça para o tutor. Por trás desse tamanho todo, o Chihuahua é uma raça extremamente apegada ao dono, o que pode resultar em bastante ciúmes. E não é só dos humanos que eles sentem ciúmes não, viu?! Esses pequenos não gostam de dividir seus brinquedos para cachorro e podem demonstrar comportamentos mais agressivos quando alguém tenta tomar deles. Geralmente, eles demonstram esse descontentamento latindo bastante para a pessoa que o incomoda, podem rosnar e até mostrar os pequenos dentinhos.
2) O Dachshund é conhecido por ser temperamental
Por trás de toda fofura do corpo de cachorro comprido e rebaixado do Dachshund, existe uma valentia sem igual. Eles são donos de um temperamento um pouco difícil, o que não significa que são agressivos, mas com certeza bastante teimosos. Apesar do cachorro salsicha ser simpático com as pessoas, ele demonstra um apego especial pelo tutor, o que pode resultar em comportamentos ciumentos ao lado de outros animais e até humanos. Quando se sentem incomodados com a proximidade de outros, eles vão demonstrar isso por meio dos latidos excessivos, a marca registrada desses peludos temperamentais. Para evitar esse comportamento na raça, é fundamental que eles sejam socializados desde cedo.
3) Pug é um cãozinho apegado ao tutor
O Pug é um dos cães mais populares e queridinhos no Brasil e no mundo todo. Talvez devido à personalidade tranquila, amável e companheira da raça que deixa qualquer um apaixonado. Contudo, uma característica do cachorro Pug é que eles são bem apegados aos tutores. Por essa razão, quando se sentem excluídos e sem receber a atenção que desejam, podem ser bem ciumentos. Para demonstrarem que estão insatisfeitos, esses peludos podem choramingar e fazer xixi de cachorro por toda parte só para chamar atenção.
4) O Chow Chow é leal ao dono
A personalidade do Chow Chow, peludos que parecem até um leão da selva, é marcada pela independência e lealdade. Na antiguidade, esses cães de origem chinesa eram muito usados como cão de guarda, o que explica o forte instinto protetor da raça. É justamente devido a esse instinto aliado à lealdade que esses peludos podem sentir ciúmes dos tutores. Como foram criados para vigiar e proteger, eles podem se tornar agressivos quando se sentem ameaçados ou percebem algum tipo de risco aos donos. Mas é importante lembrar que o Chow Chow não é um cachorro agressivo, apenas dominante. Então para evitar que ele assuma uma postura agressiva, é fundamental que ele seja adestrado e receba a socialização correta com crianças e outros animais.
5) O Lulu da Pomerânia é um pequeno de personalidade forte
O Lulu da Pomerânia é uma raça de cachorro pequena que mede no máximo 22 cm. Esse tamanico, porém, não é documento para o cão. Eles são dóceis, carinhosos e extremamente leais ao dono, mas quando o assunto são estranhos, a menor versão do Spitz Alemão tende a ser desconfiado devido ao forte instinto protetor. Então quando pessoas desconhecidas se aproximam do dono, eles podem estranhar e latir bastante para indicarem que não estão confiantes com a situação.
6) O Poodle tende a ser um peludo possesivo
Com rostinho angelical e pelos fofinhos que lembram até algodão, o Poodle pode até parecer ser um cãozinho de boa, que não tem nenhum problema em dividir a atenção do tutor. Mas essa aparência engana! O temperamento do Poodle, na verdade, é um pouco possessivo e ciumento. Eles são cães extremamente sensíveis e companheiros dos tutores, e por essa razão podem sentir ciúmes quando outros animais recebem a atenção que eles desejam. Mas esse traço de personalidade pode ser resolvido facilmente: basta socializar o Poodle enquanto ele ainda for um filhote de cachorro.
7) O Beagle é um cão territorialista
Conhecido por ser cheio de energia e disposição para aprontar, o Beagle é um pet simpático, dócil e carinhoso. Geralmente, se dão super bem com crianças e outros animais na rua, mas podem ser bem territorialistas em casa. Devido ao poderoso faro do cachorro Beagle, eles são excelentes caçadores e eram usados para caçar coelhos e lebres desde a antiguidade. Esse instinto, porém, ainda permanece presente na raça, e é por essa razão que eles podem se tornar um cachorro ciumento quando alguém ou algum animal está invadindo o seu espaço.
8) Pastor Alemão é dotado de um forte instinto protetor
Por trás de toda imponência do Pastor Alemão, existe um cachorro carismático, inteligentíssimo, amoroso e bem divertido. Mas o que mais chama a atenção mesmo na raça é o forte instinto protetor do animal em relação ao tutor. Eles são extremamente leais e fiéis, e criam uma relação de muito apego ao dono. É por essa razão que ele tende a ser bem territorialista e um cachorro ciumento, e pode demonstrar um comportamento agressivo quando sentem que precisam proteger o tutor. Não é atoa que essa raça é a preferida para um cachorro policial, né?!
9) O Labrador é fiel ao tutor e pode sentir ciúmes
Dóceis, amigáveis, inteligentes e bem divertidos, o Labrador é uma das raças de cachorro mais queridas para quem busca um companheiro fiel e extrovertido. Porém, justamente devido a esse forte vínculo que criam com os tutores, cães dessa raça podem desenvolver o ciúmes. A boa notícia é que esse cachorro ciumento não tende a ser agressivo, mas pode latir ou destruir brinquedos para chamar a atenção do tutor. Para que isso não aconteça, eles precisam ser treinados quando filhotes, mas o processo de adestramento de cães dessa raça é extremamente tranquilo.
10) Shih Tzu é um cachorro ciumento e pode se sentir ameaçado por novas pessoas e animais
O Shih Tzu é uma das melhores raças para quem tem criança em casa, além de ser super indicada para quem mora em apartamento. Mas será que o Shih Tzu é um cachorro ciumento? Por serem bastante amorosos e apegados aos donos, cães da raça Shih Tzu podem desenvolver ciúmes por novos animais e até pessoas no ambiente, como se eles considerassem essa “invasão” uma ameaça à relação que possuem com o tutor. Contudo, esse comportamento pode ser facilmente evitado se o cão for socializado desde filhote com outros animais e pessoas.
Cachorro com ciúmes do outro, o que fazer?
Agora que você já viu quais são as raças mais ciumentas, é hora de descobrir como agir em caso de cachorro com ciúmes do outro. O que fazer para evitar uma possível briga de cachorro ou estranhamento? Veja algumas dicas para acostumar o cão com a presença do outro:
- Deixe os cachorros juntos: se os cães não forem agressivos, deixe eles ficarem próximos um do outro sem a presença do tutor. Para maior segurança, você pode manter cada animal dentro da caixa de transporte para cachorro, e deixá-las bem pertinho uma da outra.
- Contrate um adestrador: o adestrador é o profissional mais adequado para lidar com um cachorro ciumento. É ele que vai definir a origem do ciúmes, conhecer a personalidade de cada animal e definir qual é a melhor forma de agir.