Se você não está muito por dentro do universo felino, provavelmente deve estar se perguntando o que é um gato híbrido. A explicação para o termo é simples: gatos híbridos são aqueles felinos que nasceram do cruzamento entre um gato doméstico e um gato selvagem. Como consequência dessa mistura genética, esses gatos podem apresentar características físicas e comportamentais bem exóticas. Confira a seguir 7 curiosidade sobre o gato híbrido!
1) O temperamento de um gato híbrido nem sempre é fácil
Os gatos híbridos são lindos, donos de uma aparência exótica e totalmente diferente. Mas, quanto a personalidade, um gato híbrido pode ser bastante temperamental. Devido aos traços selvagens, esses gatos tendem a ser mais independentes, ariscos e difíceis de lidar, especialmente aqueles da geração mais próxima aos seus ancestrais selvagens.
É o caso do gato híbrido Savannah F1, que surgiu do cruzamento direto entre um serval e um gato doméstico, e do Bengal F1, que é uma mistura de gato com leopardo. Os gatinhos dessas geração podem apresentar um comportamento mais selvagem e não gostam muito de ficar no colo e serem paparicados. Isso acontece por conta da proximidade genética desses bichanos com o serval e o leopardo.
2) O gato híbrido precisa de dietas especiais
Outra curiosidade do gato híbrido é que eles podem ter problemas digestivos, de forma que muitos animais apresentam dificuldade para digerir certos tipos de alimentos e são suscetíveis a desenvolver doenças inflamatórias intestinais. Por serem carnívoros, os gatos híbridos precisam de uma dieta mais específica.
É por isso que a alimentação de um gato híbrido deve ser feita com a orientação de um médico veterinário nutrólogo, para ter certeza de que o pet está se alimentando adequadamente e recebendo todos os nutrientes que precisa.
3) A gatificação da casa de um gato híbrido é fundamental
De maneira geral, o gato híbrido tende a apresentar um comportamento mais ativo do que gatos domésticos. Eles são mais observadores, gostam de explorar o ambiente, correr pelo quintal e caçar pequenos animais. Não é à toa que os especialistas recomendam criar um gato híbrido em uma casa ao invés de apartamentos.
Esses gatinhos precisam de espaço para correr e de estímulos para satisfazer seus instintos. A melhor forma de fazer isso é por meio da gatificação da casa, um processo de enriquecimento ambiental com o objetivo de fornecer bem-estar e qualidade de vida ao animal. Nichos, prateleiras, arranhadores, redes e brinquedos interativos são alguns dos exemplos de como enriquecer o ambiente de um gato híbrido.
4) O gato híbrido morde mais, mesmo que por carinho
Como dito anteriormente, os gatos híbridos tendem a ser um pouco mais ariscos e mais independentes que os domésticos. Não é que eles não sejam carinhosos, mas dependendo da proximidade com o ancestral selvagem, eles podem ser mais agressivos e menos pacientes.
Quando são incomodados ou se estressam por algum motivo, é bem provável que quem o estressar tome uma mordida de gato. Afinal, eles apresentam uma maior tendência a morder - mas isso não significa dizer que eles são agressivos. Eles só prezam pelo próprio espaço, então é importante saber respeitar isso.
5) O gato híbrido tem um instinto territorial muito forte
Naturalmente, um gato híbrido apresenta um forte instinto territorial herdado dos seus ancestrais. Por essa razão, eles sentem uma maior necessidade de marcar o território com o xixi de gato, hábito que pode ser um desafio na vida dos tutores. Como se não bastasse o gatinho fazendo xixi fora do lugar, a urina de um gato híbrido tem um odor muito forte e ácido.
6) O valor de gatos híbridos é mais elevado
Por serem gatos exóticos e raros, o valor de um gato híbrido costuma ser mais elevado que o de um doméstico. Isso acontece porque a linhagem desses gatinhos é diferenciada, e o processo de criação deles envolve custos altos. Quando o cruzamento entre o gato doméstico e o gato selvagem é mais difícil, como é o caso do Savannah e Serval, esse valor é ainda maior. Para se ter uma ideia, no Brasil, um gato Savannah da geração F1 pode chegar a custar R$100 mil reais. Impressionante, né?!
7) Gatos híbridos apresentam um instinto de caça aguçado
Um dos traços mais marcantes dos gatos híbridos é que, assim como os ascendentes selvagens, eles apresentam um instinto de caça muito mais desenvolvido do que os gatinhos domésticos. Ou seja, eles são verdadeiros gatos caçadores, mas expressam esse comportamento na segurança de casa.
Os gatos híbridos são ágeis, espertos, observadores e tentam capturar pássaros e outros pequenos animais em uma frequência maior que os domésticos. Por essa razão, esses gatinhos precisam ser estimulados com atividades que simulem a caça, como as brincadeiras utilizando a varinha para gatos.