Cachorro

6 raças de cachorro que são proibidas em alguns países: entenda os motivos que levaram à decisão das autoridades

Publicado - 20 Setembro 2024 - 10h30

Atualizado - 20 Setembro 2024 - 12h23

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Os animais de estimação são muito queridos no mundo todo, e por isso existem várias raças de cachorro espalhadas por aí. No entanto, em certos países, algumas raças enfrentam proibições ou restrições por serem considerados um perigo potencial para a sociedade. Essas medidas foram tomadas após uma série de incidentes envolvendo ataques ou comportamentos agressivos, o que fez com que as autoridades classificassem essas raças como sendo ‘perigosas’.

No entanto, é importante desmistificar essa ideia. Não são as raças de cachorro que são perigosas, e sim a maneira como esses animais são criados que podem fazer com que um pet adote uma postura agressiva e reativa. Todos os cachorros são capazes de conviver bem em sociedade, desde que sejam socializados e treinados adequadamente.

Além da questão da periculosidade,  também existem raças de cachorro que foram proibidas por questões relacionadas ao bem-estar do animal. Características físicas de certas raças, como o focinho achatado, são vistas como um problema, o que motivou a proibição. A seguir, confira quais são as 6 raças de cachorro que foram proibidas em alguns países:

Imagem Quiz:Seu cachorro precisa de um adestrador? Faça o teste!

Seu cachorro precisa de um adestrador? Faça o teste!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

1)  O Pitbull é uma das raças de cachorro que foi proibida em 24 países

Pitbull sentado em sofá
Apesar da fama de bravo, o Pitbull é uma das raças de cachorro mais dóceis

O Pitbull é definitivamente uma das raças de cachorro mais polêmicas que existem. Ele carrega a injusta fama de ser o cachorro mais bravo do mundo, e é justamente por isso que ele enfrenta restrições em vários países. Ao todo, 24 países proíbem ou impõem um certo tipo de restrição a essa raça. 

Na Polônia, por exemplo, o Pitbull é proibido desde 1997, e na Alemanha, desde 2001. No Brasil, existem projetos de lei em vários estados que estipulam regras, como passear com o Pitbull utilizando uma focinheira e guia.

No entanto, é importante dizer que os ataques de cachorro não são culpa do Pitbull. Esses cães são dóceis, amorosos e amigáveis. Os culpados desses acidentes são os tutores, que não treinaram adequadamente o animal. 

Vale lembrar que o Pitbull foi originalmente criado para brigar e caçar outros animais, então faz parte do instinto dele usar a força para proteger o território e as pessoas que ama. É por isso que o adestramento de raças de cachorro como essa é tão importante, especialmente quando filhotes.

2)  O Dogo Argentino é proibido em 19 países por causa da sua força

Dogo Argentino em pé ao ar livre
O Dogo Argentino é um cachorro forte, calmo e tranquilo 

O Dogo Argentino faz parte das raças de cachorro que foram criadas para caçar presas grandes, como pumas e javalis. Ele é um cachorro grande, robusto, extremamente forte e com um forte instinto de proteção, características que fizeram ele ser visto como um cão perigoso para a sociedade. 

Por essa razão, o Dogo Argentino chegou a ser banido em 19 países, como a Dinamarca e a Austrália, entre os anos 1990 e 2000.  Isso aconteceu devido ao aumento do número de ataques de cachorro envolvendo o Dogo Argentino, que fizeram com que colocassem essa raça como sendo perigosa para o convívio em sociedade. 

No entanto, é importante ter em mente que o Dogo Argentino tem uma personalidade calma, sensível e amorosa. Assim como qualquer outra raça de cachorro, ele precisa de adestramento e isso deve ser feito com reforços positivos.

3)  O Fila Brasileiro é uma das raças de cachorro proibidas em 14 países

Fila Brasileiro deitado na grama
O Fila Brasileiro é protetor com a família

O Fila Brasileiro é uma raça de cachorro brasileira que se popularizou em outros países. Ele é um cãozinho conhecido pela coragem, lealdade e forte instinto de proteção. O Fila faz de tudo para proteger aqueles que ama, e por isso eles são vistos como um excelente cão de guarda. Porém, devido a força e a esse forte instinto de proteção, cerca de 14 países, como a Espanha e a Itália, decidiram proibir e restringir a raça em seu território.

4) O Rottweiler é proibido em 10 países por ser bastante protetor

Rottweiler sentado na grama
O instinto de proteção do Rottweiler é super desenvolvido

O Rottweiler é uma das raças de cachorro mais queridas no mundo todo. São cães brincalhões, amorosos e extremamente leais à família. Contudo, também são uma das raças de cachorro mais protetoras que existem.  Então quando sentem que alguém está sendo ameaçado, podem partir para o ataque para protegê-lo. 

Esse tipo de atitude é super normal em cães que foram criados para guardar e proteger, mas o adestramento é eficiente no controle do comportamento dessa raça, especialmente porque o Rottweiller é uma das raças de cachorro mais inteligentes. Ainda assim, esses cães são proibidos em 10 países, como a França e Portugal.

5) O Bulldog Inglês é proibido na Noruega por ter um focinho achatado

Bulldog Inglês deitado na grama
O focinho achatado do Bulldog Inglês atrapalha a respiração do animal

O Bulldog Inglês é uma das raças de cachorro mais populares. Eles são cães bem humorados, sociáveis e mega carinhosos. Mas por que será que foram proibidos na Noruega? Essa proibição, na verdade, aconteceu por uma questão de bem-estar animal, que está diretamente relacionado ao fato dele ser um cachorro braquicefálico

Acontece que, por ter o focinho achatado, o Bulldog Inglês apresenta uma certa dificuldade respiratória. Essa é uma decisão recente, foi instaurada em 2022, e tem por objetivo desencorajar a criação e venda dessa raça de cachorro que sofre com problemas respiratórios, mas também problemas de pele, articulações e no coração.

6) O Cavalier King Charles Spaniel também foi proibido na Noruega pelo formato do crânio

Cavalier King Charles Spaniel sentado na grama
O crânio reduzido do Cavalier King Charles Spaniel provoca dores no animal

Outra raça de cachorro que também foi banida da Noruega é o Cavalier King Charles Spaniel. Esse cãozinho de porte pequeno e personalidade encantadora foi proibido no país pela mesma questão do Bulldog Inglês: o bem-estar animal. Acontece que o  Cavalier King Charles Spaniel possui tendência a desenvolver uma série de doenças genéticas que são super sérias.

A mais grave delas é a siringomielia, uma doença hereditária que faz com que o crânio do animal seja muito pequeno, o que acaba pressionando o cérebro e a medula espinhal. Eles também podem sofrer com problemas cardíacos sérios e até morrer precocemente por causa disso. Foi por esse motivo que a Noruega decidiu proibir a raça em seu país em 2022,  uma vez que a sociedade de proteção de animais do país enxergou que essa característica viola os direitos dos pets.
 

Cachorro

Morre Ragnar, o Pitbull "tiktoker" que usava mochila de tubarão para passear: "Você fez história!"

O cachorro Ragnar, um Pitbull famoso nas redes sociais, faleceu na última quarta-feira, dia 27 de novembro, de um mau súbito. A notí...

Cachorro

6 segredos dos adestradores para lidar com um cachorro bravo

Ter um cachorro bravo em casa não é nada legal. É claro que, para quem procura um típico cão de guarda, a bravura do pet pode ser vi...

Comportamento

Adaptação de gatos: 7 passos para fazer uma introdução estruturada e respeitosa entre os bichanos

A decisão de adotar mais um gato vem acompanhada de um grande desafio: saber como fazer a adaptação de gatos do jeito certo. A maior...

Cachorro

Cachorros perdidos podem encontrar o caminho de volta para casa? A Ciência acredita que sim: "bússola interna"

Infelizmente, é muito mais comum do que imaginamos encontrar cachorros perdidos pelas ruas. Quando isso acontece, é inevitável que o...

Cachorro

Morre Ragnar, o Pitbull "tiktoker" que usava mochila de tubarão para passear: "Você fez história!"

O cachorro Ragnar, um Pitbull famoso nas redes sociais, faleceu na última quarta-feira, dia 27 de novembro, de um mau súbito. A notí...

Cachorro

6 segredos dos adestradores para lidar com um cachorro bravo

Ter um cachorro bravo em casa não é nada legal. É claro que, para quem procura um típico cão de guarda, a bravura do pet pode ser vi...

Comportamento

Adaptação de gatos: 7 passos para fazer uma introdução estruturada e respeitosa entre os bichanos

A decisão de adotar mais um gato vem acompanhada de um grande desafio: saber como fazer a adaptação de gatos do jeito certo. A maior...

Cachorro

Cachorros perdidos podem encontrar o caminho de volta para casa? A Ciência acredita que sim: "bússola interna"

Infelizmente, é muito mais comum do que imaginamos encontrar cachorros perdidos pelas ruas. Quando isso acontece, é inevitável que o...

Ver todas